summary_large_image
CHAVE(S) PARA A ÉPOCA
Talvez Amorim, treinador jovem e pouco “batido”, se tenha consciencializado que o protagonismo comunicacional que lhe foi confiado era afinal um “presente” envenenado
Imagem de destaque23 Ago 2022, 17:07

À terceira jornada, o Sporting encontra-se no 12º lugar, com apenas quatro pontos (1). Não obstante já ter “despachado” as visitas a Braga e ao Dragão, encontra-se a cinco pontos da liderança. Mais do que o handicap factual de pontos, uma vez que os clubes que disputam o título também terão de jogar entre si, é a “onda” negativa que se gerou e que pode afetar o moral das hostes leoninas. Recordo que no meu artigo anterior, intitulado “Veremos o que acontece” (2), referia, antes do campeonato começar, que “Olhando para os rivais, dir-se-á que este ano se perspetiva uma “corrida a três”, em que o nosso plantel parece ser o menos apetrechado”. Infelizmente, tal tem se vindo a confirmar ao que se acresce as indisponibilidades (temporárias) de Paulinho e Daniel Bragança bem como das vendas de Matheus Nunes e Tabata, somadas às saídas anteriores de Palhinha e Sarabia. Estamos com um plantel factualmente mais pobre e mais expectantes ficaremos quando, esta quinta-feira, pelas 17h, forem conhecidos os adversários na Champions League (3).

Se, como anteriormente expus, o tempo urge para a aquisição de reforços, deve também ser feita uma reflexão. Toda a gestão da comunicação em torno da questão de Matheus Nunes foi inexistente, tendo Rúben Amorim ficado fragilizado para dentro e para fora quando, após expressamente ter dito que Tabata foi vendido para manter Matheus Nunes e Pedro Gonçalves (4) e, dias depois, o internacional português estava de malas aviadas para o Wolves, deixando a equipa com menos uma opção, a poucos dias de visitar o rival azul e branco, no seu reduto. Mas Amorim também não devia ter exposto essa fragilidade, quando se “desmarcou” da venda, apontando claramente responsabilidades à Direção. Ao treinador compete treinar, potenciar os jogadores disponíveis e ganhar jogos. Talvez Amorim, treinador jovem e pouco “batido”, se tenha consciencializado que o protagonismo comunicacional que lhe foi confiado, era afinal um “presente” envenenado. Isso talvez explique a sua frase, quando referiu na conferencia de imprensa, antes do jogo com o Porto, “eu só sou um empregado do clube” (5) …

Varandas tem, no entanto, a “chave” para esta época. Recordo que em 2001/02, o Sporting, à terceira jornada, tinha apenas três pontos e era 16º classificado (6). O segredo para a reviravolta e “dobradinha” no final da época? A contratação de um grande ponta de lança, de seu nome Mário Jardel! Serão, pois, estes dias, até ao fim do mercado, decisivos para aportar qualidade ao plantel do Sporting. É sempre preferível contratar pouco e bem, como Amorim apontou (5) do que contratar, por “atacado”, Jesés, Bolasies e Fernandos apenas para fazer número.

Este sábado, dia 27, pelas 20:30, frente ao Chaves, é o momento de virar a página e arrancar para uma época ao nível do Sporting Clube de Portugal!

Diretor Leonino

  1. https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/classificacao/20222023/ligaportugalbwin
  2. https://leonino.pt/opiniao/veremos-o-que-acontece/
  3. https://pt.uefa.com/uefachampionsleague/draws/
  4. https://leonino.pt/varandas-desmente-amorim-em-menos-de-tres-dias-com-video/
  5. https://leonino.pt/sporting-em-estado-de-guerra-ruben-amorim-incoerencia-nao-e-da-parte-do-treinador-de-certeza-com-video/
  6. https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Liga_de_2001–02
  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
Imagem de destaque
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
Imagem de destaque
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
Imagem de destaque
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
Imagem de destaque
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
Imagem de destaque
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.