summary_large_image
COM ESTE CD QUEM PERDE É VOCÊ!
O voto pela internet reforça o Sporting CP das pseudo elites de Lisboa e afasta o Povo sportinguista, seja este da área metropolitana de Lisboa, do País ou do Mundo.
24 Jul 2020, 09:00

Quando na semana passada me pronunciei sobre a estratégia conduzida, do que ainda resta deste Conselho Directivo, de apagar dezenas de milhares de sócios dos ficheiros, não me referi propositadamente àquelas figuras que pelo seu mediatismo e visibilidade foram alvos de campanhas de marketing no passado. Desde logo o nosso extraordinário sócio 100.000 – Cristiano Ronaldo mas também o saudoso Nelson Mandela que mantinha, apesar do seu falecimento, que eu saiba, o numero 31.118.

Ambos, felizmente, ainda cabem nos seus números originais e emblemáticos, apesar da razia que este CD fez aos nossos sócios. Fiquei, no entanto, interessado em saber como vão acomodar aquela figura do futebol internacional que podendo escolher pôr o seu filho a jogar nas escolas do Sporting CP ou nas do SL Benfica, nos escolheu a nós. Quando atingimos a fasquia dos 150.000 sócios, Eric Cantona, por quem tenho enorme admiração como atleta e pela sua postura justa e positiva desde que decidiu vir residir para Portugal, deu a cara pelo nosso Clube e tornou-se o sócio 150.000, número redondo e de enorme significado até porque os nossos rivais ficaram com o filho da Madonna. Quem percebe, percebe.

Quanto ao tema que está na ordem do dia – voto pela internet -estou um pouco surpreendido, ou talvez não, com a apatia dos meus amigos dirigentes dos Núcleos do Sporting CP. Na realidade, caso esta medida avance, os Núcleos são totalmente excluídos do processo eleitoral. Já aqui escrevi no Leonino. Um acto eleitoral descentralizado, com voto em urna em todos os Distritos e regiões autónomas, nos Núcleos, seria uma grande festa nacional do nosso Clube, com milhares de sócios em romaria pelas suas terras e dando sentido ao nosso emblema – Sporting, O Clube de Portugal!

Sei bem o desânimo que muitos sentem com o actual estado do Clube e sentindo o seu mandato a terminar pretendem abandonar. Exorto-vos a que não o façam. Que acreditem que este pesadelo irá acabar e que o mais tardar, daqui a 18 meses, Março de 2022 se não for antes, haverá uma solução para nos levar novamente à grandeza. Acredito nisso. Tenho de acreditar nisso.

Custa-me ver, depois de todo o esforço que os Núcleos do SCP fizeram para se adaptar, das condições excelentes que apresentam ao nosso clube em termos de representação local, ficarem completamente fora de futuros processos eleitorais, admitindo, por inércia, a diminuição da sua relevância e interesse. O voto pela internet reforça o Sporting CP das pseudo elites de Lisboa e afasta o Povo sportinguista, seja este da área metropolitana de Lisboa, do País ou do Mundo.

Contrariamente ao que já li na blogosfera uma alteração ao regulamento eleitoral para permitir o voto pela internet, precisa apenas da aprovação de 50% dos votos em Assembleia Geral. Acho aliás curioso que não existindo nenhum elemento deste CD com experiência em Assembleias de qualquer espécie, muito menos nas do Sporting CP, que se arvorem propor outras formas de funcionamento das mesmas. Nos anos que levo como sócio e de participação em Assembleias Gerais, nunca os vi aparecer, nunca os vi participar, nunca os vi tomar posição, daí a minha incredulidade e estupefacção quando dissertam acerca deste tema.

Devo aliás acrescentar que este CD (Conselho Directivo) que não acertou no director desportivo, nem no team manager, nem nos treinadores, nem nas contratações, nem na unidade de performance, nem no scouting, nem no recrutamento, nem nos directores da Academia, nem nos administradores da SAD, nem nos directores de comunicação, etc etc etc, em resumo, que falha em tudo de forma clamorosa e que é um desastre em todos os sectores onde intervém, queira agora vir acertar no voto pela internet.

Relembrando um célebre slogan de anúncio de peúgas – “Com este CD quem perde é você!”

Uma última nota para a nossa equipa profissional de futebol masculino. Depois de mais um resultado negativo, perante uma equipa do Vitória de Setúbal cheia de limitações, em penúltimo na tabela, a lutar para não descer de divisão, que vinha de seis derrotas consecutivas e que já não ganha há quinze jogos, a exibição foi tão triste e tão pobre que nada mais tenho a acrescentar…

Ainda que a qualificação directa para a Liga Europa pouco sirva de consolo depois do horror que foi esta temporada, precisamos da mesma por todos os motivos. Pelo prestígio do Clube, pelo ânimo que damos aos sócios e adeptos de estarmos nas competições europeias, pela relação com os patrocinadores e até pelo futebol português. Ficar á frente do Braga é um imperativo esta época até porque temo ainda pior na próxima.

Obviamente que espero obter um bom resultado na próxima e última jornada. É um jogo em que o treinador não pode inventar nem fazer experiências. Temos uma história a defender e um símbolo a respeitar perante o nosso maior rival. Que o treinador e a estrutura” invisível” que Varandas escolheu não se escudem nos miúdos e os obriguem a dar-nos um bom resultado. Se o fizerem chamo a isso cobardia. Não se pode pedir a jovens de 17 anos que queimem etapas de um dia para o outro. Eles são bons. Aliás, eles são muito bons, mas devem crescer num ambiente favorável e ser integrados aos poucos. Quero sim é ver as contratações de Varandas e Viana a assumirem a responsabilidade. Esses é que pelo salário que auferem e pela aposta que neles foi feita têm de comer a relva e dar-nos a entrada directa na Liga Europa.

  Comentários
Mais Opinião