summary_large_image
EM FRENTE SPORTING!
É assim que serão estas últimas quatro jornadas, pelo que nós, Sócios e Adeptos, devemos encarar, com naturalidade, que os jogos irão ser resolvidos perto do fim.
Imagem de destaque03 Mai 2021, 09:45

​No passado sábado, demos mais um passo importante rumo ao título que ambicionamos reconquistar, passados 19 anos. Mesmo jogando depois do Porto ter arrecadado três pontos, frente ao Famalicão, cimentando a liderança no campeonato dos penaltys (1), a equipa do Sporting não apresentou qualquer tipo de condicionamento, ou pressão, para repor a diferença pontual. Com efeito, a catarse de Braga deu um carácter “inoxidável” à mentalidade de “aço” desta equipa que, no início do mês, parecia destemperar. As ausências de Adán, Inácio e Tiago Tomás não foram notadas. Maximiano, seguríssimo na baliza, Neto na defesa e Paulinho, bem coadjuvado por Nuno Santos e Pedro Gonçalves, levaram o Sporting a um caudal ofensivo a um nível pré-Abril. Não obstante o carácter violento e de anti-jogo que a equipa do Nacional veio apresentar a Alvalade, o Sporting ficou a dever a si mesmo a vantagem na primeira parte.

Ao intervalo, tive a oportunidade de analisar o jogo, para a Leonino TV, observando que Rúben Amorim deveria lançar Jovane Cabral por volta do minuto 60, mais minuto menos minuto (2). Afirmei também que, se o Sporting se mantivesse tranquilo, iria marcar, pois, tal como o treinador tem referido, os jogos ganham-se em 90 minutos, não sendo relevante para a obtenção dos pontos o momento em que as vantagens se alcançam. Bem dito, bem feito! O Sporting carregou, nunca perdeu o foco, asfixiou e matou o jogo, na reta final. É assim que serão estas últimas quatro jornadas, pelo que nós, Sócios e Adeptos, devemos encarar, com naturalidade, que os jogos irão ser resolvidos perto do fim. Se nós, Sportinguistas, aguentámos já dois“jejuns”, cada um com quase duas décadas, sobreviveremos a isto, de forma muito tranquila…

​A arbitragem de Manuel Oliveira foi atraiçoada sobretudo por Luís Ferreira no VAR, um indivíduo com um longo historial de anti sportinguismo primário, já há muito identificado. E o que me causa espécie é como a comunicação do Sporting não o denunciou, aquando da nomeação para este jogo, numa fase decisiva da época. Para quem não se lembra, foi o árbitro do famoso Sporting 2 – Tondela 2, da época 15/16, que expulsou incorretamente o guarda-redes do Sporting, assinalando um penalty que foi convertido em golo, deixando o Sporting em desvantagem e com 10 durante 60 minutos (3). Dois pontos perdidos que fariam toda a diferença, no final, para o Benfica….

​O Sporting volta a jogar já esta quarta-feira, em Vila do Conde, sendo que Benfica e Porto jogam no dia a seguir. Ironicamente, nas próximas 2 jornadas, Benfica e Sporting torcerão um pelo outro, pois ao Sporting interessa que o Benfica ganhe ao Porto, para poder reclamar o título o mais cedo possível e ao Benfica interessa um Sporting em descompressão, na penúltima jornada, facilitando, porventura, ainda o seu acesso direto à Champions. Veremos pois como tudo isto se concretiza.

​Hoje temos também, ao final da tarde, a final da Liga dos Campeões de Futsal. Fruto de um trabalho continuado, de mais de uma década, o Sporting disputa mais uma final, ambicionando legitimamente somar a sua segunda conquista, tendo como antagonista, desta feita, o Barcelona. Mais um momento de grandes emoções que se perspetiva e que, esperemos, termine em Glória. Pois esse é o significado do Lema do Sporting: Glória, através do Esforço, Dedicação e Devoção. Em frente Sporting!

Diretor Leonino 

  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
Imagem de destaque
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
Imagem de destaque
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
Imagem de destaque
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
Imagem de destaque
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
Imagem de destaque
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.