

Diz o povo que “Ano novo, vida nova”. No futebol à portuguesa, o chavão parece não se aplicar. Com efeito, no dealbar de mais uma época futebolística, o jogo da Supertaça mostrou que teremos mais do mesmo. Um jogo com mais de uma dezena de amarelos, expulsos que já mereciam ser expulsos, há muitos jogos atrás, “meninos bonitos” que deviam ser expulsos e que são protegidos pelo “regime” (1). O apogeu deu-se com a recusa da saída de Conceição…, mas pasme-se! Afinal, o treinador Schmidt também já tinha feito semelhante “fita” na Alemanha! (2) Tudo muito igual, tudo muito deprimente! Sinceramente, depois de ver isto tudo… dei graças a Deus por ser do Sporting!
Vamos ao que interessa, o nosso Sporting. Existe uma onda positiva dos adeptos. Depois duma época negativa, com um quarto lugar e sem qualquer título, os adeptos corresponderam, na aquisição de Gamebox, dizendo: Presente!! Numa época em que, para já, está confirmado apenas Gyokeres como contratação de peso, a fé dos Sportinguistas é maior do que a quantidade de recursos do plantel…. De facto, a defesa e meio-campo defensivo, olhando para os números da época passada, é quem de facto precisa dum upgrade. E dos bons! Veremos se Hjulmand se concretiza e afirma. Note-se também que é necessário um central de categoria em Alvalade. O Tempo é implacável e uma época de sucesso não pode ser alicerçada em Coates, com 32 anos, nem em Saint Juste, bom jogador, mas pouco fiável fisicamente e nem em apenas Diomande, num figurino como o de Ruben Amorim, que utiliza três centrais. Veremos, pois, como tudo evolui até ao fim do mercado. Para já, o que importa mesmo é ganhar ao Vizela e somar os primeiros três pontos da época!
E, normalmente, quando se inicia um novo ciclo é porque outro se fechou. Assim, é com emoção e sentido de dever cumprido que escrevo este último artigo como Diretor do Leonino. Por motivos de carácter profissional, é tempo de encerrar este capítulo. Logo após o seu nascimento, o Leonino enfrentou a pandemia, em 2020. O projeto teve de lutar pela sua sobrevivência, no mundo online, bem como, paulatinamente, crescer e afirmar-se. Não foram tempos fáceis com desconfianças de alguns, suspeitas de outros e inseguranças de muitos. Hoje, em pleno 2023, não tenho qualquer problema em afirmar, que é dos mais bem-sucedidos projetos do “online desportivo”. Os números assim o demonstram. Num mundo onde muitos se escondem atrás de “usernames” e “nicks”, dar a cara pelo projeto foi um desafio, que me proporcionou grande aprendizagem e “estofo”. Resta-me, pois, agradecer a toda a equipa, com particular destaque ao núcleo duro que levou o “barco” para a frente nos momentos mais difíceis. A si, leitor do Leonino, o meu muito obrigado pelo tempo que despendeu a ler os meus artigos e opiniões. Saudações Leoninas!
- https://onefootball.com/id/berita/tribunal-o-jogo-joao-neves-deveria-ter-sido-expulso-aos-51-e-pepe-aos-81-38008264
- https://maisfutebol.iol.pt/supertaca/sergio-conceicao/video-as-semelhancas-entre-a-reacao-de-conceicao-na-supertaca-e-a-polemica-de-schmidt-em-leverkusen





















Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.