summary_large_image
O “BURACO”
Noutros tempos, em Alvalade, um treinador com estes números e classificação estaria fortemente sob pressão, mas a “boa imprensa” de Amorim tem evitado esta realidade
17 Jan 2023, 13:03

Diz o povo que “do mal, o menos” … Ontem, com a derrota do Casa Pia no Estoril, o Sporting não se viu ultrapassado pelos “gansos”, mantendo-se na quarta posição. Com o empate na Luz, não falando da distância para o Benfica, Braga e Porto ficaram a oito e sete pontos de distância, respetivamente.

Isto quer dizer que o acesso à Champions, direto ou indireto, está extremamente complicado. Com 16 jornadas apenas, sem sequer ainda a primeira volta ter terminado, é pouco menos que trágico. Pelo menos para quem, como eu, entende que o Sporting é um Clube que tem como desígnio as conquistas desportivas.

Dissecando os números, frios, mas verdadeiros, como sempre, torna-se fácil de observar o porquê. Com um ataque de 31 golos, tem menos golos marcados do que Porto, Benfica e Braga. Isto por si só não quereria dizer nada, pois o futebol é, também, um jogo de equilíbrios.

Porém a defesa é das mais fracas dos últimos anos. Com 18 golos sofridos, somos piores do que Porto, Benfica, Braga, Casa Pia, Vizela, Portimonense, estando igualados com Guimarães e Santa Clara. Faltando muitas vezes intensidade e capacidade física de impor o seu jogo, o processo defensivo do Sporting tem sido, muitas vezes, um autêntico “buraco”. Na prestação fora de casa, com nove jogos, temos apenas 11 pontos em 27 possíveis! Um aproveitamento de apenas 40%! Noutros tempos, em Alvalade, um treinador com estes números e classificação estaria fortemente sob pressão, mas a “boa imprensa” de Amorim tem evitado esta realidade.

Mas não existem apenas responsabilidades por parte de Rúben Amorim. Foi penoso olhar para as soluções no banco, ainda para mais quando comparadas com as do nosso eterno rival.

Terminar um jogo, que precisávamos de ganhar, com Arthur Gomes, Youssef Chermiti e Jovane Cabral, na frente, roça o anedótico. Numa época em que nas vendas de Matheus Nunes, Palhinha, Nuno Mendes e Tabata se faturou mais de 100 milhões de euros, torna-se também estranho falar em falta de dinheiro (1). Varandas e Hugo Viana “compraram” mal, pois só entre Vinagre, St Juste e Sotiris estão mais de 30 milhões de euros (1). Vender Pedro Porro para tapar um pretenso “buraco” nas contas não faz sentido, quer desportiva como financeiramente.

Valeu do fim de semana a conquista, no basquetebol, da Taça Hugo dos Santos, o equivalente à Taça da Liga (2). Depois de baterem o Porto nas meias-finais, por 97-84, os pupilos de Pedro Nuno Monteiro fizeram um jogo exímio, levando de vencida a Ovarense, que por sua vez tinha deixado para trás o Benfica nas meias-finais, por 79-71. Com este triunfo, os verdes e brancos conquistaram a XIV edição desta competição, a segunda da história do Clube, depois de terem vencido a edição passada. Parabéns a secção pois, um grande Clube como Sporting, vive de e para a Glória!

  1. https://www.transfermarkt.pt/sporting-lissabon/transfers/verein/336/saison_id/2022
  2. https://leonino.pt/depois-de-deixar-porto-pelo-caminho-sporting-bate-ovarense-e-vence-a-taca-hugo-dos-santos/
  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.
Subscreva a newsletter Leonino
Email