summary_large_image
O DESGOSTO QUE É UM GOSTO
Deixem o João Mário viver feliz o seu novo amor porque o homem da casa 8 responde por Matheus Nunes.
13 Jul 2021, 18:46

Somos campeões nacionais. Daqueles do futebol, em que um plantel guiado por um timoneiro orienta 11 jogadores de cada vez dentro do campo, e que ao longo de uma longa época soma mais pontos do que os de azul e os de vermelho. Ser campeão de futebol para Guardiola, Mourinho ou Rúben é mais ou menos isto. Ou é só isto. E dá gosto.

Morrem agora alguns Sportinguistas de desgosto, de males de amores, por João Mário ter partido sem deixar um bilhetinho e uma rosa na cama para consumar o adeus piroso dos filmes. E choram também de raiva, por o rival do lado ter encontrado uma ardilosa forma de fintar as regras do jogo, naqueles truques em que se tornaram campeões invencíveis e sucessivos. E lá vai ele vestido de vermelho.

Querer ganhar o campeonato da contratação do puto Jomi* tem o mesmo interesse do que fazer um Marquês por ter ganhado a Taça de Honra ao Belém. Aliás, o defeso traz o entusiamo pueril a cada contratação e a cada novela que a precede. A relação entre novela e a realidade do talento do jogador que chega – quando chega – é pouca e de muito difícil previsão. Salvo raras exceções como Jesé em que se tem a certeza absoluta do desastre no momento anterior ao anúncio da sua contratação. Fala-se aqui de futebol jogado, que de reggaeton não versa este texto.

O João Mário deu um jeitão do caneco no caneco que ganhámos, sem dúvida. Esteve entre os 11 melhores jogadores do Campeão, ali a meio caminho, atrás de Adán, Porro, Coates, Nuno Mendes, Palhinha e Pote. Não por acaso, estes três últimos foram até Sevilha de viagem com as Quinas. Ainda assim, sem escamotear, perdemos um bom jogador, de equilíbrios, posse de bola e que permitia mais profundidade de plantel a quem joga na Champions. Na razão inversa, e fazendo algumas suposições, poderia ser caro de ordenado e taparia o lugar a outros que queremos que sejam aposta.

Mas faltou vontade de comer ao jogador, e igualmente, não sejamos injustos, fome ao Sporting. E quando no amor só se quer assim-assim, o melhor é ficar em casas separadas. Deixem o João Mário viver feliz o seu novo amor porque o homem da casa 8 responde por Matheus Nunes.

Lá vai ele pensando que é belo. Lá vem ele mostrando interesse. No que, no que cresce…! Trauteia o Reininho dos GNR. Lá vai o João vestido de vermelho. Fica-lhe bem!

* O puto Jomi era o jovem João Mário, que se engrandecia de leão ao peito, cresceu na Academia, foi campeão europeu, e valeu uma venda recorde ao Sporting. Paz à sua alma.

Publisher Leonino

  Comentários