summary_large_image
O EQUINÓCIO, O ZÉNITE E O OCASO
Quando o mundo do futebol faz contas á vida, cortando ordenados milionários e despesas, o Sporting encontra-se, ao nível de liderança, num estado de serviços mínimos.
30 Mar 2020, 09:00

O Equinócio da Primavera, ocorrido às 3h50 do dia 20 de Março (1), início da estação referida no Hemisfério Norte, foi passado, pela maioria de nós em recolhimento social, de forma a minimizar o contágio do inimigo comum invisível, o infame COVID_19. É bom relembrar que, após este momento, o dia suplanta a noite na sua “contenda eterna”, até ao próximo Outono, pelo que, animados por esta luz Solar, resistiremos e sairemos vitoriosos desta adversidade. Há bons indicadores de que os Portugueses estão no rumo certo, pelo que temos de manter a trajetória, não facilitando, pois como diz o chavão do futebol: “Em equipa que ganha, não se mexe”.

Não será então de estranhar, ancorados no chavão mencionado, a demissão de Miguel Cal, na semana transata, administrador remunerado da Sporting SAD, com o pelouro comercial, marketing, operações, merchandising, internacional, pensamento estratégico e comunicação (2). Tendo sido publicitado como trunfo eleitoral, o seu legado é, sobretudo, proclamações de que “Nos próximos anos iremos esmagar todos os recordes” (3) e “Sporting quer cerveja nos estádios para aumentar receita e melhorar segurança”(4). Como diz o povo, muita parra e pouca uva para o ex-manager da Mckinsey, que nunca integrou os órgãos sociais eleitos para o Clube, acionista maioritário da SAD.

Assim, esta não é uma baixa nos órgãos sociais do clube mas tão somente na SAD. Após a saída, no passado Dezembro, de Francisco Rodrigues dos Santos, vogal eleito para o Clube na lista de Varandas, ascendeu o suplente André Bernardo para o seu lugar. O percurso fulgurante de André Bernardo é assinalável, absorvendo, desde logo, algumas funções e departamentos para a sua égide no Clube, precisamente ao então administrador da SAD, Miguel Cal, facto identificável e percetível para quem segue de perto as redes sociais do Sporting. Membro do Conselho Estratégico de Comunicação, amigo de Varandas desde o liceu Filipa de Lencastre (5), André Bernardo foi cooptado (6), assim, como administrador da Sporting SAD, encontrando-se agora no seu zénite.

O ocaso de Miguel Cal é, curiosamente, coincidente com o de Varandas na presidência do Sporting e da SAD, após a incorporação no Hospital das Forças Armadas, diligentemente atestada e confirmada, em direto, pela TVI 24. Quando o mundo do futebol faz contas à vida, cortando ordenados milionários e despesas, o Sporting encontra-se, ao nível de liderança, num estado de serviços mínimos. É pois necessário, perante sócios e acionistas, clarificar quem está ao leme para que não tenhamos um “solstício de inverno” em pleno Verão!

1 – https://oal.ul.pt/equinocio-da-primavera-2020/

2 – https://scpconteudos.pt/sites/default/files/relatorioecontassportingsadvf.pdf

3 – https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/administrador-da-sad-do-sporting-nos-proximos-anos-iremos-esmagar-todos-os-recordes

4 – https://www.jn.pt/desporto/sporting-quer-cerveja-nos-estadios-para-aumentar-receita-e-melhorar-seguranca-10698759.html

5 – https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/andre-bernardo-vai-substituir-miguel-cal-na-sad-do-sporting

6 – https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR75042.pdf

Diretor Leonino

 

  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.