summary_large_image
O POVO É SERENO
E aqui tocamos num ponto fraco deste mandato: a falta de empatia gerada nos Sócios e na inabilidade de tanto Presidente, como PMAG nas AGs, em saber cativar a sua maioria.
Imagem de destaque04 Out 2021, 09:56

Em primeiro lugar, enorme regozijo, como português, mas também como Sportinguista, pela conquista do Campeonato de Mundo de Futsal conquistado por Portugal, visto o Sporting ter vindo a ser, ao longo dos anos, o principal impulsionador desta modalidade no nosso Pais.

Este Sábado, em Arouca, tivemos um jogo importante para o campeonato, com Carlos Pinho e Frederico Varandas juntos na bancada (1), em que a memória da postura contra o Sporting, agora é só fumaça… No seguimento da segunda derrota na Champions League, este era o último jogo do segundo ciclo competitivo desta época, dando lugar agora a pausa para compromissos de Seleções. Não obstante as dificuldades antecipadas, o Sporting tratou de se pôr em vantagem, aos 16 minutos, por Matheus Nunes, em consequência do movimento altruísta e inteligente de Sarabia. Esta vantagem inicial seria importante para gerir o desgaste de Dortmund, dado que, na primeira parte, se podia ter ampliado a vantagem. Na segunda parte e, pasme-se, na sequência de um canto a nosso favor, o Arouca conseguiu contra-atacar e empatar a partida, ao minuto 51. Providencialmente, três minutos volvidos, Nuno Santos colocava o Sporting em vantagem, num lance onde o guarda redes arouquense fica mal na fotografia. Assim, com um Sporting já em decrescendo físico, foi possível ir-se gerindo o jogo nos 40 minutos seguintes, terminando o jogo com os três pontos no bolso.

Com a derrota de ontem do Benfica, ficámos a apenas um ponto da liderança. Como nota final, observe-se que Ruben Amorim, desta vez, deixou a teimosia de lado, integrando Daniel Bragança no jogo, a par de Palhinha e Matheus Nunes, reforçando a zona central, quiçá fazendo de Arouca um ensaio geral para o ambiente hostil que enfrentará em Istambul, no compromisso com o Besiktas, no próximo dia 19.

A semana leonina ficou indelevelmente marcada pela Assembleia Geral (AG) do Sporting Clube de Portugal, que decorreu na passada quinta-feira, onde as contas de 19/20 foram de novo chumbadas bem como as contas de 20/21 e o orçamento de 21/22. Não obstante o facto de ser a primeira AG após sermos campeões de futebol, os órgãos sociais liderados por Frederico Varandas, não souberam convencer os presentes, cerca de 750 votantes (2)(3), da “bondade” das propostas submetidas. Seja porque prisma se observe, trata-se duma derrota política inegável de Frederico Varandas, pois mesmo com as “cartas todas na mão”, nomeadamente o título de campeão nacional e com a marcação da AG para hora e data pouco convidativas, sai vencido da reunião magna, não tendo arte para colocar a AG do seu lado, caindo assim o mito de que, após um campeonato ganho, tudo se aceita e se valida sem contestação. E aqui tocamos num ponto fraco deste mandato: a falta de empatia gerada nos Sócios e na inabilidade de tanto Presidente, como PMAG nas AGs em saber cativar a sua maioria. Com efeito, fica-se com a perceção que, à primeira critica ou apupo, consideram os presentes como contestatários ou oposicionistas, pagando o justo pelo pecador.

Se houve coisa que aprendi com o contato com cidadãos nas ruas, ao integrar candidatura nestas autárquicas, é que, mesmo perante pessoas menos cordatas, devemos manter a serenidade, postura e a urbanidade. Elevar a voz, inchar o peito para a bancada tem apenas o efeito de provocar reação, escalando a tensão dos presentes, servindo assim somente aos interesses dos que pretendem perturbar os trabalhos, esquecendo assim a maioria dos Sócios que apenas pretende ser esclarecida e sair dali com a certeza de que o Clube está bem entregue. Afinal, como imortalizou Pinheiro de Azevedo (4), “o Povo é sereno” ….

  1. https://headtopics.com/pt/carlos-pinho-j-esqueceu-bruno-de-carvalho-com-esta-direc-o-do-sporting-damo-nos-muito-bem-21976519
  2. https://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/noticias/2021-10-01/resultados-oficiais-da-assembleia-geral
  3. https://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/noticias/2021-10-01/rogerio-alves-nada-a-apontar-ao-desenvolvimento-dos-trabalhos
  4. https://media.rtp.pt/memoriasdarevolucao/acontecimento/o-povo-e-sereno/
  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
Imagem de destaque
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
Imagem de destaque
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
Imagem de destaque
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
Imagem de destaque
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
Imagem de destaque
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.