

Hoje, a Seleção disputa, com a Suíça, pelas 19h, o acesso aos quartos de final do Mundial. Nesta fase, não existem adversários fáceis, mesmo havendo outros nomes mais sonantes presentes no torneio. Ainda recentemente tivemos um comportamento “bipolar” contra este adversário para a Liga das Nações. A 5 de Junho, no nosso Estádio de Alvalade, Portugal esmagou por 4-0, tendo até o Presidente da República, com a sua veia de comentador futebolístico, afirmado que podiam ser até 8 golos (1) … Porém, uma semana depois, a 12 de junho, os helvéticos teriam a sua desforra, em Genebra, ao vencerem Portugal por 1-0, com um golo de Seferovic. Num jogo de “mata-mata”, como Scolari definiu, o que importa mesmo é o resultado, sendo que, para que tal aconteça, a equipa deve portar-se como um todo, não abrindo flancos, quer no campo, quer na comunicação social. Fiquei, pois, estupefacto com as declarações de Fernando Santos, ao requentar o tema das palavras de Ronaldo, aquando da sua substituição, frente à Coreia do Sul (2). Por vezes fica-se com a ideia de haver “forças” mais preocupadas em que Ronaldo não destrone Eusébio como melhor marcador em Mundiais do que em pôr o foco na conquista do Mundial. Jogando contra o tempo, veremos como Cristiano Ronaldo hoje responde…se possível no campo e com golos!
No plano interno, foi anunciada a renovação de Rúben Amorim com o Sporting, até 2026. Parece assim sanado o mal-estar instalado após a venda de Matheus Nunes, na véspera da visita ao FC Porto. Tendo apenas a Liga Europa e a Taça da Liga como títulos em disputa, esta solução dá novo ânimo e força ao treinador. Mas existem desafios que espero sejam resolvidos desde já. Rúben Amorim aprenderá a ter um “plano B” como alternativa ao seu já mais que conhecido 3-4-3? Rúben Amorim irá encarar a realidade de que, no campeonato português, precisa dum “homem-golo” a tempo inteiro? No campeonato de 20/21, Pedro Gonçalves assumiu esse papel, mas, com a entrada de Paulinho e não obstante o seu voluntarismo, esse lugar encontra-se vago, desde que ganhámos o campeonato. E por último, assumir-se-á que o plantel do Sporting precisa dum upgrade de qualidade? Relembra-se que saíram três “mundialistas” (Palhinha, Matheus Nunes, Sarabia) e quem os veio substituir encontra-se em patamar inferior. A notícia de que se pretende renovar com Luis Neto, jogador de 34 anos, parece ir no sentido contrário. Tudo tem o seu tempo, mas não parece que este seja o tempo!
- https://www.record.pt/internacional/competicoes-de-selecoes/liga-das-nacoes/detalhe/marcelo-rebelo-de-sousa-foi-um-grande-jogo-foram-4-golos-podiam-ter-sido-8
- https://leonino.pt/fernando-santos-arrasa-atitude-de-cristiano-ronaldo-em-plena-conferencia-de-imprensa-com-video/





















Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.