summary_large_image
O TEMPO É QUADRIMESTRE!
A Liga NOS, com recomeço agendado para 4 de Junho, deverá pois estar atenta, sabendo que, paradoxalmente, este tempo lhe trouxe uma oportunidade única de se projetar internacionalmente.
18 Mai 2020, 09:00

O Leonino comemorou, no passado dia 15 de Maio, quatro meses de vida. Se tínhamos consciência do desafio, enfrentando-o com entusiasmo, nunca nos passou pela cabeça que, pelo meio, teríamos de passar por um tempo de confinamento a que o COVID-19 nos sujeitou, impondo-nos dificuldades extra. Neste quadrimestre, o Leonino tem vindo a afirmar-se, cada vez mais, como um espaço de referência no que diz respeito a notícias, crónicas e opinião em todas as vertentes que compõe o Sporting. Sinal disso mesmo são as inúmeras ideias, informações, sugestões, elogios e criticas que nos transmitem, bem como as citações, que outros fazem, dos nossos artigos e opiniões publicadas por nós. Ao acreditarmos que a riqueza do universo verde e branco se encontra na pluralidade, no assumir publicamente de pensamentos diversos, com respeito e frontalidade, sem complexos, sem melindres, de noticiar ou publicar, o Leonino é, cada vez mais, uma certeza para quem acompanha o pulsar diário do ecossistema Sporting. Para os leitores e a todos os que nos seguem, em nome de toda a equipa do Leonino, o meu agradecimento pela confiança que depositam em nós, diariamente.

Saindo do Inverno prolongado a que a pandemia nos obrigou, a Bundesliga reapareceu no passado fim-de-semana, simbolizando assim que, tal como a Natureza se regenera e renasce na Primavera, também as atividades humanas e, no caso, as desportivas, são capazes de se adaptar, de se reinventar, mantendo a sua matriz, desde que haja organização, disciplina e vontade em as materializar. A Liga NOS, com recomeço agendado para 4 de Junho (1), deverá pois estar atenta, sabendo que, paradoxalmente, este tempo lhe trouxe uma oportunidade única de se projetar internacionalmente. Deve-se, pois, ter em conta que há ligas mais mediáticas que estão terminadas, ou com o seu regresso incerto, e o universo de consumidores está sedento de futebol. Este facto é comprovado pelo facto de a Bundesliga ter tido, este fim-de-semana, o dobro da audiência habitual (2). Saiba pois também o Sporting aproveitar essa oportunidade para valorizar e projetar os seus ativos futebolísticos!

André Bernardo, que substituiu Miguel Cal como administrador na SAD, foi um dos protagonistas da semana, com uma edição do Jornal Sporting que gerou bastante polémica pela forma panfletária como foi publicada, tendo sido inclusivamente disponibilizada de forma gratuita via online (3). Encontrando-nos praticamente a meio do mandato da Direção presidida por Frederico Varandas, trata-se de um facto marcante esta mensagem, veiculada num dos jornais mais antigos de Clube na Europa. Não obstante o percurso meteórico, de suplente a vogal (Clube) e administrador na SAD, açambarcando também o lugar de Rahim Ahamad na publicação do Clube, é impensável que André Bernardo tenha uma agenda que não seja dirigida e ditada pelo Presidente Varandas, que, embora ausente do Sporting durante o Estado de Emergência, deverá ser, por conseguinte, solidário com o conteúdo da edição desta semana. Assim, devemos acreditar que a citação “A melhor maneira de prever o Futuro é cria-lo”, de Abraham Lincoln e que deu o mote ao editorial, é subscrita pela Direção, sendo tempo agora de a pôr em prática.

O artigo que Pipo Russo publica na Guerin Sportivo (4), sobre as atuais relações do Sporting com Jorge Mendes, corporizam a imagem de tibieza que a liderança de Varandas tem no mundo futebolístico. É pois mais um desafio para a sua Presidência, de volta aos comandos do Sporting, em que tarda em firmar a sua voz. Voz essa que não se fez ouvir, durante a semana transata aquando da discussão da venda da SAD, não dissipando dúvidas e temores, quando o seu programa eleitoral era tão claro sobre o tema. Veremos aonde conduzem silêncios e omissões pois, como diz o povo, o tempo é Mestre!

1 – https://www.ligaportugal.pt/pt/epocas/20192020/noticias/institucional/data-de-retoma-da-liga-nos/

2 – https://tribunaexpresso.pt/futebol-internacional/2020-05-17-A-Bundesliga-duplicou-a-sua-audiencia-seis-milhoes-de-telespetadores-viram-o-recomeco-da-competicao

3 – https://www.sporting.pt/jornal-gratis

4 –https://leonino.pt/sporting-apelidado-de-marioneta-de-jorge-mendes-em-italia/

Diretor Leonino

  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.