summary_large_image
OBRIGADO LEONINO! ATÉ UM DIA…
Na vida há um tempo para tudo! Hoje é tempo de despedida, reconhecimento, agradecimento e reflexão!
06 Ago 2020, 09:00

Caras amigas e caros amigos sportinguista,

Na vida há um tempo para tudo e, hoje, é tempo de despedida, reconhecimento, agradecimento e reflexão!

DESPEDIDA: Volvidos 7 meses, sob o meu primeiro artigo aqui no Leonino, este meu 31º artigo é o último que assino, pelo menos nesta minha primeira passagem por este maravilhoso projeto. Pois, nunca fui de despedidas definitivas dos “lugares” onde sempre fui bem tratado, o que é o caso!

O Leonino é, sem margem para duvidas, por estes dias, uma referência no jornalismo desportivo! Um projeto que, em tão pouco tempo, conseguiu arranjar o seu próprio espaço, o respeito e a atenção de muitos. Tudo isso fruto do profissionalismo, isenção e amor pelo Sporting que toda a sua equipa tem demonstrado dia-após-dia!

Foi com imensa honra, dedicação e amor pelo Sporting que, aqui, estive como mais um dos muitos comentadores deste jornal.

Despeço-me do Leonino mas não da minha luta pelo Sporting! Pois, não se desiste, NUNCA, do que se ama! Continuarei a dar ao Sporting, de forma inteiramente desinteressada, tudo o que a vida me ensinou! Para tal, para além de todas as iniciativas que tenho desenvolvido, de forma direta e pessoal, e que continuarei a fazer, irei usar a minha página oficial do Facebook: https://www.facebook.com/J.CoutinhoDuarte/  para continuar a dar a minha opinião sobre o Sporting. Sempre o farei, como aqui fiz! Criticando com elevação! Apresentando soluções! Sendo parte ativa na implementação destas mesmas! E, acima de tudo, lutando pela criação de pontes que unem TODOS OS SPORTINGUISTAS EM VOLTA DE UM SÓ SPORTING! O Sporting que aprendemos a amar e que temos a obrigação e levar às próximas gerações!

Esta decisão é puramente do foro pessoal e não tem como base qualquer divergência com o Leonino, com as suas gentes e a sua linha editorial!

RECONHECIMENTO: Exige, a minha consciência, o meu profissionalismo, o meu sportinguismo e a minha maneira de estar na vida, que reconheça publicamente o excelente serviço que o Leonino está a prestar ao desporto, ao Sporting e à verdade desportiva. Dar voz a todos os que sentem a vontade de o fazer, é um princípio básico da liberdade de expressão e das democracias sérias! Depois cabe, a quem lê, tirar as suas conclusões! Por isso desejo, ao leonino, contínuos sucessos a bem do desporto e do Sporting em particular!

AGRADECIMENTO: Em primeiro lugar quero agradecer, ao Leonino, a honra que me deu de ter estado no nascimento deste projeto, tão recente, e já com tanto sucesso! Que assim continue para bem de todos nós! Irão contar sempre comigo como vosso leitor e fã do vosso trabalho!

Agradecer a quem leu os meus artigos e, de forma especial, aos que me criticaram de forma construtiva e elevada. As vossas críticas ajudaram-me, em muitos momentos, a pensar melhor o nosso Sporting. Sempre ouvi, e muito, para poder decidir bem, por isso vos agradeço!

Agradecer aos muitos que me enviaram, e continuam a enviar, muitas mensagens privadas a dar-me força para continuar nesta minha missão de querer unir os sportinguistas em volta do Sporting e SÓ DO SPORTING! Obrigado, o vosso apoio ajuda muito nesta nem sempre fácil caminhada, por via de muitos que, só encontram relevo, destruindo! Como sempre vos prometi, e prometo, ESTOU AQUI PARA TUDO, ALGUMA COISA OU PARA NADA QUE O SPORTING QUEIRA DE MIM!

REFLEXÃO: Nestes meus 31 artigos, aqui no Leonino, exerci o meu direito à opinião, como sócio do Sporting, sempre com elevação, responsabilidade, respeito e com elevado sentido de união dos sportinguistas e do Sporting. Estou de consciência tranquila! O que aqui fiz, e que continuarei a fazer, na minha página do Facebook, nunca será contra nada nem ninguém, mas sempre a favor do Sporting!

Por pura coincidência, ou não, olhando cronologicamente, para o que fui escrevendo/pensando, muitas destas “coisas” vieram a concretizar-se, por outros, que chamaram a si a paternidade das mesmas. Tudo bem, logo que se faça bem e para o bem do Sporting. Infelizmente nem sempre foi assim… Mas fica para reflexão de quem me lê…!

Apontei, há muito, o que muitos só agora vêm com muito espanto! Quando os sinais já eram, há meses, mais do que evidentes! Basta ler os artigos que escrevi para se concluir isso!

Sei que é exaustivo, mas, o que escrevemos fica para a eternidade! E, nestas muitas linhas, que se seguem – ver anexo -, fica o sumário do que fui escrevendo nestes 30 artigos, anteriores a este último. Para quem quiser dar-se ao trabalho, certamente chegará a conclusões interessantes, atendendo à altura em que certas coisas foram ditas por mim!

Para mim, é tempo de reflexão sobre este tempo, muito bom, que aqui passei no leonino, e também para quem queria respeitar, o pensamento dos outros, com elevação e respeito.

Nunca digo adeus definitivamente…

Obrigado a todos e deixo-vos com o seguinte: TODOS SOMOS POUCOS PARA O MUITO QUE O SPORTING PRECISA DE NÓS!

Saudações Leoninas!

Ps.: SUMÁRIO DOS 30 ARTIGOS ESCRITOS NO LEONINO

16 Jan 2020
SÓ COESOS E ORGANIZADOS VAMOS VENCER
 Seremos capazes e temos liderança para o efeito? Fica a questão…
23 Jan 2020,
SILÊNCIO QUE BRANQUEIA
Senhor Presidente da Assembleia Geral, chegou a hora de demonstrar que honra o lugar que lhe foi confiado, e que é merecedor de tal prestígio!
30 Jan 2020 –
SOMOS UM CLUBE ARRASADO PSICOLOGICAMENTE
 Só nos resta suplicar: SALVEM-NOS! Que nós, por nós mesmos, estamos incapazes!
06 Fev 2020 –
TRABALHO, ORGANIZAÇÃO (PLANO DE ACÇÃO) E DISCIPLINA
Todos devem dar o seu melhor para resolver esta divisão que existe. Não podemos continuar de costas voltadas, uns para os outros, fazendo “um favor” aos nossos adversários. …É hora de ouvir outras vozes, outras ideias e depois decidir, de forma consciente, o que é melhor PARA O SPORTING e não para qualquer interesse pessoal ou de grupinhos!
Podemos ser um clube ecléctico, como poucos no Mundo. Termos um elevado e justificado orgulho nos feitos alcançados. Mas, se não ganharmos no futebol sénior, todas as demais vitórias, estarão sempre num plano secundário. Sem as vitórias, nesta enorme modalidade agregadora de paixão e meios, não geramos receitas para poder dar sustento e garantia de futura às demais. Esta é uma realidade insofismável!
RECEITA:
1. Procurar a máxima união entre os associados, dando-lhes informações concretas e precisas do estado do clube. Esclarecendo-os, sem nenhum subterfúgio, da real situação do SCP:
2. Observar, dentro e fora do Sporting, um corpo técnico que se compagine com um programa de aproveitamento e potencialização dos atletas gerados nas nossas escolas. Aproveitando e rentabilizando as suas características, de modo a estimular estes jovens, com enormes qualidades, a sentirem-se “confortáveis”, a trabalhar no Sporting. Dando-lhes também visibilidade, com reais oportunidades na equipe principal, quando para tal tenham trabalhado e demonstrado aptidão. Garantindo assim a sua permanência, fidelidade e amor ao clube, evitando a sua saída precoce, como tantas vezes tem acontecido, para os rivais.
3. Fazer um plano, de aproveitamento, de todo o potencial de ”produção” que o clube pode gerar! Simultaneamente, acompanhar, de forma cuidada e profunda, os atletas que vão aparecendo no nosso país, nos nossos adversários, e que possam vir a ser uma mais-valia, sem acarretar enormes investimentos financeiros para o clube. Aliás, esta é uma fórmula que muitos têm utilizado e com enorme sucesso.
4. Fazer com que a coluna vertebral da equipe principal seja produto interno oriundo da academia e de compras no campeonato nacional.
5. Ao ponto anterior, devem juntar-se cinco ou seis atletas de craveira internacional, de modo a garantir que o clube tenha resultados mais imediatos, bem como, potenciar os jogadores que forma o grosso da coluna.
Em síntese, diria que tudo assenta em três vectores fundamentais:
TRABALHO, ORGANIZAÇÃO (PLANO DE ACÇÃO) E DISCIPLINA
13 Fev 2020
DESAFIO!
Lanço o desafio a todos os anteriores candidatos, e aos que se venham a apresentar numas próximas eleições, que nos sentemos à mesma mesa, para pensarmos o Sporting de hoje e de amanhã! Temos um enorme desafio pela frente. Não é tarefa fácil, mas, o desígnio, bem merece o nosso pleno esforço.
20 Fev 2020
NÃO PODE VALER TUDO!
Se já vendemos os melhores, quase todos, e não investimos em quem possa vir a substituí-los, como iremos sobreviver desportivamente e financeiramente? Frederico Varandas diz, na citada entrevista, que irá deixar o Sporting melhor do que encontrou. Bem, isso seriam boas notícias numa campanha eleitoral, mas, findo ano e meio de mandato, o que vemos, não suporta esta afirmação. O que sobra, do plantel actual, depois de vendidas as “jóias da coroa”, é muito pouco. Se é este o projecto de Varandas para o Sporting, então ele está no clube errado
29 Fev 2020
CRIANDO PONTES!
Em democracia governa-se ganhando eleições. E, democraticamente, critica-se quem “governa”, como forma de lembrar as promessas feitas eleitoralmente. Os mandatos são para se cumprir, mas, as promessas/programas, também!
Sempre, e especialmente por estes dias, o Sporting precisa de todos nós! Nenhum sportinguista, seja ele sócio, adepto ou simpatizante, está dispensado de dar o seu contributo para podermos definir:
•             Que Sporting pretendemos.
•             Que caminhos devemos percorrer.
•             Que programa adoptar para atingir o caminho definido.
•             Quem terá a capacidade para liderar, de forma séria e capaz, um programa destes.
Sem individualismos, nem interesse pessoais, tendo como interesse comum honrar e ser-se digno deste Símbolo que dizemos gostar, acredito que seremos capazes de voltarmos a ser: SPORTING.
Todos juntos, vamos conseguir!
05 Mar 2020
“CRIAR PONTES”, JÁ EM ANDAMENTO!
Os problemas são de uma evidência gritante, que nenhuma técnica de comunicação, por mais sofisticada que seja, consegue branquear!
Caras e caros sportinguistas, a hora não é de procurar temas que derrubem os actuais Órgãos Sociais do Sporting, pois, infelizmente, eles fazem isso por si. A hora é de encontrar soluções, que não passem por quem viabiliza os problemas.
A colaboração de todos é indispensável! Pois, independentemente dos problemas, temos que seguir em frente coesos e unidos pelo mesmo amor ao Sporting. É nos momentos difíceis que vemos os amigos e, neste caso, os que amam de verdade o Sporting não o podem abandonar. Criticar, sim! Mas nunca perdendo a elevação e os valores basilares do Sporting Clube de Portugal!
12 Mar 2020
“Quem vê caras, não vê corações”!
Os seus erros de análise e de gestão, são de uma dimensão colossal e com prejuízos “incalculáveis” a curto, médio e longo prazo que não consigo ver outro contributo sério, para o Clube, que não seja um assumir do tremendo falhanço que tem sido esta gestão. Lá diz o ditado” Quem semeia ventos colhe tempestades” e esta direcção tem sido eximia em semear ventos com a abertura das mais conflituosas janelas no universo sportinguistas.
19 Mar 2020
TEMPO DE “RECLUSÃO” E DE REFLEXÃO
Este é um momento ímpar na vida de todos nós! Estamos a viver uma experiência terrível, onde, a mãe natureza, nos confronta com a nossa pequenez e efemeridade.
No Sporting, que queremos construir, não há lugar para divisões nem individualismo! Temos que construir um clube de todos e para todos. Um clube unido e forte, aonde todas as vozes, que transmitam amizade, saber e entrega ao Sporting, tenham lugar.
26 Mar 2020
TEMPO DE UNIÃO!
“Porque é aos sportinguistas que me dirijo, mais directamente, peço-vos que, este período, que nos convoca para um desafio global, sirva como catalisador para nos unirmos…”
2 Abr 2020
E DEPOIS DO COVID-19…?
Os milhões que a indústria do futebol movimenta têm servido mais para enriquecer os clubes ou os seus agentes e jogadores? Pois…
9 Abril 2020
ASSIM, NÃO!
“Dizer mal, por dizer, para além de demonstrar uma enorme falta de carácter, também expõe a fragilidade da pessoa, perante o assunto em análise.”
Nós, sportinguistas, se nos queremos compaginar com a memória dos feitos do nosso amado clube, temos que pautar a nossa opinião pelos princípios basilares da vida em sociedade. Podemos e, quando se justifique, devemos discordar dos outros, mas respeitando sempre a opinião destes. Infelizmente, não é o que tem acontecido em inúmeros fóruns que debatem temáticas do nosso Sporting. Sei que não é exclusivo do nosso clube, mas isso não legitima situações deploráveis com que nos confrontamos sistematicamente.
16 Abril 2020
A FORMAÇÃO É A SOLUÇÃO!
O Sporting tem que voltar a ter uma academia de formação que se compagine com o seu passado. Dela devem sair jogadores para constituir o grosso da nossa equipe principal que, com 3 ou 4 contratações de referência, possam formar uma equipa ambiciosa que lute pelos lugares cimeiros e traga títulos ao Sporting. Assim, não só fazemos uma enorme contenção de custos, não contratando ao desbarato e dando tiros para no escuro, como damos palco à nossa formação, valorizando, nacional e internacionalmente, os activos formados por nós.
23 Abril 2020
QUEM ELEGEMOS?
Tivemos o cuidado de aferir as competências dos que elegemos? Parece que não!
Ser eleito não é ser dono de nada! Mas sim, assumir a responsabilidade por algo que não é nosso! E diz-nos o berço que devemos respeitar o que é nosso e ainda mais o que é dos outros ou de todos! Ser eleito é ter a consciência de que as nossas acções terão consequências marcantes na vida de outros. A isso chama-se: Responsabilidade!
30 Abril 2020
PONTOS NOS IS…?!
Já há muito que participo activamente na vida do Sporting. E são muitos os que o podem confirmar! Pois, sempre reuni esforços e faço pontes para sermos cada vez mais coesos a lutar pelo bem comum do Sporting e dos sportinguistas!
Nunca luto pelo bem, do que quer que seja, contra ninguém!
Estarei sempre disponível para, no que estiver ao meu alcance, ajudar o nosso Sporting. De forma mais discreta ou pública, sempre o fiz e sempre o farei!
7 Maio 2020
A “VERDADE” SOBRE A VERDADE DESPORTIVA
Clubes, liga, federação, comunicação social, comentadores, politica, banca, justiça, comissão de arbitragem, agentes, jogadores, adeptos e muitos outros, todos contribuem para a falta de verdade desportiva.
14 Maio 2020
A “VERDADE” SOBRE A VERDADE DESPORTIVA: A “CULPA” DOS CLUBES!
Contribuirão para a verdade desportiva clubes com imensos jogadores contratados, para depois serem emprestados a clubes com menor capacidade financeira?
21 Maio 2020
A “VERDADE” SOBRE A VERDADE DESPORTIVA – A CULPA DOS PODERES
Desde há muito que a política se enrolou com o futebol, numa cama de interesses mútuos que nada dignificam o desporto e muito menos a verdade desportiva.
28 Maio 2020
A “VERDADE” SOBRE A VERDADE DESPORTIVA – GRITOS E APITOS
Quando aos “GRITOS” estes são a contribuição ruidosa e muito danosa, por parte de muitos adeptos e sócios dos clubes que, a troco de um qualquer resultado positivo das suas equipas, branqueiam qualquer acto de corrupção, pressão ou violação da verdade desportiva!
4 Junho 2020
A “VERDADE” SOBRE A VERDADE DESPORTIVA – A IMPOSSIBILIDADE DO DESEJÁVEL!
Vivemos tempos em que, ter um bom conjunto de advogados, é bem mais importante do que ter um bom corpo técnico ou até mesmo um bom plantel.
Política e futebol nunca se divorciarão!
Em troca de um título, os adeptos e sócios tudo branqueiam!
FPF, Conselho de Arbitragem, LIGA e demais instituições competentes não estão interessadas na verdade desportiva.
Os clubes, com a contratação de dezenas de jogadores excedentários aos seus planteis, para emprestarem a adversários, do mesmo campeonato, incentivam uma política que em nada serve a verdade desportiva. Devia ser proibido o empréstimo de jogadores a clubes que competem no mesmo campeonato.
A comunicação social não contribui em quase nada para a verdade desportiva. Bem pelo contrário, salvaguardando-se algumas raras exceções, vivem incendiando os ânimos pois sabem que as audiências vivem de populismos, violência e confusão. Alguns programas são uma afronta ao desporto.
As instituições financeiras criam uma desigualdade enorme, que corrompe a verdade desportiva! Os milhões e milhões de dívidas perdoadas, ao redor dos clubes e de muitos dos seus dirigentes, é vergonhoso.
A justiça, no seu seio, há muito que deixou de ser isenta!  Não pode haver verdade desportiva quando a justiça serve para branquear atentados à verdade!
A VERDADE? A verdade é que o futebol profissional NADA TEM DE “DESPORTO”! É uma indústria com contornos muito escuros E POUCO SÉRIOS, que existe para servir muitos interesses que não o espetáculo. Que não o desporto!
11 Junho 2020
“SEIXAL”
 Este é um daqueles casos em que o polvo é vítima dos seus próprios tentáculos!
Governo e Assembleia da República têm obrigação de tomar medidas sérias e céleres que possam colocar um travão neste estado de desgoverno do futebol! É urgente a separação entre poder político/governativo e clubes de futebol! Esta afronta à verdade desportiva cria o ambiente propício para acontecimentos como o do Seixal e tantos outros.
18 junho 2020
“DIVIDIR PARA REINAR?!”
Uma segunda volta nas eleições, caso nenhum candidato obtenha mais de 50% dos votos, numa primeira volta, é imprescindível para a coesão dentro do Sporting e para a implementação de projetos e programas de fundo, que o Sporting tanto precisa!
25 Junho 2020
DAS PALAVRAS AOS ACTOS
Neste contexto decidi que irei enviar ao Senhor Presidente da Mesa Assembleia Geral, devidamente fundamentado e suportado legalmente, um pedido de revisão dos estatutos que possam acolher estas alterações, tão aclamadas por tantos sócios.”
2 Julho 2020
CANDIDATOS A QUÊ…?
Não usem o Sporting como trampolim para o ego ou como uma lotaria! O Sporting está muito debilitado para mais experiências e aventuras! O Sporting precisa de quem esteja interessado em servi-lo com profissionalismo, dedicação, amor e honestidade!
9 Julho 2020
EU DIGO NÃO AO I-VONTING!
Assim, vejamos:
 O I-Voting:
1. Afasta os sócios do Sporting!
2. Esvazia o simbolismo do acto eleitoral.
3. Cria uma enorme suspeita, em termos de transparência e manipulação dos resultados eleitorais. Todos sabemos a fragilidade destes sistemas, altamente suscetíveis de serem subvertidos.
4. Sócios mais antigos, sem ligação às novas tecnologias, podem sentir-se excluídos.
O voto presencial nos núcleos:
1. Aproxima os sócios ao Sporting criando um dia de enorme força sportinguista!
2. Mobiliza os sócios e confere um enorme simbolismo ao acto eleitoral.
3. Cria mobilização dos sócios, em representação das listas, nas assembleias de voto.
4. Obriga a uma campanha eleitoral mais abrangente, em termos territoriais, fazendo com que os candidatos percebam as diversas realidades do universo sportinguista.
5. Aproxima os sportinguistas do Sporting e de quem o representa pelo mundo
6. Confere maior transparência ao acto eleitoral.
7. Dá importância aos núcleos e fá-los participar mais ativamente na vida Sporting.
Face ao exposto, não consigo compreender como se pode pensar em I-Voting! Este não serve o Sporting mas pode servir quem dele queira servir-se!
16 julho 2020
TOLERÂNCIA – RESPEITO – UNIÃO – SPORTINGUISMO!
Se os sportinguistas não se respeitam, nem respeitam o Sporting, quem nos respeitará? … Andamos a criar inimigos dentro do próprio Sporting! Tratamos quem pensa de forma diferente de nós, como um inimigo e isso é destruir os valores do Sporting. Um clube eclético, nas modalidades, e que também o deve ser no pensamento associativo!
23 Julho 2020
APITO INQUINADO
O Conselho de Arbitragem – designado daqui em diante por CA – não pode funcionar como o sindicato dos árbitros! Ele existe, de acordo com a redação do Regimento do Conselho de Arbitragem, no seu artigo 2º, para: “Compete ao Conselho de Arbitragem coordenar e administrar a actividade da arbitragem nas competições que decorram no âmbito das provas organizadas pela AFP”. Assim, não se compreende como o CA venha constantemente a terreiro em defesa da arbitragem, quando esta comete os mais elementares e comprovados erros! O CA deve exigir profissionalismo aos seus funcionários. Sim, funcionários, pois estes são pagos, e de momento bem pagos, para exercerem esta função! Note-se que alguns árbitros ganham mais do que alguns dos jogadores.
A Federação Portuguesa de Futebol tem estado muito calada sobre este enorme elefante branco, que está no meio da sala! Parece que só se aplica na sua projecção internacional, desmerecendo a sua competência interna.
30 Julho 2020
Sou a favor da estabilidade e do cumprimento dos mandatos! Mas, qual é o acto de gestão, mais pacificador e construtivo, para a vida da nossa Instituição:
a) Manter, perante estes factos, os actuais órgãos sociais, a todo o custo, e até pode custar o futuro do Sporting?
b) Estes órgãos sociais, numa prova de Sportinguismo e de consciência, demitirem-se?
Penso que a demissão, por iniciativa própria, é o mais sensato e que melhor serve os superiores interesses do Sporting.
Depois de muita ponderação, faço este apelo aos diferentes Órgãos Sociais do Clube: Em nome do Sporting, e do que não tenho dúvidas que sentirão pelo Sporting, demitam-se! Admitir que não se tem a capacidade para tal, também é um acto de boa gestão, honestidade, abnegação e sportinguismo!
  Comentários
Mais Opinião
Joaquim Coutinho Duarte
SÓ COESOS E ORGANIZADOS VAMOS VENCER
Seremos capazes e temos liderança para o efeito? Fica a questão…
Joaquim Coutinho Duarte
SILÊNCIO QUE BRANQUEIA
Senhor Presidente da Assembleia Geral, chegou a hora de demonstrar que honra o lugar que lhe foi confiado, e que é merecedor de tal prestígio!
Joaquim Coutinho Duarte
SOMOS UM CLUBE ARRASADO PSICOLOGICAMENTE
Só nos resta suplicar: SALVEM-NOS! Que nós, por nós mesmos, estamos incapazes!
Joaquim Coutinho Duarte
TRABALHO, ORGANIZAÇÃO (PLANO DE ACÇÃO) E DISCIPLINA
Todos devem dar o seu melhor para resolver esta divisão que existe. Não podemos continuar de costas voltadas, uns para os outros, fazendo “um favor” aos nossos adversários.
Joaquim Coutinho Duarte
DESAFIO!
Lanço o desafio a todos os anteriores candidatos, e aos que se venham a apresentar numas próximas eleições, que nos sentemos à mesma mesa, para pensarmos o Sporting de hoje e de amanhã!
Joaquim Coutinho Duarte
NÃO PODE VALER TUDO
Se já vendemos os melhores, quase todos, e não investimos em quem possa vir a substituí-los, como iremos sobreviver desportivamente e financeiramente?
Joaquim Coutinho Duarte
CRIANDO PONTES
Em democracia governa-se ganhando eleições. E, democraticamente, critica-se quem “governa”, como forma de lembrar as promessas feitas eleitoralmente. Os mandatos são para se cumprir, mas, as promessas
Joaquim Coutinho Duarte
“CRIAR PONTES”, JÁ EM ANDAMENTO
Os problemas são de uma evidência gritante, que nenhuma técnica de comunicação, por mais sofisticada que seja, consegue branquear!