summary_large_image
PARADOXOS NO SALOON
Sob o olhar paternalista de Mathieu, Jovane teve a “permissão” do decano francês para marcar mais um “golaço” de livre direto.
Imagem de destaque22 Jun 2020, 09:00

Completa que está a 27.ª jornada, ascendemos ao 3.º posto do campeonato, posicionando-nos, assim, num lugar que garante acesso direto á fase de grupos da Liga da Europa. Havendo somente 21 pontos em disputa, é já pouco crível que Benfica ou Porto percam a vantagem de 15 pontos que possuem sobre o Sporting, pelo que, o acesso ao playoff da Champions League é, praticamente uma miragem. Olhando para o “retrovisor”, os nossos perseguidores Braga e Famalicão, ambos com vantagem direta sobre nós, distam agora 2 e 5 pontos respetivamente. Rio Ave, que também tem vantagem direta sobre nós, está agora a 8 pontos de distância, fruto da derrota com os encarnados. Se o panorama classificativo está agora um pouco melhor, é sempre bom lembrar que ainda temos de jogar no Dragão e na Luz, pelo que não há margem para erros na deslocação á Cidade do Futebol, para defrontar a Belenenses SAD, treinada por Petit, que, estranhamente ou não, faz dos jogos com o Sporting uma questão de vida ou de morte….

Relativamente ao jogo da quinta-feira passada, o Sporting confirmou a condição de favorito frente á equipa tondelense, com a qual tínhamos uma malapata nos jogos em Alvalade. Sob o olhar paternalista de Mathieu, Jovane teve a “permissão” do decano francês para marcar mais um “golaço” de livre direto. O 2º golo, de penalty, nasceu duma combinação muito interessante entre Jovane e Nuno Mendes. Sporar marcou e colocou o resultado em 2-0. Na segunda parte, destaque para a inacreditável não marcação de penalty sobre Coates, aos 49 minutos, por parte tanto de Manuel Oliveira bem como do VAR. Lembrar ainda que, se contra o Paços de Ferreira constavam na ficha de jogo cinco jogadores que se encontravam na Academia do Sporting antes de 2018 (1) (Maximiano, Quaresma, Jovane, Nuno Mendes e Pedro Mendes), tivemos desta vez seis, com a inclusão de Joelson Fernandes (2), provando, mais uma vez, que a Academia nunca deixou de produzir, desde que haja capacidade e vontade em aproveitar o que ela produz.

Foi novidade a semana passada, enquadrada no processo de renumeração, que o cartão de sócio e gamebox este ano seriam um só (3). Se se percebe a preocupação de ser eficiente no que respeita à produção de cartões, não ficou clarificado como resolvem um paradoxo que esta situação cria. Se por um lado o cartão de sócio é pessoal e intransmissível (4), pelo contrário, a gamebox é transmissível para a mesma tipologia de espetador (5). Acreditando que os responsáveis certamente pensaram antecipadamente nesta questão, ficamos a aguardar esclarecimentos que resolvem esta ambivalência.

Como nota final, uma palavra para a iniciativa “Sporting Com Rumo”, cujas duas primeiras jornadas decorreram na semana transata, com transmissão no Youtube (6). Só um grande Clube é que poderia juntar, em 2 painéis distintos,personalidades da sociedade portuguesa com este relevo e proeminência. Énatural que pessoas como Ângelo Correia, Jorge Coelho, Pires de Lima, Luís Filipe Menezes aportem uma mais-valia de experiencia dado já terem exercido cargos de responsabilidade pública e, só por isso, vale a pena perder um pouco de tempo para ouvir o que têm a dizer, mesmo que se perceba, para os que seguem mais de perto os meandros do futebol português, que lhes falta algum “conhecimento do terreno”, de como as coisas verdadeiramente se passam nos campos, nos corredores tanto dos estádios, como nos das instituições desportivas. Ainda assim, não é correta a postura de alguns que, tal como cowboys no saloon das redes sociais, procuram uma expressão menos conseguida ou ambígua, para de imediato disparar sobre tudo e todos. Se sempre se ouviu que no Sporting se refletia pouco, se se ouvia que se pensava pouco Sporting, pode-se compreender este fenómeno?Um paradoxo! A riqueza do Sporting está na sua pluralidade e diversidade – haja pois inteligência e sabedoria para a saber usar!

Diretor Leonino

  1. https://www.zerozero.pt/search_player.php?tipo=0&op=all&nac=1
  2. https://www.zerozero.pt/jogador.php?id=441009&search=1&search_string=joelson+fernandes&searchdb=1
  3. https://www.sporting.pt/jornal-gratis
  4. https://www.sporting.pt/pt/ajuda– ponto 6
  5. https://www.sporting.pt/pt/ajuda/gamebox – ponto 24
  6. https://www.youtube.com/channel/UCPwrDBrfqmWAM0MSn7luKUQ
  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
Imagem de destaque
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
Imagem de destaque
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
Imagem de destaque
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
Imagem de destaque
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
Imagem de destaque
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.