summary_large_image
QUANTO VALE UM DÓLAR NESTA PÁSCOA?
Um plantel que passou a época em “serviços mínimos” vai continuar a receber a 100%? Rúben Amorim vai receber a 100% para treinar no sofá?
Imagem de destaque06 Abr 2020, 09:09

Iniciando-se a Semana Santa que, de acordo com a tradição cristã, começou ontem, no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, a maioria de nós continua em casa, atrasando o avanço de um inimigo invisível, ganhando tempo para que, enquanto sociedade, possamos aguentar o embate desta ofensiva silenciosa, com o mínimo possível de fatalidades. A este propósito, referência para um estudo intitulado “Pandemias deprimem a economia, as intervenções de saúde pública, não: evidências da gripe de 1918” (1), por investigadores norte-americanos, no qual se conclui que as cidades que foram estritas e rigorosas, até ao fim, com as medidas de isolamento social, mantiveram a sua capacidade intelectual e operacional, para após a pandemia, se reerguerem rapidamente e ultrapassarem até outras que não foram tão cuidadosas (2). Pois então, mantenhamo-nos, nós, e os que nos são próximos, resolutos, neste braço de ferro com o Covid-19, que, em terras Lusas, não está a ser tão implacável como nas martirizadas Itália e Espanha.

No mundo do desporto, com enfoque para o futebol, os ajustes e restrições não param. Neste momento, até na endinheirada Premier League, os clubes estão em conversações para que osfutebolistas tenham um corte de 30% nos vencimentos (3). Liverpool, Tottenham, Norwich e Bornemouth já têm os seus funcionários, excluindo futebolistas, em situação de layoff (4). No caso do Tottenham, são cerca de 550 pessoas nesta situação (5).

É pois preocupante a situação atual do Sporting. Com um Presidente ausente, por imperativo do Estado de Emergência, após a contratação estratosférica de Rúben Amorim, por 10 milhões de euros, com um plantel desvalorizado pelas más opções tomadas por quem o construiu e geriu (6), uma demissão do administrador que tinha o planeamento estratégico, os sócios e acionistas continuam sem saber quem está ao leme, que soluções estão a ser pensadas, como se vai contornar a quebra de receitas. Um plantel que passou a época em “serviços mínimos” vai continuar a receber a 100%? Rúben Amorim vai receber a 100% para treinar no sofá? Os funcionários do Sporting vão ser postos em layoff? Tudo questões que devem ser esclarecidas aos sócios e acionistas, por quem estiver a liderar o Clube e SAD, que espantosamente não são exploradas pela generalidade da imprensa.

Esta semana, veio a mesma imprensa fazer um apelo contra a partilha por email, WhatsApp e redes sociais, numa clara violação dos direitos de autor à totalidade dos jornais e revistas nacionais (7). A missiva assinada, entre outros, por Otávio Ribeiro, Vítor Serpa e Bernardo Ribeiro exorta mesmo os leitores a assinarem as edições digitais das publicações, de forma a mitigar a “ameaça à sustentabilidade financeira das empresas, à informação livre e independente e no limite põe em causa milhares de postos de trabalho” (7). Partilhando destas preocupações, sendo também o Leonino vítima de uso abusivo dos seus artigos, por parte de terceiros, não obstante ser jornal online registado na ERC, refletiria, primeiro, por que razões os clientes, os leitores, muitas vezes não estão disponíveis para custear esse trabalho. Talvez Henry Ford já o tenha descoberto quando afirmou: The man who will use his skill and constructive imagination to see how much he can give for a dollar, instead of how little he can give for a dollar, is bound to succeed (8). Pela parte do Leonino, faremos sempre jornalismo sério, publicando o que temos a publicar, doa a quem doer, pois acreditamos que é na qualidade do conteúdo que se conquista os leitores.

Diretor do Leonino
  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
Imagem de destaque
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
Imagem de destaque
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
Imagem de destaque
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
Imagem de destaque
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
Imagem de destaque
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.