summary_large_image
QUEM NÃO APARECE, ESQUECE!
Mais de 24 horas passadas, o Presidente não deu a cara, esclarecendo se ele e a sua Direção sentem condições para continuar, após esta “moção de censura”.
Imagem de destaque28 Set 2020, 10:00

Esta quinta-feira, dia 1, pelas 20:00 temos o jogo decisivo, a uma só mão, de acesso á fase de grupos da Liga Europa, no Estádio José Alvalade. Os austríacos do Lask Linz, que defrontámos a época passada por duas vezes, serão o derradeiro obstáculo para que, desejavelmente, o Sporting se encontre, no dia 2, no sorteio da fase de grupos. A equipa do Sporting encontra-se respaldada em duas vitórias que, certamente, deverão elevar o moral e concentração para este jogo. Ontem, na Mata Real, o Sporting realizou um jogo tranquilo, perante um adversário que nunca conseguiu verdadeiramente pôr-nos á prova. Primeiro, Jovane Cabral, de penalty, e depois o capitão Sebastian Coates, à ponta de lança, após assistência “aérea” de Feddal, na área adversaria, marcaram pelos Leões. Já na passada quinta-feira, frente aos escoceses do Aberdeen, tivemos um jogo mais sofrido, sobretudo após os 70 minutos de jogo, onde a vantagem alcançada através do golo de Tiago Tomás, com assistência do intermitente Vietto, ia sendo posta em causa, nomeadamente aos 87 minutos, por Hedges. Sem brilhantismos, com imagem de serviços mínimos conseguidos, a qualificação para a ronda seguinte foi alcançada. Esperemos, pois, que as medidas e procedimentos tomados, para conter o surto de COVID-19 na equipa e staff, produzam efeitos, reforçando o lote de disponíveis contra os austríacos, pois, recordando a vitória sofrida, do ano passado em casa, precisamos de estar prevenidos para se evitarem dissabores.

No passado Sábado, mais de 3000 sócios deslocaram-se a Alvalade para participar, ou melhor, apenas votar, na Assembleia Geral do Clube que versava sobre o Relatório e Contas de 19/20 e Orçamento para 20/21 (1). Antes do mais, deixem-me referir o prazer que foi, nesta agradável tarde, quase meio ano depois devido ao malfadado COVID, voltar a envergar a “Verde e Branca”, voltar a poder falar, de viva voz, revendo caras conhecidas que fazem parte da nossa vivência Sportinguista sempre que estamos no Estádio José Alvalade. Acredito que muitos dos que lá estiveram também disfrutaram desta sensação de podermos voltar à nossa “casa”. Diga-se, em abono da verdade, que a votação estava bem organizada, permitindo um fluxo contínuo de pessoas, sem grandes esperas. Quanto aos resultados, comunicados por Rogério Alves ao final da noite, na Sporting TV, foram bastante claros, ao rejeitarem, praticamente com as mesmas percentagens, tanto Relatório e Contas, como o Orçamento. Conforme referiu, e bem, o Presidente da Mesa Rogério Alves, compete ao Conselho Diretivo, liderado por Frederico Varandas, a análise dos resultados (1). Poucos minutos depois, surgia um comunicado do Conselho Diretivo….

Efetivamente, a Direção de Varandas reagiu, no site do Sporting (2), afirmando que irá voltar a submeter oportunamente os documentos á Assembleia Geral, bem como ponderar introduzir alterações no Orçamento, de forma a ajustá-lo à presente realidade. Isto não é uma análise, nem sequer uma reação, mas uma mera formalidade perante a Assembleia Geral que deliberou a rejeição dos documentos. Mais de 24 horas passadas, o Presidente não deu a cara, esclarecendo se ele e a sua Direção sentem condições para continuar, após esta “moção de censura”. Conforme tinha referido no meu texto da semana passada (3), esta não era uma altura para Varandas se ”fazer de morto”, estratégia que lhe terá sido soprada aos ouvidos, quiçá, por quem o assessora e tem ocupado o seu lugar, nas representações institucionais…

A liderança do Sporting não pode ser dada em outsourcing, sendo que ao longo dos últimos tempos várias situações difíceis de compreender aconteceram, não havendo a consideração e respeito pelos Sócios em as explicar. Desde a menorização moral, pública, perante o Braga de Salvador, passando pela renomeação avulsa da Academia para Cristiano Ronaldo (4), sem qualquer explicação, nem aparente retorno, com total desinteresse público do internacional português, que, a propósito, não fez qualquer declaração (5). Desde a atribuição, a um campo, do nome de um futebolista que nos anos 80 e 90 simbolizou, para muitos Sócios, a figura dum traidor ao clube, em duas ocasiões (6), passando por uma cena caricata, com gaiolas de pombos, passada em pleno Estádio José Alvalade, transmitida pelas redes oficiais do Aberdeen (7), que, ao que parece, passearam á vontade, sem qualquer tipo de supervisão. Uma ausência total de noção perante a grandeza da instituição e seus Sócios, aos quais se encomenda um quadradinho com 3 frases, num qualquer jornal de classificados, para explicar cada uma destas bizarrias. No passado Sábado, os Sócios deram “o troco” a isto tudo! Se há coisa que devia estar fresca na memória de todos é que os Sócios não são propriamente fans de Presidentes autistas e prepotentes. Seja dos que falam muito ou dos que se escondem!

Diretor Leonino

 

  1. https://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/noticias/2020-09-27/jornada-de-grande-participacao
  2. https://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/comunicados/2020-09-26/comunicado-sporting-clube-de-portugal
  3. https://leonino.pt/opiniao/leoes-rugem-carneiros-calam-se/
  4. https://leonino.pt/sporting-cp-e-ronaldo-juntos-na-academia/
  5. https://leonino.pt/cr7-nao-deu-eco-a-academia-cristiano-ronaldo/
  6. https://leonino.pt/futre-premiado-com-nome-em-campo-na-academia/
  7. https://www.abola.pt/nnh/2020-09-25/liga-europa-aberdeen-viu-o-que-nao-esperava-em-alvalade-video/861754
  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
Imagem de destaque
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
Imagem de destaque
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
Imagem de destaque
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
Imagem de destaque
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
Imagem de destaque
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.