summary_large_image
QUEM NÃO SE SENTE, NÃO É FILHO DE BOA GENTE
Depois de muita ponderação, faço este apelo aos diferentes Órgãos Sociais do Clube: Em nome do Sporting CP, e do que não tenho dúvidas que sentirão pelo Sporting CP, demitam-se!
30 Jul 2020, 09:45

Caras amigas e caros amigos Sportinguistas,

Diz o povo na sua enorme sabedoria e é verdade: “Quem não se sente, não é filho de boa gente” e eu, como o sou, por isso aqui deixo o que sinto! Mas, atendendo a todas as estas evidências, que vou passar a enumerar, será que seremos todos?! Recordo que, nunca e em tempo algum, faço juízes de valores sobre as pessoas, mas sim destas no exercício das suas funções!

Assim sendo, vejamos:

1- Fomos ao Algarve, num jogo com o nosso rival, perdemos 5 -0. Ouvimos declarações de tranquilidade aos Sportinguistas. Numa perspetiva de que tudo estava previsto e controlado. Numa atitude descabida quando, como todos sabemos, se tratava de um dos momentos que marca, desde sempre, o futebol no nosso país. Ou seja, um dérbi lisboeta que tanta paixão e arte já inspirou!

2- Quando milhares de Sócios levantaram a voz, preocupados com o rumo do Clube, e no pleno direito de escrutínio desta direcção – pois uma eleição não é um cheque em branco – foram enxovalhados e escorraçados!

3- Trocamos várias vezes de treinador, sem critério , sem objectivo, por pessoas que se sabia à partida que não estavam à altura da grandeza do Sporting CP, nem habilitados para a função!

4- Empurrámos para fora atletas que faziam a diferença e que marcavam golos! Alguns deles por valores muito abaixo do seu valor de mercado, numa esfarrapada desculpa que era para baixar custos, quando, como veremos à frente, se assumiram compromissos muitos mais dispendiosos com quem ainda nem provou nada no mundo do futebol!

5- Fomos buscar atletas lesionados que nunca jogaram! Outros que nunca tinham provado nada! E outros que mostraram ser tudo menos atletas de futebol! Não acrescentaram nada e até desvalorizaram o plantel!

6- Detonamos o valor patrimonial e desportivo do Clube. Numa delapidação de património como nunca antes havíamos visto!

7- Ridicularizamos, perante o mundo, o Clube em si, rotulando-o de possuidor de uma contabilidade de lanchonete. Mostrando uma nítida falta de senso e profissionalismo!

8- Na venda do nosso maior activo de então – o Bruno Fernandes -, afirmou-se de forma infantil que tínhamos conseguido enganar os ingleses, relativamente à transferência do atleta. Hoje, este mesmo atleta, segundo a imprensa da especialidade, vale quase o dobro do que o Manchester United pagou por ele! Um negócio pouco claro e que, poderá ter tido, como contrapartida, para quem o mediou, o pagamento de uma clausula milionária por um treinador em fase de formação!

9- Adquirimos, pelo terceiro maior valor monetário de sempre no mundo, um candidato a treinador ao nosso rival para a disputa do terceiro lugar. Reforçando, financeiramente, o nosso adversário directo desta época.

10- Perdemos, para o clube que nos vendeu o candidato a treinador, o terceiro lugar, perdendo o acesso directo a UEFA e três milhões de euros.

11- Ouvimos, após o jogo diante do SL Benfica, a insensibilidade do treinador pago a peso de ouro para com tudo isto! Afirmando que nada era com ele. Que não estava preocupado! Que era tudo igual, mesmo tendo perdido! Dizer isso, quando, nada é igual, quando se perde um dérbi?!

12- Vimos o presidente da Braga fazer uma comunicação de vitorioso, porque ficou em terceiro lugar! Vitorioso porque facturou connosco, o que seria por 10 milhões, e já atinge a cifra de 14 milhões. Mais uma vez, o Sporting CP, demonstrou uma gestão de tesouraria deficiente e altamente prejudicial ao clube. Como se pode explicar um aumento de 40% em custas/juros, numa transferência, que por si só, já é inaplicável pelo montante astronómico envolvido?!

13- Há 4 meses afirmamos que tínhamos dinheiro e não pagávamos porque não queríamos, dando uma imagem de clube não cumpridor.

14- Ficamos a 22 pontos do campeão!

15- Fomos humilhados com o desempenho do nosso presidente nas entrevistas que deu! Chegou a ser ridícula a sua prestação e nada dignificante para o Sporting CP!

Depois de todos estes factos, indesmentíveis, que mais podem, os senhores do Conselho Directivo, fazer a favor do bom nome do Sporting CP e deles?

Sou a favor da estabilidade e do cumprimento dos mandatos! Mas qual é o acto de gestão mais pacificador e construtivo para a vida da nossa Instituição:

  1. a) Manter, perante estes factos, os actuais Órgãos Sociais, a todo o custo, e até pode custar o futuro do Sporting CP ?
  2. b) Estes órgãos sociais, numa prova de Sportinguismo e de consciência, demitirem-se?

Penso que a demissão, por iniciativa própria, é o mais sensato e o que melhor serve os superiores interesses do Sporting CP.

Depois de muita ponderação, faço este apelo aos diferentes Órgãos Sociais do Clube: Em nome do Sporting CP, e do que não tenho dúvidas que sentirão pelo Sporting CP, demitam-se! Admitir que não se tem a capacidade para tal, também é um acto de boa gestão, honestidade, abnegação e Sportinguismo!

Atendendo aos factos, que expõem uma nítida incompetência e inexperiência para as funções que foram eleitos, não resta uma outra alternativa que possa demonstrar algum amor pelo Sporting CP.

Faço este apelo não porque o desejasse! Mas sim porque o meu amor pelo Sporting CP e a grandeza do Sporting CP assim o exigem!

Estou certo de que os Sportinguista receberão com tranquilidade a vossa demissão e saberão reconhecer esse gesto de consciência em prol do futuro do Clube, com respeito.

Pelo Sporting CP e só pelo Sporting CP: TODOS SOMOS POUCOS PARA O MUITO QUE O SPORTING CP PRECISA DE NÓS!

Viva o Sporting Clube de Portugal!

  Comentários
Mais Opinião
Joaquim Coutinho Duarte
SÓ COESOS E ORGANIZADOS VAMOS VENCER
Seremos capazes e temos liderança para o efeito? Fica a questão…
Joaquim Coutinho Duarte
SILÊNCIO QUE BRANQUEIA
Senhor Presidente da Assembleia Geral, chegou a hora de demonstrar que honra o lugar que lhe foi confiado, e que é merecedor de tal prestígio!
Joaquim Coutinho Duarte
SOMOS UM CLUBE ARRASADO PSICOLOGICAMENTE
Só nos resta suplicar: SALVEM-NOS! Que nós, por nós mesmos, estamos incapazes!
Joaquim Coutinho Duarte
TRABALHO, ORGANIZAÇÃO (PLANO DE ACÇÃO) E DISCIPLINA
Todos devem dar o seu melhor para resolver esta divisão que existe. Não podemos continuar de costas voltadas, uns para os outros, fazendo “um favor” aos nossos adversários.
Joaquim Coutinho Duarte
DESAFIO!
Lanço o desafio a todos os anteriores candidatos, e aos que se venham a apresentar numas próximas eleições, que nos sentemos à mesma mesa, para pensarmos o Sporting de hoje e de amanhã!
Joaquim Coutinho Duarte
NÃO PODE VALER TUDO
Se já vendemos os melhores, quase todos, e não investimos em quem possa vir a substituí-los, como iremos sobreviver desportivamente e financeiramente?
Joaquim Coutinho Duarte
CRIANDO PONTES
Em democracia governa-se ganhando eleições. E, democraticamente, critica-se quem “governa”, como forma de lembrar as promessas feitas eleitoralmente. Os mandatos são para se cumprir, mas, as promessas
Joaquim Coutinho Duarte
“CRIAR PONTES”, JÁ EM ANDAMENTO
Os problemas são de uma evidência gritante, que nenhuma técnica de comunicação, por mais sofisticada que seja, consegue branquear!