summary_large_image
RENASCER NESTE NATAL
Liga Europa e Taça da Liga são objetivos que, dada a grandeza do Sporting, a sua conquista tem de estar na mira de Rúben Amorim e seus pupilos.
Imagem de destaque24 Dez 2022, 09:00

O Natal, sendo uma época de festa e recolhimento familiar, reveste-se este ano, em termos futebolísticos, de um carácter também de renascimento. Tal facto deriva de, após um inaudito Mundial em novembro/dezembro, recentrar-se de novo o foco nas competições nacionais.

Façamos primeiro um balanço do Mundial pois o mesmo terá impacto e “prolongamento” para o quotidiano nacional. As peripécias e entropia geradas de e a partir da própria da Seleção, mostram bem como, por vezes, os anos passam e quase nada muda. Alertei, no devido momento, que era motivo de estupefação a “carga” de Fernando Santos sobre Cristiano Ronaldo, completamente fora de tempo (1).

“Azar dos Távoras”, os 6-0 sobre uma Suíça debilitada por um vírus, segundo o seu responsável clínico (2), deram a ilusão que Cristiano Ronaldo já podia ser descartado, enquanto se dedicavam “odes ao novo Eusébio” (mais um!) de seu nome Gonçalo Ramos, promovido pela “turma” do costume. Pois bem, o choque de realidade veio logo com Marrocos, onde os “meninos do Seixal” (Ramos e Félix) mostraram toda a sua incompetência na hora da verdade, perante um adversário competitivo. Em desespero, Fernando Santos ainda colocou Cristiano Ronaldo, na última meia hora, para tentar livrar-se de responsabilidades, mas nem sequer soube montar o jogo de forma a servir um dos melhores avançados de sempre do futebol mundial. Que tal como astro mundial, por mais idade que tenha, ainda mete muito medo e respeito nas defesas contrárias. Assim, por contraste, enquanto a Argentina se uniu em torno dum Messi com 35 anos, Portugal sucumbiu aos interesses mesquinhos do costume. Uns acabaram campões mundiais, outros vieram com o “rabo entre as pernas” para casa, permitindo que uma seleção africana, pela primeira vez, chegasse a umas meias-finais.

No entanto, esta paragem parece ter feito bem ao Sporting. Amorim parece ter renovado não apenas o seu contrato, mas também o seu animo e capacidade de estimular a equipa. A exibição sólida e implacável com o Braga, na passada segunda-feira, num jogo de “mata-mata” para alcançar a final-four, da Taça da Liga, abre boas perspetivas para a segunda metade da época. São também bons os sinais de que se irá retocar o plantel, dotando-o de soluções para suprir os seus desequilíbrios. Liga Europa e Taça da Liga são objetivos que, dada a grandeza do Sporting, a sua conquista tem de estar na mira de Ruben Amorim e seus pupilos. Não esquecendo ainda o acesso direto à Champions, através da classificação final da Liga portuguesa.

Por último, dirijo-me aos leitores do Leonino desejando-lhes, em nome de toda a equipa, votos de um Bom Natal.

Diretor Leonino

 

(1) https://leonino.pt/opiniao/o-tempo-do-tempo/

(2) https://www.record.pt/internacional/competicoes-de-selecoes/mundial/mundial-2022/suica/detalhe/diretor-da-suica-revela-que-alguns-jogadores-foram-vitimas-de-um-virus-que-circulava-no-hotel

  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
Imagem de destaque
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
Imagem de destaque
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
Imagem de destaque
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
Imagem de destaque
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
Imagem de destaque
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.