summary_large_image
SER O MELHOR, TER OS MELHORES!
Acima de tudo, porque não se precaveu a tempo o Sporting, encontrando uma alternativa ao nível de Nelson Évora?
Imagem de destaque02 Nov 2020, 10:00

Ontem, assim que se soube a constituição da equipa do Sporting, parecia, finalmente, que Amorim se tinha rendido à evidência de que o Sporting necessitava de jogar com um ponta de lança. Confirmou-se. Uma exibição tranquila, contra uma equipa do Tondela que deixava jogar, permitiu alcançar o topo da classificação com uma goleada. O susto e as dificuldades que o Gil Vicente tinha imposto, na passada quarta-feira, terão servido como um “abre-olhos” definitivo de como abordar os jogos com as equipas que jogam para a manutenção na Liga NOS. No entanto, quem acompanha o campeonato português sem se deixar embriagar por boas vitórias como a de ontem, sabe que, a partir de agora, as dificuldades, perigos e armadilhas vão começar a aparecer. Na próxima jornada, existe uma deslocação, tradicionalmente difícil, a Guimarães. Exige-se pois que estrutura, staff e jogadores mantenham sobriedade, foco e olhos abertos em relação a concorrência. Em todas as vertentes. O jogo da sexta-feira passada, em Paços de Ferreira, é um bom reminder disso mesmo.

Na semana passada, causou alguma controvérsia, entre Sportinguistas, a informação de que Nelson Évora iria abandonar o Sporting. O medalha de ouro em triplo salto, tinha assinado pelo Sporting em 2016 (1), sinalizando, assim, um marco na estratégia do Clube em se afirmar como a maior potência desportiva nacional, resgatando o atleta olímpico ao velho rival. Para se ser o melhor, tem de se ter os melhores. Em 1907, os nossos fundadores sabiam-no e foram buscar vários jogadores ao então Sport Lisboa, oferecendo-lhes melhores condições (2). Igualmente, em 1914, assegurou-se que Artur José Pereira, o melhor jogador português desses tempos, viria para o Sporting, tornando-se o primeiro futebolista pago do futebol lusitano (3). É assim que as coisas funcionam. Sabendo que o tempo não perdoa ninguém, Nelson Évora ainda não obteve, num ano em que as temporadas foram interrompidas abruptamente, os mínimos olímpicos e teria um ordenado pesado (4). No entanto, a pandemia transformou Tóquio 2020 em Tóquio 2021. Se a decisão de não renovar parece uma medida de gestão financeira racional, o que não é admissível é que, num Clube com a dimensão do Sporting, a sucessão do atleta não ter sido preparada. Acima de tudo, porque não se precaveu a tempo o Sporting, encontrando uma alternativa ao nível de Nelson Évora? Em 2016, o Sporting teve a maior representação de sempre em Jogos Olímpicos, contabilizando 30 atletas, sendo 22 portugueses (5). Esta é uma área que merecia esclarecimentos e clarificação de objetivos perante os Sócios, ainda para mais com a saída de Sílvia Saiote no Gabinete Olímpico, em finais de 2019 (6), quando faltava meio ano para os jogos de Tóquio. Uma questão que Miguel Albuquerque deveria ter de responder caso não se encontrasse suspenso de funções. Assim sendo, quem presta contas?

Como seria de esperar, Pinto da Costa apresentou uma queixa-crime contra Varandas (7), na qual o apelidou de bandido em declarações no Aeroporto de Lisboa (8). Duvido que Varandas perca o sono com isso, servindo-lhe talvez este inimigo externo o propósito para unir as suas hostes. Com mais um exclusivo ao Record, Varandas, aproveitou o palco, dado por alguns melhoramentos no pólo EUL, para tentar passar a mensagem que recuperou a formação do Sporting (9). Em Portugal, todos sabemos que as inaugurações, anúncios e proclamações acontecem quando estamos perto de eleições. O Sporting Clube de Portugal, em consonância com o nosso país, não é diferente!

Diretor Leonino

  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
Imagem de destaque
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
Imagem de destaque
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
Imagem de destaque
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
Imagem de destaque
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
Imagem de destaque
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.