summary_large_image
TRANQUILIDADE DOS NOVE
Vou mais longe e acrescento o que Amorim não disse, mas fez subentender: foram as declarações de quem sabe que perdeu o campeonato.
01 Mar 2021, 10:00

No passado Sábado, o empate no jogo grande da jornada foi favorável aos interesses do Sporting. Num cenário em que os azuis e brancos tinham de assumir as despesas do jogo, de forma a encurtar distancias, a equipa do Sporting soube ser sólida quanto baste para aguentar com as investidas do adversário. Assim, coube ao Porto maior ascendente, conforme demonstram as estatísticas (1). Realce para a segurança que Adán transmitiu a toda a sua defesa. Sem grandes intervenções, a sua presença foi sentida em todos. Essa tranquilidade permitiu que o Sporting aguentasse o período de maior pressão do Porto, até cerca dos 75 minutos. Aí, tal como já foi sendo observado noutros jogos desta Liga NOS, dá ideia que o Porto “estoira” fisicamente, acabando o jogo já em sofrimento, abrindo brechas cada vez maiores nas suas linhas. Contrastando com a frescura física do Sporting, podemos até imaginar que, se o jogo tivesse mais alguns minutos, seria mesmo o Sporting a desfeitear o adversário, em contragolpe. Contas feitas, o Sporting manteve as distâncias, continua invicto, não deu vitamina moral ao seu adversário, mas perdeu um “ponto” para o Porto. Não, não é equívoco. Os azuis e brancos ficaram com vantagem direta, em caso de igualdade pontual no final do campeonato, tendo em conta o empate com golos na 1ª volta, pelo que a distância pontual, de vantagem, é, atualmente, de nove pontos (2). A vitória de ontem do Braga reforça, no que a nós diz respeito, a margem de nove pontos para quem nos persegue. Agora, o nosso foco é já na próxima sexta-feira, pelas 20h45, perante o Santa Clara.

Muito se falou das reações dos Sérgios (Conceição e Oliveira) no final do jogo. Como disse, e muito bem, Rúben Amorim, não devemos levar demasiado a peito por serem a quente (3). Eu vou mais longe e acrescento o que Amorim não disse, mas fez subentender: Foram as declarações de quem sabe que perdeu o campeonato. Estou a afirmar que o Sporting já o ganhou? Não! Mas os Portistas sabem que deixou definitivamente de estar nas mãos deles. É por esse prisma que se deve entender o tacticismo de Ruben quando diz “Se agora perdermos o título assumo a responsabilidade, jogadores não teriam culpa” (3). Mantendo a serenidade, desvia a pressão excessiva dos jogadores, mas mantém o foco, ao não morder o isco de proclamações de candidaturas. Que Ruben continue a manter a clarividência comunicacional pois, por aí, os rivais não têm encontrado o mínimo espaço, ao contrário de anos anteriores, para disseminarem dúvidas e divisões.

Na semana passada anunciámos que passaremos emitir a Leonino TV, em estúdio ou outras plataformas informáticas disponíveis (4). O projeto Leonino que nasceu em janeiro de 2020, não obstante os enormes desafios e constrangimentos que a pandemia trouxe, tem conquistado o seu espaço dentro do público Sportinguista, apresentando um crescimento sustentado, tanto em visualizações no site como em alcance nas redes sociais. É pois com regozijo que, paulatinamente, damos passos a enriquecer o projeto Leonino, com um formato cada vez mais dinâmico, indo ao encontro das expectativas dos Sportinguistas em terem o seu ponto de informação sobre tudo o que envolve o universo verde e branco. Longe vão os tempos em que muitos tentavam comprovar que o Leonino era uma lista encapotada ou, quiçá, um “partido político” dentro do Sporting. O nosso “track record”, bem como o facto de não dispormos de “grupos de apoio” a enaltecer as nossas publicações, é o maior atestado de isenção e independência da nossa ação. E assim continuaremos!

Diretor Leonino

  1. https://www.flashscore.pt/jogo/KdkUMDyJ/#estatisticas-de-jogo;0
  2. https://www.ligaportugal.pt/media/28502/20200930-rc.pdf
  3. https://leonino.pt/amorim-quando-estiver-a-tres-pontos-assumo-a-candidatura-com-video/
  4. https://leonino.pt/leonino-tv-em-breve-no-ar/
  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.