summary_large_image
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Imagem de destaque17 Fev 2020, 08:00

Inverno. 15 de Fevereiro. Sábado. Da noite em Vila do Conde, depois de um afortunado empate duma equipa do Sporting, que apenas compareceu em campo para marcar um penalty, tivemos, para estupefação de todos, uma inacreditável conferência de imprensa de Silas. Silas teve três tiradas inacreditáveis para quem é treinador do Sporting, mesmo com apenas o nível III da UEFA: “logo no primeiro minuto, numa bola parada, condicionou (….) a estratégia” (1), “Do mal o menos, conseguimos levar um ponto de um jogo difícil” (1), “Mas quem joga no Sporting tem qualidade para jogar aqui, no Rio Ave ou no Sp. Braga.” (2). Dado o futebol apresentado, os resultados obtidos, um quarto lugar sem certezas ainda sobre qualificação para a Europa em 20/21, apenas resta dizer que também Silas, pegando nas suas próprias palavras, tem qualidade para treinar o Sporting e também o Rio Ave ou Belém SAD de onde veio….

A noite de Sábado ficou também marcada pela derrota pesada, por 5-1, com o Lodi, de João Pinto, em Hóquei em Patins, ditando o afastamento dos atuais Campeões da Europa, da Liga Europeia. Isto, depois de no passado Novembro, no Futsal, também termos sido eliminados prematuramente, não podendo assim defender o título de Campeão Europeu. Fica para reflexão perceber qual a causa destas eliminações, não podendo o Clube defender o status e prestígio conquistados, após anos e anos de esforço sustentado. O Diretor Geral das Modalidades, Miguel Albuquerque, sempre lesto em comunicar boas notícias, terá também de assumir estes insucessos, tendo que redobrar esforços para que os títulos nacionais sejam reconquistados.

Mas já de manhã, o Sábado mostrava ao que vinha. Salgado Zenha, em entrevista ao Expresso, qual trovoada direta ao já debilitado ânimo Sportinguista, declarava que “Quando chegámos, o Sporting era uma rulote” (3). Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo…mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas. A entrevista insere-se na estratégia comunicacional, tantas vezes vista em Alvalade, de que a Direção em funções é que veio salvar o Sporting. Sem qualquer pejo de expor e diminuir a instituição, o “guião” é sempre o mesmo, mudando tão somente os protagonistas, hiperbolizando a situação encontrada e prometendo uma redenção futura.

E assim lá se passou um Sábado, sombrio e carregado, no Inverno a que o Sporting e os sportinguistas se votaram a si próprios, um inverno do nosso descontentamento, lembrando assim a referência às duas primeiras estrofes de Richard III de Shakespeare, que inspirariam o romance de John Steinbeck “O Inverno do Nosso Descontentamento” em 1961.

(1): https://rr.sapo.pt/2020/02/15/sporting/silas-do-mal-o-menos-conseguimos-levar-um-ponto/noticia/182170/
(2): https://maisfutebol.iol.pt/liga/15-02-2020/silas-e-as-ausencias-quem-joga-no-sporting-pode-jogar-no-rio-ave
(3): https://tribunaexpresso.pt/diario/2020-02-15-Quando-chegamos-o-Sporting-era-uma-rulote

Diretor do Leonino

 

  Comentários