summary_large_image
VEREMOS O QUE ACONTECE
Olhando para os rivais, dir-se-á que este ano se perspetiva uma “corrida a três”, em que o nosso plantel parece ser o menos apetrechado
Imagem de destaque04 Ago 2022, 09:00

É já este fim de semana que regressa a Liga Portuguesa! E logo com um Braga-Sporting, este domingo, pelas 18h. Uma deslocação tradicionalmente difícil onde esperamos que o Sporting saia vencedor. Das indicações da pré-época, onde se jogou com adversários de qualidade, como foram Roma, Sevilha e Wolves, deixaram algumas pistas sobre o que pode valer o Sporting 22/23.

Com efeito, as virtudes e os defeitos da época passada parecem subsistir. Uma equipa taticamente organizada no seu 3-4-3, confortável quando ganha vantagem sobre o adversário, com Pote a assumir de novo o protagonismo como em 20/21. Por seu turno, verifica-se que Amorim continua sem um “plano B” tático para quando a equipa é bloqueada e sem alternativas a Paulinho para o lugar de ponta de lança.

A nível de constituição de plantel também há observações a fazer. A defesa, à exceção de St. Juste, que tem um histórico apreciável de lesões (1), não foi reforçada. No meio-campo, para colmatar a saída de Palhinha, ingressou Morita, esperando-se que Ugarte se imponha definitivamente como o “6” leonino. No ataque, Trincão rendeu Sarabia, continuando a faltar uma alternativa a Paulinho que, ao ser perdulário frequentemente, exaspera os adeptos. Olhando para os rivais, dir-se-á que este ano se perspetiva uma “corrida a três”, em que o nosso plantel parece ser o menos apetrechado. Sabendo-se que também iremos disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões, parece-me um plantel curto para os desafios em vista.

Assentava, pois, que nem uma luva, que Cristiano Ronaldo fosse a grande surpresa do último dia de mercado em Alvalade. Resolveria o problema do número 9, sendo que Paulinho também sabe jogar em apoio ao ponta de lança, quiçá o lugar onde mais rende. Teria também o condão de reforçar o estatuto de equipa “Champions”, além do enorme aumento de assistências e visibilidade da marca Sporting. A dúvida seria se Amorim teria capacidade de gerir um plantel com uma estrela planetária. No entanto, se Amorim aspira, no futuro, a voos maiores, terá de se confrontar com este desafio mais cedo ou mais tarde. Veremos, pois, o que acontece.

A nível associativo, o Sporting parece ter entrado num estado de letargia. Tivemos, pois, Assembleia Geral para aprovação de orçamento, no passado dia 24 julho, coincidindo com o Troféu Cinco Violinos. Numa Assembleia, a funcionar entre as 10h e as 18:30h, que o Leonino acompanhou ao minuto (2), apenas 2.565 sócios se deslocaram para exercer o seu direito de voto. Comparando com os 31 mil que assistiram, de seguida, ao jogo com o Sevilha, é inegável o desinteresse dos Sócios, mesmo quando estava em discussão um aumento de quotas. Veremos também se este fenómeno é conjuntural ou veio para ficar.

Diretor Leonino

 

  1. https://www.transfermarkt.pt/jeremiah-st-juste/verletzungen/spieler/288253
  2. https://leonino.pt/assembleia-geral-do-sporting-ao-minuto-terminou-periodo-de-votacao/
  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
Imagem de destaque
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
Imagem de destaque
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
Imagem de destaque
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
Imagem de destaque
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
Imagem de destaque
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
Imagem de destaque
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.