Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0À semelhança daquilo que aconteceu com Rúben Amorim (LER AQUI), também João Palhinha ficou, esta terça-feira (13 de abril), a saber de que forma o seu sexto cartão amarelo na Liga NOS seria admoestado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Por sua vez, o leão terá de pagar uma multa no valor de 102 euros, mas não terá qualquer jogo de suspensão.
De recordar que, na sequência do quinto amarelo - visto diante do Boavista, na 15.ª jornada -, o médio leonino também não levou um jogo de castigo, uma vez que foi entregue uma providência cautelar ao Tribunal Central Administrativo do Sul para suspender a eficácia do mesmo, tendo Palhinha sido utilizado pelo treinador no jogo seguinte (frente ao Benfica).
Em março, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) acabou mesmo por suspender o castigo de um jogo, mas o cartão não lhe foi retirado. Palhinha viu amarelos nas rondas 1, 6, 9, 10, 15 e 26 da Liga NOS e, por a mesmo se tratar de um sexto amarelo, continuará nas contas dos verdes e brancos para o embate da próxima sexta-feira, frente ao Farense.
Futebolista que alinha na liga espanhola inaugurou o marcador no Santiago Bernabéu, mas não impediu goleada aplicada pelo clube da capital espanhola
|
0O Real Madrid derrotou o Las Palmas por 4-1, em jogo da 20.ª ronda da Liga espanhola. Fábio Silva - que foi aconselhado ao Sporting pelo ChatGPT no último mercado de transferências de verão - marcou logo aos 26 segundos, mas o conjunto da capital espanhola deu a volta ao resultado ainda na primeira parte.
Kylian Mbappé fez o 1-1, aos 18′, através de uma grande penalidade. Brahim Díaz completou a reviravolta pouco tempo depois, aos 33′. O avançado francês chegou ao bis ainda antes do intervalo, aos 36′. Rodrygo selou o triunfo, aos 57′, num encontro em que os merengues tiveram três golos anulados.
Benito Ramírez foi ainda expulso do encontro, à passagem dos 64 minutos. Neste momento, o Las Palmas é décimo quarto, com 22 pontos. Dário Essugo, médio emprestado pelo Sporting, ficou fora da ficha de jogo, devido a castigo (acumulação de amarelos).
Com esta goleada alcançada no Estádio Santiago Bernabéu, o Real Madrid aproveitou da melhor maneira a derrota do rival Atlético de Madrid (1-0 frente ao Leganés) e subiu à liderança da La Liga com 46 pontos, mas dois do que os colchoneros (42) e mais sete do que o Barcelona (39):
No início da presente temporada, Fábio Silva foi emprestado pelos ingleses do Wolverhampton ao emblema sediado nas Ilhas Canárias. Na presente temporada, o internacional A pela Seleção Nacional soma seis golos e duas assistências em 16 partidas disputadas.
Advogado reflete sobre o estado do Estádio Nacional, destacando memórias de grandes eventos, mas criticando a degradação do espaço
|
0Carlos Barbosa da Cruz, advogado e conhecido adepto do Sporting, partilhou recentemente uma reflexão sobre o Estádio Nacional do Jamor, um espaço que associa a memórias de grandes eventos desportivos e convívio, mas que também considera obsoleto.
Num texto intitulado 'Jamor em português suave', Barbosa da Cruz começa por exaltar a imponência arquitetónica e a integração do estádio na paisagem da mata do Jamor, descrevendo-o como "um regalo estético em qualquer regime". O advogado recorda as finais da Taça de Portugal em que o Sporting participou, momentos marcados pela festa e pelo convívio.
Contudo, lamenta o estado atual do Estádio Nacional, que considera degradado e pouco funcional. “A obsolescência da sua construção, coloca sérios problemas de acesso, segurança e conforto”, afirmou, recordando a “penosa espera” para entrar num jogo contra o Porto.
A recente apresentação do projeto de modernização do estádio pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) mereceu elogios, mas também críticas. Barbosa da Cruz reconheceu o mérito do projeto do arquiteto Aires Mateus, anunciado no âmbito das comemorações dos 110 anos da FPF. Contudo, criticou a falta de prazos concretos para o início e conclusão das obras, sublinhando que, em Portugal, “lançam-se os foguetes, apanham-se as canas, anuncia-se a obra, mas esta faz-se quando for possível”.
Para Barbosa da Cruz, há claros interesses publicitários e tentativas de beneficiar da atenção mediática neste tipo de iniciativas. “Quem está minimamente atento às movimentações do desporto português, percebe com facilidade porque é que estas coisas acontecem agora e quem tenta colher benefícios”, comentou.
Num tom mais crítico, concluiu que o estado próspero do futebol português deve-se, em última análise, ao impacto de Cristiano Ronaldo, sugerindo que muitas das melhorias no desporto têm como pano de fundo a popularidade do craque português. “Agradeçam-lhe”, rematou Barbosa da Cruz, num apelo à valorização do papel central do jogador na projeção do futebol nacional. Neste momento, a equipa de Rui Borges está nos quartos-de-final da Taça de Portugal (vai jogar contra o Gil Vicente) e continua na corrida para marcar presença na final.
Equipa leonina venceu a formação minhota por 5-0 e continua a apenas três pontos da equipa encarnada, que está no primeiro lugar
|
0A equipa de futebol feminino do Sporting venceu, este domingo, dia 19 de janeiro, o Famalicão por 5-0, em jogo a contar para a 13.ª jornada da Liga BPI. O Clube de Alvalade não deu hipóteses e goleou a formação minhota e regressa às vitórias depois do desaire no último encontro.
No duelo disputado no Estádio Aurélio Pereira, as leoas começaram a todo o gás e inauguraram o marcador logo ao minuto 6, por intermédio de Maiara Niehues, de grande penalidade. A equipa leonina marcou mais dois golos aos minutos 21' e 23', por Cláudia Neto e Beatriz Fonseca, respetivamente.
As verdes e brancas não tiraram o pé do acelerador na segunda parte e ampliaram ainda mais as contas diante da turma famalicense. Joana Martins aumentou para 4-0 aos 75 minutos e Telma Encarnação fechou o marcador em 5-0 já para lá do minuto 90.
Com esta vitória – a 17.ª em 22 jogos na presente temporada – as agora comandadas por Micael Sequeira aproximam-se do primeiro lugar e ocupam a segunda posição da Liga BPI com 34 pontos. O Benfica lidera a prova com 37 pontos, enquanto o Braga é quarto com 29 (menos um jogo).
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 21 de janeiro, frente ao Damaiense, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete. O encontro diante da formação nortenha, a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça da Liga, está marcado para as 14h00.