![Jogador do Sporting entre os 10 melhores do Mundo](/storage/media-items/images/2024/11/sporting-adeptos_20241123053233.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
|
No passado sábado, 1 de maio, o conjunto do hóquei em patins triunfou na visita ao terreno do Valongo, por 2-3. No rescaldo da vitória que significou a passagem da equipa às meias-finais dos play-offs do Campeonato Nacional, Paulo Freitas, técnico leonino, confessando que a força mental ajudou na conquista da vitória. "Foi uma vitória justa, mas uma vitória que teve de obedecer a uma estratégia. Tínhamos de ter controlo emocional neste jogo porque o Valongo ia ser muito agressivo, mais do que no primeiro jogo. A equipa tinha de se controlar emocionalmente. Tínhamos de sofrer, entregar o comando do jogo ao Valongo e sair em transições. Mais uma vez, o Valongo não nos consegue marcar em bola corrida. Marca-nos de bola parada e nos últimos dez minutos tivemos uma demonstração de força e de carácter", começou por dizer. Abordando o próximo adversário, técnico leonino garante não esperar facilidades: "Chegando a esta fase da prova, não há jogos fáceis. Esperamos muitas dificuldades por parte do Barcelos. Sabemos que é uma eliminatória que pode ir a cinco jogos. O nosso objetivo mantém-se intacto. Queremos seguir em frente e estar na final dos play-offs, mas não vamos abandonar a nossa ideia de pensar jogo a jogo. O nosso único foco é o primeiro jogo das meias-finais", concluiu.
Fotografia de Sporting
Verdes e brancos estiveram perto de tropeçar fora de casa na 11.ª jornada, mas tento a 34 segundos do fim salvou leões de percalço no Campeonato
|
A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu o Riba D'Ave por 2-1, este sábado, dia 18 de janeiro, em jogo a contar para a 11.ª jornada da Liga Placard. Os leões verdes e brancos estiveram perto de tropeçar no reduto da turma vilacondense, mas chegaram ao triunfo a 34 segundos do fim.
A jogar no Parque das Tílias, a primeira parte não trouxe golos para nenhuma das equipas, sendo que as emoções do encontro estavam guardadas para a etapa final. Aos 41 minutos, Roc Pujadas abriu o ativo, mas a igualdade foi reposta por Folhetas, aos 44'.
Com o placard empatado à entrada para o último minuto, Toni Perez acabou por desempatar a igualdade perto da buzina, num lance de insistência: Alessandro Verona a meio-campo serviu e o espanhol, que, à boca da baliza, não falhou e ofereceu os três pontos ao Clube de Alvalade.
Com esta vitória - a 15.ª em 20 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam 27 pontos e estão no primeiro lugar da tabela classificativa. O Porto é segundo com 24. Já o Benfica está no terceiro posto com 24, mas tem menos um jogo realizado.
O Sporting - que vai ter um novo coordenador da modalidade em 2025/26 - volta a entrar em campo apenas na próxima quarta-feira, dia 22 de janeiro, frente ao Benfica. O encontro diante da turma liderada por Edu Castro, a contar para a segunda jornada (em atraso) da fase regular do Campeonato Nacional, jogar-se-á no Pavilhão Fidelidade, às 20h00.
Figura histórica do hóquei em patins do Clube de Alvalade volta, desta forma, ao emblema verde e branco e vai ter novas funções
|
É oficial: O antigo hoquista internacional espanhol Pedro Gil será o coordenador do hóquei em patins do Sporting a partir da próxima época. Este será um regresso ao emblema que representou - entre 2016 e 2021 - anunciou o Clube de Alvalade, esta quarta-feira, dia 15 de janeiro.
“O Sporting Clube de Portugal informa que Pedro Gil, antigo atleta ‘leonino’, assumirá o cargo de coordenador da modalidade a partir da próxima temporada (2025/26)”, escreve o emblema verde e branco, depois de informar que Quim Pauls vai deixar o cargo no final da época.
Os leões - que venceram o último encontro por 6-1 - anunciam ainda que "Quim Pauls continuará a desempenhar as suas funções na plenitude até ao final da temporada 2024/2025, quando regressará a Espanha". Na mesma nota, o Sporting refere que a saída do dirigente espanhol se deve a "motivos pessoais".
Pedro Gil, de 44 anos, fez a sua primeira época profissional em 1997, há 27 anos. Das 27 épocas como profissional, 15 foram passadas em Portugal, e cinco delas no Sporting. Com os leões, fez 159 jogos, onde marcou 117 golos. Venceu dois campeonatos nacionais, uma WSE Continental Cup, e duas WSE Champions League de leão ao peito.
O jogador de hóquei em patins espanhol retirou-se com estatuto de lenda, e um palmarés impressionante. Ao longo de 27 temporadas, levantou quase 50 troféus, entre eles: seis mundiais, sete europeus e três Taças das Nações pela seleção espanhola; uma WSE Continental Cup, uma WSE Cup, três WSE Champions League e um Mundial de Clubes em competições europeias de clubes; nove campeonatos portugueses, duas Taças de Portugal, quatro Supertaças, cinco campeonatos italianos, duas Taças de Itália, três Supertaças de Itália e uma Taça de Espanha em competições internas.
Emblema leonino ativou rol compressor nos 16-avos-de-final da prova rainha e está na luta pela conquista de uma prova que não vence há 35 anos
|
A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu o Póvos por 6-1, este sábado, dia 11 de janeiro, em jogo a contar para os 16-avos-de-final da Taça de Portugal. Os leões verdes e brancos bateram a turma de Vítor Silva, turma que milita na segunda divisão nacional.
A jogar no reduto do adversário, Rafael Bessa abriu o marcador, aos 2 minutos. Os leões chegaram ao segundo golo por intermédio de Alessandro Verona (3') e Nolito Romero - eleito um dos melhores do mundo - ampliou a vantagem, ao 15.º minuto de jogo. À passagem do minuto 17, os leões chegaram ao quarto graças ao bis de Verona (17').
Na etapa complementar, Tiago Belchior reduziu a vantagem quando o relógio assinalava o minuto 30, mas Nolito Romero também fez um bis e aumentou a vantagem da turma de Edo Bosch aos 31 minutos. Ainda antes do apito final, Roc Pujadas fechou as contas da partida no mesmo minuto.
Com esta vitória - a 14.ª em 19 jogos na presente temporada - os agora comandados de Edo Bosch estão nos oitavos de final da prova rainha e procuram conquistar uma competição que não vencem há 35 anos, desde a temporada desportiva de 1989/1990-
O Sporting volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de janeiro, frente ao Riba 'Ave. O encontro diante da turma liderada por Raúl Meca, a contar para a jornada 11 da fase regular do Campeonato Nacional, jogar-se-á no Parque das Tílias, às 18h30.