Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Pilar do Sporting diz que não queria que Debast chutasse: “Fiquei chateado”

'Camisola 6' dos leões marcou um golaço na sua estreia na Champions e, no final do jogo, admitiu que tinha 'guardado' o momento para os grandes palcos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

18 Set 2024 | 21:43 |

Icon Comentário0

Rúben Amorim diz ter ficado "chateado" quando viu que Zeno Debast ia rematar a bola passada por Daniel Bragança, aos 64' minutos do embate entre Sporting e Lille. O belga marcou um golo monumental - que lhe valeu um prémio da UEFA -  e o técnico deixou grandes elogios ao 'camisola 6'.


"Em relação ao golo do Debast, não há muitas palavras. Foi um grande golo. Eu estava a chateado com a decisão dele quando vi que ele ia rematar e os melhores golos acontecem assim", começou por dizer Rúben Amorim, na sala de imprensa, prosseguindo.


"Se havia alguém que precisava de um golo e de uma exibição destas era o Zeno [Debast] e as coisas não acontecem por acaso. Foi um dia feliz para todos nós, mas uma prova clara de que temos ainda muito para fazer", concluiu Rúben Amorim sobre o encontro de estreia na prova milionária.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast - avaliado em 18 milhões de euros - cumpriu o total de seis encontros. Nos 321 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o central fez uma assistência, diante do Nacional, e um golo frente ao Lille.

O jogador chegou ao Sporting oriundo do Anderlecht, a troco de 15,5 milhões de euros, a que se podem juntar mais 5,5 milhões de euros, caso atinja determinados objetivos desportivos. O central tem contrato até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.



Futebol

Exclusivo Leonino confirmado: Médio do Sporting pode estar a caminho da Turquia

Estrutura do Clube de Alvalade encontra-se à procura de uma solução para o jogador e, ao que parece, já existem movimentações para a saída

Samuel Justo pode estar a caminho da Turquia. O Kocaelispor apresentou uma proposta ao Sporting, confirmando Exclusivo Leonino
Samuel Justo pode estar a caminho da Turquia. O Kocaelispor apresentou uma proposta ao Sporting, confirmando Exclusivo Leonino

24 Ago 2026 | 10:29 |

Icon Comentário0

Samuel Justo pode estar a caminho da Turquia. O Kocaelispor, emblema do primeiro escalão daquele país, apresentou uma proposta ao Sporting pelo médio de 22 anos, que não entra nos planos de Rui Borges para a temporada 2026/27.


A informação é avançada por Reşat Can Özbudak. Para já, não são conhecidos os valores nem os restantes moldes da oferta apresentada pelos turcos, mas existe uma abordagem concreta por um jogador cuja saída de Alvalade está a ser trabalhada neste mercado.


O cenário confirma a informação avançada em primeira mão pelo Leonino no passado dia 18 de junho. À data, Samuel Justo não seguiu com a equipa principal para o estágio de pré-temporada em Lagos e a estrutura verde e branca entende que o melhor caminho passa por encontrar um novo destino para o futebolista.


Depois de uma passagem por empréstimo pelo Farense em 2024/25, o médio regressou ao Sporting e integrou a equipa B. A experiência no Algarve ficou aquém das expectativas e Samuel Justo prepara-se agora para deixar o Clube ao qual chegou em 2013.

Na temporada de 2025/26, Samuel Justo disputou 32 encontros disputados pelo Sporting B, todos eles na Segunda Liga. No total, o jogador foi opção para João Gião para estar em campo 2.547 minutos, tempo esse no qual fez três golos e uma assistência para os companheiros de equipa.



Futebol

Rui Borges pode ter garantido novo titular para o Sporting

Treinador dos verdes e brancos mostra-se bastante agradado com o trabalho demonstrado por parte do jogador e prova dos nove está para breve

Ibrahima Ba aproveitou da melhor forma a primeira oportunidade com a camisola do Sporting e pode fazer parte do onze de Rui Borges frente ao Rio Ave
Ibrahima Ba aproveitou da melhor forma a primeira oportunidade com a camisola do Sporting e pode fazer parte do onze de Rui Borges frente ao Rio Ave

24 Ago 2026 | 10:12 |

Icon Comentário0

Ibrahima Ba aproveitou da melhor forma a primeira oportunidade com a camisola do Sporting. O central senegalês estreou-se frente ao Alverca e deixou Rui Borges satisfeito, entrando de imediato na discussão por um lugar no onze para a deslocação ao Rio Ave.


Segundo o jornal A Bola, os elogios do treinador após o encontro traduziram exatamente a avaliação feita internamente à exibição do reforço. “É natural que tivesse entrado um pouco nervoso, falhou os dois primeiros jogos, mas não se escondeu, manteve-se fiel ao que é, ao que pedimos, fiel à ideia de jogo. E fez um belíssimo jogo, muito equilibrado, com e sem bola”, afirmou Rui Borges.


Ba deu ao setor características que a equipa técnica procurava, nomeadamente maior fisicalidade, agressividade nos duelos, rapidez na antecipação e força no jogo aéreo. O defesa tinha estado a cumprir um plano de fortalecimento muscular depois da intervenção cirúrgica realizada na reta final da época passada.


O Sporting investiu 21,25 milhões de euros na contratação do antigo jogador do Famalicão, num negócio acelerado assim que ganhou força a saída de Ousmane Diomande para o Nottingham Forest. Rui Borges já tinha ficado impressionado com o central nos confrontos com os minhotos durante a última temporada.

Com Ba, Debast, Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma disponíveis, Rui Borges tem quatro opções para duas vagas no centro da defesa. Depois de sofrer quatro golos nas duas primeiras jornadas, o Sporting ainda procura a primeira partida sem sofrer na Liga e a exibição diante do Alverca deixou Ba bem colocado para voltar a ter minutos frente ao Rio Ave.



Futebol

Geny Catamo 'assusta' Sporting com arranque brutal em pleno ataque do Sunderland

'Camisola 10' dos verdes e brancos continua a ser um dos ativos mais assediados neste arranque de temporada e leões fazem contas à vida

Geny Catamo arrancou a temporada 2026/27 em grande forma e já soma três assistências nos três primeiros jogos oficiais do Sporting. Sunderland à espreita
Geny Catamo arrancou a temporada 2026/27 em grande forma e já soma três assistências nos três primeiros jogos oficiais do Sporting. Sunderland à espreita

24 Ago 2026 | 09:57 |

Icon Comentário0

Geny Catamo arrancou a temporada 2026/27 em grande forma e já soma três assistências nos três primeiros jogos oficiais do Sporting. O extremo moçambicano tem sido um dos elementos mais influentes da equipa de Rui Borges, mesmo com o futuro ainda a gerar atenção no mercado.


O Sunderland continua interessado no 'camisola 10' e já viu uma proposta de 30 milhões de euros fixos ser recusada pela SAD leonina. Os ingleses poderão voltar à carga nos próximos dias e admitem aproximar-se dos 40 milhões, embora esse valor continue abaixo da cláusula de rescisão, fixada nos 60 milhões.


Em Alvalade, a posição mantém-se firme. O Sporting pretende segurar Geny e qualquer eventual saída só será analisada perante uma oferta muito elevada e apresentada com tempo suficiente para encontrar um substituto. Quanto mais perto estiver o fecho da janela, maior será a exigência dos verdes e brancos.


Dentro de campo, o internacional moçambicano tem respondido da melhor forma. Geny fez uma assistência em cada um dos três primeiros encontros e está já perto de igualar os quatro passes para golo registados em toda a última temporada.

A melhor marca da carreira continua a ser de cinco assistências, alcançada em 2023/24, mas o arranque atual deixa antever novos máximos. Numa equipa que perdeu Francisco Trincão e se prepara para a saída de Pedro Gonçalves, Geny Catamo tem ganho ainda mais peso na construção ofensiva do Sporting.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Negócio fechado! Sporting paga 4M por substituto de Rui Silva
Futebol

Negócio fechado! Sporting paga 4M por substituto de Rui Silva

24 Ago 2026 | 09:43

Icon Comentário0
Rui Borges contestado? Varandas deixa posição clara no Sporting
Futebol

Rui Borges contestado? Varandas deixa posição clara no Sporting

24 Ago 2026 | 09:18

Icon Comentário0
Gonçalo Inácio de saída? Sporting não tem dúvidas sobre o central
Futebol

Gonçalo Inácio de saída? Sporting não tem dúvidas sobre o central

24 Ago 2026 | 09:08

Icon Comentário0