Modalidades
Exclusivo Leonino - Varandas quer reforçar o Sporting com 'gigante' para atacar o campeonato
19 Nov 2025 | 18:20
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
24 Mar 2025 | 10:50 |
A equipa de basquetebol do Sporting falhou a conquista da Taça de Portugal, ao perder diante do Porto, por 94-73. Luís Magalhães lamenta a derrota, mas admite que o Clube de Alvalade está num 'ano zero', garantindo que o investimento e projeto dos principais rivais é bastante maior e está em andamento há mais tempo.
"Estamos numa fase muito embrionária e hoje não conseguimos competir por mérito do Porto e também por demérito nosso. Não há que dar desculpas e há que dar os parabéns a quem ganhou claramente. Hoje recebemos uma lição do Porto de bem jogar basquetebol, de bem defender, de bem atacar e de bem jogar coletivamente e é essa a lição que tirámos daqui", disse o técnico, no final da partida.
"Rivais têm projetos maiores"
Para Luís Magalhães "o desnível ainda é grande" e o Sporting tem "de trabalhar muito para poder competir com os projetos" dos rivais. "Não há uma explicação para o que se passou. Não estamos habituados a dar desculpas, porque não é correto. Temos consciência de que a qualidade da equipa do Porto é bem superior à nossa, quer em termos individuais quer coletivos, e essa superioridade manifestou-se infelizmente hoje claramente", admitiu.
O técnico lamentou ainda a ausência de Isaiah Armwood "que se lesionou e não pôde jogar", embora "isso não explica coisa alguma". "Pode ser uma pequena atenuante, mas não é explicação. Perdemos bem. O Porto tem muito bons jogadores, experientes e com provas dadas, e naturalmente custam dinheiro que a gente não tem para dar, mas não vamos por aí", terminou.
Depois da derrota, o Sporting vira agora atenções para o que resta do campeonato nacional. Os leões voltam a jogar já no próximo sábado, dia 29 de março, para disputar a partida referente à 18.ª jornada da Liga Betclic, frente ao Póvoa. O encontro, que decorre no Pavilhão João Rocha, tem início às 18h45.
Clube de Alvalade entrou em campo, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, para disputar mais um encontro referente à Liga Portuguesa, com o rival de Lisboa
03 Dez 2025 | 23:01 |
A equipa de basquetebol feminino do Sporting perdeu, por 74-67, contra o Benfica, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, em jogo da sexta jornada da fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol 2025/26 (jogo em atraso). No dérbi de Lisboa, as leoas caíram depois de um confronto renhido - numa altura em que a equipa masculina atravessa um bom momento.
A equipa feminina do Sporting começou bem, numa partida que arrancou com muito equilíbrio. O primeiro parcial terminou contou com muitos pontos, e terminou 29-27 para as águias. No segundo período, as leoas voltaram a ficar por baixo, por 13-8. O marcador apontava 42-35 ao intervalo, para a equipa da casa.
A segunda parte do encontro foi complicada, e voltou a começar com muito equilíbrio. O Benfica superiorizou-se, de novo, mas apenas por um ponto (17-16), e atirou a vantagem para oito pontos à entrada dos derradeiros 10 minutos. As leoas lutaram no último quarto, mas as águias acabaram por vencer, com resultado final 74-67.
O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Dayna Rouse. A alemã fez 19 pontos, dois ressaltos e duas assistências. Já Simone Costa somou 16 pontos, seis ressaltos e seis assistências, números insuficientes para que o Sporting pudesse triunfar na competição nacional.
Com esta derrota - a terceira em oito jogos na presente temporada - a equipa de basquetebol feminino do Sporting está no quarto lugar do campeonato nacional, com 13 pontos. Em primeiro está o Quinta dos Lombos, com os mesmos 16 pontos. O próximo jogo da formação leonina é no dia 6 de dezembro, frente ao Barcelos, para o campeonato. O jogo está marcado para as 18h30, no Pavilhão João Rocha.
Em jogo a contar para a segunda jornada, emblema verde e branco triunfou confortavelmente e segue na luta por um título que já venceu em duas ocasiões
22 Nov 2025 | 20:14 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Vasco da Gama por 94-62, este sábado, dia 22 de novembro, em jogo a contar para a segunda jornada do Grupo B da Taça Hugo dos Santos. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões seguem na luta para conquistar um título que já venceram em duas ocasiões e seguem num bom momento de forma, após vitória a meio da semana para as competições europeias.
O Clube de Alvalade entrou melhor na partida e, no final do primeiro período, vencia por 25-13. No segundo período, a formação leonina voltou a superiorizar-se e ampliou a vantagem. Ao intervalo, registava-se no marcador uma diferença de 18 pontos a favor do Sporting (52-34).
No terceiro parcial, o Sporting continuou a acelerar o ritmo e distanciou-se do opositor, entrando nos últimos 10 minutos do duelo com mais 24 pontos do que o Vasco da Gama (70-46). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu agarrar-se à vantagem e triunfou (94-62).
O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Brandon Johns Jr. O norte-ameircano terminou a partida com 24 pontos, 10 ressaltos e duas assistências. João Fernandes também assinou uma partida positiva, somando 12 pontos, seis ressaltos e uma assistência.
Com esta vitória - a 11.ª em 14 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão no primeiro lugar com quatro pontos. Os leões voltam a entrar em campo no sábado, dia 6 de dezembro, em encontro referente à sétima jornada do Campeonato Nacional. O Sporting visita o Esgueira, em Aveiro, às 21h00.
Jogadores festejaram vitória nas competições europeias com os adeptos:
Com base nos seus objetivos, estrutura dos verdes e brancos está disponível para oferecer um novo reforço à equipa de basquetebol dos leões
20 Nov 2025 | 14:09 |
A estrutura do Sporting tem os objetivos bem traçados para a equipa de basquetebol: garantir que a luta pelo título seja competitiva até ao final da época. Para isso, sabe o Leonino, os leões estão disponíveis para oferecerem um reforço a Luís Magalhães.
O nosso Jornal revela, neste Exclusivo Leonino, que os dirigentes verdes e brancos, com Frederico Varandas à cabeça, estão a estudar a contratação de um poste, capaz de render no imediato, e que ajude o Sporting a cumprir os seus objetivos esta temporada, nomeadamente na luta pelo campeonato nacional.
O Sporting leva nove vitórias em 12 jogos esta época, e perdeu apenas por uma vez na Liga Portuguesa. No entanto, os responsáveis verdes e brancos ainda não estão convencidos que a equipa esteja à altura de lutar pelo campeonato, e pensam em reforçar o jogo interior do conjunto leonino até ao final da temporada.
O plantel leonino tem, de momento, dois postes que vão partilhando a quadra. Brandon Johns Jr., norte-americano de 25 anos, tem sido um dos maiores destaques da equipa verde e branca: participou em todos os 12 encontros até ao momento, e soma médias de 13,4 pontos, 1,9 assistências e 7,1 ressaltos por partida.
Rui Palhares é o outro poste da equipa de basquetebol do Sporting. O português de 24 anos chegou ao Clube de Alvalade no verão de 2025, proveniente do Galitos, mas não se tem assumido no conjunto verde e branco. Participou em 12 jogos, mas com médias modestas de 4,7 pontos, 0,2 assistências e 3,2 ressaltos por jogo. Estes números deixam Frederico Varandas e os restantes responsáveis verdes e brancos com a crença de que a posição tem potencial para ser melhorada ainda esta temporada.