Modalidades
André Martins pode rumar ao Sporting na próxima temporada; Varandas tira notas
03 Jun 2026 | 00:27
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
24 Mar 2025 | 10:50 |
A equipa de basquetebol do Sporting falhou a conquista da Taça de Portugal, ao perder diante do Porto, por 94-73. Luís Magalhães lamenta a derrota, mas admite que o Clube de Alvalade está num 'ano zero', garantindo que o investimento e projeto dos principais rivais é bastante maior e está em andamento há mais tempo.
"Estamos numa fase muito embrionária e hoje não conseguimos competir por mérito do Porto e também por demérito nosso. Não há que dar desculpas e há que dar os parabéns a quem ganhou claramente. Hoje recebemos uma lição do Porto de bem jogar basquetebol, de bem defender, de bem atacar e de bem jogar coletivamente e é essa a lição que tirámos daqui", disse o técnico, no final da partida.
"Rivais têm projetos maiores"
Para Luís Magalhães "o desnível ainda é grande" e o Sporting tem "de trabalhar muito para poder competir com os projetos" dos rivais. "Não há uma explicação para o que se passou. Não estamos habituados a dar desculpas, porque não é correto. Temos consciência de que a qualidade da equipa do Porto é bem superior à nossa, quer em termos individuais quer coletivos, e essa superioridade manifestou-se infelizmente hoje claramente", admitiu.
O técnico lamentou ainda a ausência de Isaiah Armwood "que se lesionou e não pôde jogar", embora "isso não explica coisa alguma". "Pode ser uma pequena atenuante, mas não é explicação. Perdemos bem. O Porto tem muito bons jogadores, experientes e com provas dadas, e naturalmente custam dinheiro que a gente não tem para dar, mas não vamos por aí", terminou.
Depois da derrota, o Sporting vira agora atenções para o que resta do campeonato nacional. Os leões voltam a jogar já no próximo sábado, dia 29 de março, para disputar a partida referente à 18.ª jornada da Liga Betclic, frente ao Póvoa. O encontro, que decorre no Pavilhão João Rocha, tem início às 18h45.
Estrutura do Clube de Alvalade encontra-se a preparar várias mudanças para a temporada desportiva e plantel já começa a ganhar forma
17 Jun 2026 | 14:02 |
O Sporting continua a preparar a próxima temporada no basquetebol e já tem assegurado mais um reforço para o plantel que será orientado por Bernardo Pires. Depois da saída de Luís Magalhães, os leões avançam para um novo ciclo e João Embaló será uma das novidades no Pavilhão João Rocha em 2026/27.
Segundo o jornal A Bola, o poste de 24 anos vai deixar a Oliveirense ao fim de três temporadas para vestir a camisola verde e branca. Internacional jovem por Portugal, João Embaló chega a Alvalade depois de se afirmar como uma peça importante da equipa de Oliveira de Azeméis, onde realizou 107 encontros oficiais.
Formado no Queluz, o jogador passou ainda pelo CD Póvoa antes de rumar à Oliveirense em 2023. Ao longo da passagem pelo clube aveirense registou médias de 5,1 pontos e 4,2 ressaltos por jogo, números que convenceram os responsáveis leoninos a avançar para a contratação.
A chegada de Embaló - que os leões já haviam tentado na temporada passada - não deverá ser a única novidade no plantel. O Sporting continua ativo no mercado e há outro nome que ganha força para acompanhar Bernardo Pires na mudança para Alvalade. Trata-se de André Silva, base do Imortal que foi uma das figuras da equipa algarvia na última temporada.
O jogador de 25 anos destacou-se ao serviço do conjunto de Albufeira com médias de 13 pontos e 5,5 assistências por encontro, desempenho que despertou a atenção dos responsáveis leoninos. A ligação ao novo treinador poderá facilitar uma eventual mudança para o Sporting.
Sporting - Oliveirense na Taça de Portugal:
Verdes e brancos olham para o técnico como a principal opção para a próxima temporada e negócio pode ser fechado nos próximos dias
11 Jun 2026 | 10:35 |
Bernardo Pires está cada vez mais perto de assumir o comando técnico da equipa de basquetebol do Sporting. O treinador de 32 anos é um dos nomes mais bem colocados para suceder a Luís Magalhães, que deixou o cargo após o final da temporada.
O técnico prepara-se para abandonar o Imortal, clube que orientou nas últimas três épocas, e terá optado pelo projeto leonino apesar de também ter mantido conversações com a Oliveirense. O jornal A Bola indica que Bernardo Pires integra uma curta lista elaborada pelos responsáveis verdes e brancos, surgindo atualmente como o principal candidato ao cargo.
Caso as negociações cheguem a bom porto, a oficialização poderá acontecer nos próximos dias. O treinador é visto como uma aposta de futuro e agrada à estrutura leonina não apenas pelos resultados alcançados, mas também pela capacidade demonstrada no desenvolvimento de jovens jogadores.
Durante a passagem pelo Imortal, Bernardo Pires liderou igualmente o projeto de sub-23 do clube algarvio. Sob o seu comando, a equipa destacou-se pela aposta em talentos portugueses e pela consistência competitiva, garantindo presença regular nas fases decisivas das competições nacionais.
Na temporada agora concluída, o Imortal atingiu as meias-finais da Taça Hugo dos Santos, os oitavos de final da Taça de Portugal e os quartos de final do play-off da Liga, onde foi eliminado pelo Porto, depois de ter ficado em sexto na Liga Betclic. Além disso, nos três anos em que esteve ao comando da equipa principal, Bernardo Pires conseguiu sempre qualificar os algarvios para a fase final do campeonato.
Do lado do Sporting, a mudança surge após o fim do ciclo de Luís Magalhães. Na última época, os leões conquistaram a Taça Hugo dos Santos e a Taça de Portugal, tendo alcançado ainda as meias-finais do play-off da Liga e a segunda fase de grupos da Taça Europa.
Sporting terminou a época no Dragão:
Treinador não se revia na política de investimento adotada pelo emblema verde e branco para a construção do plantel do próxima época
09 Jun 2026 | 09:53 |
Luís Magalhães decidiu não continuar no comando da equipa masculina de basquetebol do Sporting, apesar das tentativas do Clube para prolongar a ligação entre as duas partes. A direção leonina apresentou propostas de renovação ao treinador, incluindo uma após a eliminação nas meias-finais do play-off da Liga frente ao Porto.
No entanto, o técnico de 68 anos optou por não aceitar a extensão do vínculo. A decisão esteve relacionada com divergências em relação à estratégia definida para a modalidade, uma vez que não se revia na política de investimento adotada pelo Sporting para a construção do plantel.
Entre os motivos apontados estará a falta de aposta em reforços estrangeiros, tanto em quantidade como em qualidade, numa comparação com o nível de investimento realizado pelos principais adversários internos. A diferença de visão acabou por inviabilizar a continuidade em Alvalade.
Além da saída do treinador, o emblema leonino também dispensou os treinadores-adjuntos Sérgio Ramos e Ivan Kostourkov, ambos em final de contrato. António Coelho, coordenador da modalidade, deixa igualmente funções, segundo o jornal 'A Bola'.
Ao longo das duas passagens pelo Sporting, Luís Magalhães conquistou vários títulos, incluindo um Campeonato Nacional, três Taças de Portugal, duas Taças Hugo dos Santos e uma Supertaça na primeira etapa, acrescentando ainda uma Taça de Portugal e uma Taça Hugo dos Santos na presente temporada.
Recorde estas palavras de Luís Magalhães sobre o tema: