Futebol
Sporting define quantos milhões são necessários para que Hjulmand seja vendido
04 Fev 2026 | 10:05
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mai 2025 | 11:38 |
O Sporting defrontou este domingo, o Gil Vicente, encontro que contou para a 32ª ronda do campeonato. A poucos minutos do apito final e com o jogo ainda por decidir, Morten Hjulmand, o capitão dos leões, esteve muito perto de ver o cartão amarelo no encontro frente ao Gil Vicente, o que o teria afastado do jogo mais esperado da temporada: o dérbi com o Benfica, no próximo sábado.
Poupado de início por Rui Borges precisamente por estar em risco de castigo, o médio dinamarquês entrou aos 64 minutos e ajudou a trazer equilíbrio a um Sporting que ainda perdia por 1-0. Mas, com o relógio a aproximar-se dos 90 minutos e o resultado empatado, Hjulmand teve uma reação que fez soar os alarmes: levantou os braços em protesto com a arbitragem, após ser anunciada a compensação.
Tiago Martins não hesitou. Aproximou-se do capitão e chegou a colocar a mão no bolso dos cartões, numa ameaça clara de admoestação. As câmaras captaram o momento tenso e o estádio susteve a respiração. Um simples gesto poderia ter afastado o líder leonino de um jogo que pode valer o título nacional.
Felizmente para os leões, Hjulmand manteve a calma nos segundos seguintes, controlando os ânimos e evitando a punição. Seguiu-se a jogada que acabaria por dar o golo da vitória, apontado por Eduardo Quaresma já nos descontos, e que deixou o Sporting com os mesmos 78 pontos que o Benfica.
O dérbi decisivo no Estádio da Luz, marcado para sábado às 18h, vai assim contar com o capitão verde e branco. Um pequeno gesto que podia ter mudado tudo mas que acabou por não passar disso mesmo: uma ameaça. É de recordar que a equipa de Rui Borges vai também defrontar as águias na final da Taça de Portugal, a 25 de maio, no Estádio do Jamor, às 17h15. Os sportinguistas querem muito a dobradinha, mas querem ver principalmente o clube de Alvalade a conquistar algo que não acontece há 70 anos na sua história: o bicampeonato.
Titular indiscutível do técnico Rui Borges podia tornar-se na nova contratação por parte do atual detentor da Liga dos Campeões
04 Fev 2026 | 12:01 |
O PSG, conhecido por recrutar em Portugal (Nuno Mendes, Vitinha, Gonçalo Ramos e João Neves) foi dado como possível destino de Ousmane Diomande. No entanto, a saída do defesa central do Sporting nunca esteve em causa e o rumor que circulou era falso.
Essa mesma informação começou de imediato a ser cruzada com várias fontes e de vários lados do (suposto) processo negocial. As respostas surgiram uns minutos depois com a garantia de que era uma falácia. O PSG não tinha contratado Diomande e nem sequer tem o jogador referenciado para o futuro a médio ou longo prazo, segundo o jornal 'Record'.
Quanto ao defesa central, de 22 anos de idade, vai continuar no emblema leonino. Recentemente, o defesa acertou a renovação com os leões até 2030, com a cláusula de rescisão a manter-se nos 80 milhões de euros. Essa renovação foi anunciada a 23 de janeiro.
O costa-marfinense, no passado dia 28, fez um dos golos da vitória épica na Liga dos Campeões, frente ao Athletic Bilbao, e, após o jogo, confessou estar muito feliz em Alvalade: "Agora, estou feliz aqui, isso é o mais importante. Só penso no Sporting e em ajudar a equipa o máximo possível".
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou 14 encontros pelo Sporting: sete na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 1.001 minutos, e soma um golo.
Avançado sueco não conseguiu deixar a sua marca e acabou por ser substituído, abrindo espaço para o impacto decisivo de Kai Havertz
04 Fev 2026 | 11:26 |
Viktor Gyokeres voltou a estar no centro das atenções, desta vez pelas críticas geradas após a exibição discreta no Arsenal - Chelsea, na segunda mão das meias-finais da Taça da Liga. O avançado sueco não conseguiu deixar a sua marca e acabou por ser substituído, abrindo espaço para o impacto decisivo de Kai Havertz, marcador do único golo do jogo (1-0).
Os números do antigo jogador do Sporting ajudam a explicar o descontentamento: apenas um remate, sem direção à baliza, dois passes tentados, um deles falhado, seis perdas de bola e apenas uma falta sofrida nas poucas intervenções que teve ao longo do encontro.
Gary Neville: “Grandes dificuldades para Gyokeres"
Gary Neville não poupou nas palavras durante a análise na Sky Sports: “Grandes dificuldades para Gyokeres. O Arsenal precisa de mais do seu avançado, não fizeram o suficiente nessa posição”, afirmou o antigo internacional inglês, sublinhando a falta de influência do sueco no jogo ofensivo da equipa de Mikel Arteta.
Mais contido foi Ian Wright, histórico goleador dos 'gunners', que preferiu não apontar diretamente o dedo ao avançado. Ainda assim, o antigo internacional inglês acabou por valorizar a opção tomada pelo treinador: “Fico muito satisfeito por o Kai ter entrado e marcado da forma como marcou. Teve problemas com lesões, mas tem grandes momentos pela frente”, disse na ITV Sport.
Com a camisola do Arsenal, Viktor Gyokeres – avaliado em 70 milhões de euros – realizou 31 jogos: 22 na Premier League, seis na Liga dos Campeões e três na EFL League Cup. Nos 2.024 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou 11 golos e fez duas assistências. Luis Suárez já admitiu que pretende bater os recordes do sueco.
Processo em causa está a ser conduzido sob segredo de justiça, o que limita a divulgação de informações sobre os factos em apuramento
04 Fev 2026 | 11:00 |
Leandro Machado, antigo jogador do Sporting, foi afastado de um cargo público no Brasil na sequência de uma investigação judicial relacionada com um alegado crime sexual envolvendo uma menor. A decisão foi tomada pelas autoridades locais depois de o caso se ter tornado público, levando à sua saída imediata da função que exercia.
O processo está a ser conduzido sob segredo de justiça, o que limita a divulgação de informações sobre os factos em apuramento. As autoridades confirmaram apenas a existência da investigação, sem adiantar pormenores sobre datas, circunstâncias ou eventuais acusações formais.
O ex-jogador teve uma carreira ligada ao futebol profissional, com passagem pelo Clube de Alvalade e por vários clubes no Brasil, antes de transitar para funções fora das quatro linhas. Após terminar a carreira desportiva, passou a desempenhar cargos ligados à administração pública e ao desporto.
A exoneração do cargo ocorreu por decisão administrativa, com o objetivo de salvaguardar a instituição enquanto decorre a investigação. O desfecho do processo dependerá agora do trabalho das autoridades, que continuam a recolher elementos no âmbito do inquérito.
De recordar que Leandro Machado foi jogador do Sporting entre 1997 e 1999. No total, o ex internacional brasileiro em duas ocasiões realizou 48 jogos oficiais pelos leões, com 18 golos marcados e quatro assistências na conta pessoal. Foi colega de jogadores como Pedro Barbosa ou Paulo Alves (que recentemente saiu de clube do Médio Oriente).