
Futebol
Comentador desvaloriza golos de Gyokeres pelo Sporting e aconselha outro jogador ao Arsenal
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Dias está admirado com a potência física de Conrad Harder. O dinamarquês está a cumprir a temporada de estreia pelo Sporting, somando três golos ao cabo de 238 minutos. No entanto, para o jornalista, o avançado " tem ainda de aprender muitas lições".
"É um adolescente à procura de preencher o disco rígido com soluções técnicas e táticas que cumpram o ideal de um avançado fortíssimo, um goleador temível e um jogador de expressão universal. Fisicamente é um fenómeno, de que ele trata diariamente com disciplina e trabalho, mas só isso não lhe garante o cumprimento do plano para a carreira", disse, no jornal Record.
"Apesar da ferocidade, não é um predador caracterizado por ser efeito sem causa (precisa de ser alimentado); sobrevive em terreno hostil, porque é agressivo, corajoso, intenso e intuitivo, mas só com o apoio de quem o rodeia consegue melhorar as armas que já manuseia e apetrechar-se com outras que, por ora, não passam de uma quimera", admitiu.
"No Sporting de Rúben Amorim tem jogado da esquerda para o meio, em apoio a Viktor Gyokeres, ou como referência do ataque, na zona central. Sozinho na frente, CH sobrevive pela fortíssima compleição física, por ser forte, rápido, ágil, articulado e estar sempre disponível como recetor da bola; sem esforço suplementar alimenta o toque, o passe, a temporização e o remate. Nunca se esconde, gosta de associar-se, é oportuno, sabe estar na área, mas nem sempre essa intervenção desgastante resulta naquilo de que a equipa necessita", explicou Rui Dias.
"Em Portimão, CH não marcou só dois golos; decidiu o jogo em momentos nos quais depositou o melhor do seu perfil futebolístico: num associou ao tiro certeiro e difícil a utilização do físico para proteger a bola e anular as hipóteses do adversário direto; no outro, quando as emoções estavam ao rubro, o coração batia pelo desgaste da hora e meia e pela perspetiva do esforço suplementar de um prolongamento indesejado, teve a frieza de respirar fundo, baixar as pulsações e sacar de uma solução de catálogo na abordagem ao guarda-redes. CH não é um projeto concluído; precisa de melhorar muitos aspetos do seu jogo e tem ainda de aprender muitas lições até se tornar o avançado que pode vir a ser. Enquanto não conclui o processo vai marcando golos. Nada melhor para início de conversa", terminou.
Jogador, que admitiu que pretende ingressar no emblema verde e branco, alinhou nos primeiros 45 minutos na equipa comandada por Vicent Kompany
|
O Benfica qualificou-se, esta terça-feira, dia 25 de junho, para os oitavos de final do Mundial de Clubes com uma história primeira vitória face aos alemães do Bayern Munique, por 1-0, em encontro da terceira jornada do Grupo C. João Palhinha, médio que admitiu que quer voltar ao Sporting, alinhou nos primeiros 45 minutos.
Em Charlotte, um golo do norueguês Andreas Schjelderup, aos 13 minutos, e três defesas de Anatoliy Trubin selaram o triunfo dos 'encarnados', que somavam três empates e 10 derrotas nos 13 jogos oficiais com os bávaros, liderados esta época por Vicent Kompany.
A formação de Bruno Lage acabou o agrupamento com sete pontos, contra seis do Bayern, que já estava apurado após a segunda ronda, enquanto o encontro entre Boca Juniors (um ponto) e Auckland City (zero) ainda não terminou devido ao mau tempo.
O registo total de confrontos de João Palhinha frente ao Benfica continua a ser desfavorável ao internacional português de 29 anos de idade. Até ao momento, em 13 jogos disputados, o médio soma nove derrotas e apenas quatro vitórias diante do clube da Luz.
Na presente temporada, João Palhinha - avaliado em 30 milhões de euros - soma um total de 25 jogos realizados ao serviço do Bayern Munique, sem qualquer golo ou assistência assinados, num total de 986 minutos de competição. O médio raramente foi opção inicial de Vincent Kompany, tendo assumido a titularidade em apenas 10 encontros.
Atleta de 19 anos já tem viagem marcada para Lisboa nos próximos dias, onde dará início a esta nova etapa da carreira, agora de Leão ao peito
|
Víctor Guzmán já não foge ao Sporting. Natural de Lima, o jovem avançado 19 anos deverá integrar, numa fase inicial, a equipa de sub-23 dos leões. O acordo com o Alianza Lima, clube formador do atleta, deve reter ainda uma percentagem do passe do prodígio da América do Sul de cerca de 40%.
O atacante peruano vai assim assinar um contrato válido por três temporadas com o emblema de Alvalade. O atleta já tem viagem marcada para a capital portuguesa nos próximos dias, onde dará início a esta nova etapa da carreira, agora de Leão ao peito.
Víctor Guzmán era também pretendido pelos uruguaios do Nacional, mas o jovem futebolista terá preferido a mudança para o Clube leonino, sendo que o contrato do internacional sub-20 peruano com o Alianza Lima era válido até ao próximo mês de dezembro.
Na presente temporada, tem sido opção maioritariamente na formação B, ao serviço da qual soma oito remates certeiros em outros tantos encontros. Nas camadas jovens da seleção do Peru, o avançado já participou em 14 partidas, nas quais marcou um golo.
A turma de sub-23 - orientada por Filipe Neto - terminou a presente temporada desportiva de 2024/25 no sétimo e penúltimo lugar da Liga Revelação com 17 pontos somados. O Torreense ficou na primeira posição com 30, seguido do Famalicão que somou 27 pontos.
Clube liderado por John Textor tem uma dívida de cerca de 175 milhões de euros e foi assim despromovido à segunda divisão do futebol francês
|
O Lyon, treinado pelo português Paulo Fonseca, foi despromovido à segunda divisão francesa pela Direção Nacional de Controlo e Gestão (DNCG), anunciou, esta terça-feira, dia 24 de junho, a Liga francesa de futebol profissional (LFP). Desta forma, o acordo com Afonso Moreira deve cair por terra.
O extremo do Sporting estava prestes a assinar um contrato de cinco anos, que o iria deixar ligado ao clube francês até 2030, altura em que o jogador terá 25 anos de idade. O atleta iria render aos cofres verdes e brancos um valor a rondar os 2 milhões de euros.
O Lyon pode, no entanto, recorrer da decisão da DNCG, que, em 15 de novembro de 2024, já tinha ameaçado o clube com a despromoção caso a sua situação financeira não melhorasse até ao final da temporada, além de ter impedido a equipa de contratar jogadores no mercado de inverno.
Segundo a imprensa francesa, o clube liderado por John Textor tem uma dívida de cerca de 175 milhões de euros. O Lyon foi sexto classificado na última temporada na liga francesa, tendo garantido também um lugar nas competições da UEFA em 2025/26.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros - fez 33 encontros: 24 pela equipa B, seis pelos sub-19 e três no plantel principal. No total, o extremo disputou 2.114 minutos, nos quais marcou nove golos e fez duas assistências.