Futebol
Ex vencedor da Bola de Ouro insultado por adeptos do Sporting: "Um parolo é sempre um parolo"
05 Nov 2025 | 22:10
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Mar 2020 | 15:21 |
Luiz Phellype deu uma entrevista ao Gazeta Esportiva, site desportivo brasileiro. O avançado do Sporting CP falou do assunto do momento, o Covid-19, contando como estão as coisas no nosso país.
“Aqui o clima ainda é de tensão. Tudo começou antes, ficou tudo pior antes. No começo, não deram tanto valor, o que acredito que tenha acontecido no mundo todo, não valorizaram tanto. Só que as coisas foram ficando sérias e houve um choque de realidade. As pessoas já não saem mais, só vão às ruas para ir ao mercado e voltam. E têm que entrar com senha, três de cada vez. Não sei até quando isso vai durar. Está muito difícil”, disse o jogador de 26 anos.
Phellype alertou ainda o Brasil dos perigos de não atuar a tempo em relação a esta pandemia.
“Pelo que acompanhei, vi que no Brasil, assim como aqui em Portugal, as pessoas demoraram a se aperceber para o que realmente estava a acontecer, para a gravidade da coisa. Também não deram muito valor, com praias e bares lotados. As pessoas têm que se cuidar, senão a tendência é piorar, não tem jeito. No Brasil costuma ter muito mais aglomeração de pessoas do que na Europa. O cenário melhorou porque todos passaram a consciencializar-se. O que estamos a viver é muito sério, não é brincadeira”, acrescentou.
Sobre o retomar do campeonato, o avançado foi claro: não quer recomeçar.
“Sinceramente, prefiro que a temporada termine, que arranjem uma forma, da melhor maneira possível, até para não termos complicações na próxima temporada. Debate vai existir, uns serão contra e outros, a favor, mas acho que é o melhor a se fazer. O plano deles parece que é mesmo encerrar o campeonato”, disse.
Por fim, o brasileiro falou sobre a recuperação da sua lesão, ocorrida no fim de janeiro num joelho.
“A minha recuperação segue normal porque só eu estou autorizado a vir ao Centro de Treinos, justamente para poder dar sequência à minha fisioterapia, que preciso de fazer todos os dias. Só eu e o fisioterapeuta. Venho, faço meu treino e volto pra casa. Os demais jogadores estão todos em casa, fazendo treino por vídeo, e é assim que estamos levando. Acho que o governo e a federação só autorizaram esse esquema àqueles que estão fazendo tratamento pós-cirúrgico. Quem tem lesões mais comuns não pode vir tratar. Seguem um roteiro e fazem tudo de casa”, contou.
Antigo capitão do Clube de Alvalade reconhece que dupla do emblema verde e branco esteve abaixo do esperado, mas considera justa a igualdade
06 Nov 2025 | 03:00 |
Carlos Xavier analisou a prestação da equipa do Sporting frente à Juventus (1-1), em duelo da quarta jornada da Liga dos Campeões. Em entrevista em Exclusivo ao Leonino, o antigo capitão do Clube de Alvalade reconhece que Georgios Vagiannidis e Geovany Quenda estiveram abaixo dos colegas e elege Eduardo Quaresma como o melhor lateral direito do plantel.
"O empate é justo. Era previsível haver uma reação da Juventus, depois do golo. É uma grande equipa, com grandes jogadores. O Sporting soube aguentar a pressão. A ponta de sorte que faltou em Nápoles tivemos agora. Este ponto sabe a vitória", começa por dizer, antes de se debruçar sobre as unidades que considera não terem estado ao melhor nível.
C. Xavier: "O Quenda estava fora dela, não estava a ligar com Vagiannidis e Rui Borges viu bem isso"
"Estava a comentar durante o jogo e que o Quenda estava fora dela, não estava a ligar com Vagiannidis e Rui Borges viu bem isso ao alterar na segunda parte. O Eduardo Quaresma traz outras coisas em termos defensivos que os outros não dão. É a raça, é a rapidez. Até acredito que devia ser o titular da lateral direita, mesmo com Fresneda a 100%", explica o ex-leão que enalteceu a prestação de Rui Silva.
"O Kenan Yildiz esteve a um grande nível, mas o Rui Silva foi realmente o melhor em campo. Esteve excelente. A equipa, no geral, esteve muito bem, tirando as ambições do Quenda e do Vagiannidis". Relativamente às ambições do Sporting na prova, Carlos Xavier não traça metas concretas, mas espera que os comandados de Rui Borges cheguem o mais longe possível.
"Temos o jogo com o PSG, com o Bayern de Munique, que são realmente os favoritos a ganhar a competição. Nós não somos, mas temos ambições. Já no passado eliminámos grandes equipas. É esse pensamento que temos que ter durante todos os jogos e ir o mais longe possível".
C. Xavier e o 'caso Fábio Veríssimo': "O futebol português está cheio disto"
Carlos Xavier falou ainda da nova polémica do futebol português, nomeadamente a tentativa de condicionamento por parte do Porto ao árbitro Fábio Veríssimo: "O futebol português está cheio disto. O problema é esse. Enquanto não houver mão pesada para estas incidências, nada vai mudar. Os mais prejudicados são as equipas pequenas. Esses são os mais prejudicados e não se queixam porque não têm voto na matéria", conclui.
Futebolista que passou pelo emblema verde e branco viveu uma noite de sonho na receção à turma catalã, liderada por Hansi Flick
06 Nov 2025 | 00:00 |
Carlos Forbs, antigo jogador das camadas jovens do Sporting, viveu uma noite de sonho na receção do Club Brugge ao Barcelona (3-3), em partida da quarta jornada da fase de liga da Champions. O extremo internacional sub-21 português bisou e assistiu na partida.
Aos seis minutos, o ex-leão serviu Nicolo Tresoldi para o primeiro do jogo. Só que, dois minutos volvidos, Ferran Torres empatou as contas, ao finalizar na cara de Nordin Jackers. Aos 17', a equipa belga voltou para a frente do marcador (2-1), com uma excelente finalização do futebolista que passou pelo Clube de Alvalade.
O Barcelona voltou a empatar, na sequência de uma jogada finalizada por Lamine Yamal (61'), após entendimento com Fermín López. Os belgas voltaram para a frente do marcador no bis de Carlos Forbs (63'). Ainda assim, a turma catalã conseguiu empatar o duelo, num autogolo de Christos Tzolis (77').
Já na parte final do encontro, o Club Brugge esteve perto de aplicar a segunda derrota ao Barcelona na competição milionária, uma vez que Romeo Vermant ainda introduziu a bola na baliza de Wojciech Szczęsny (que fez recentemente uma revelação sobre Cristiano Ronaldo), mas o lance foi anulado.
Carlos Forbs esteve na formação do Sporting nas épocas de 2013/14 e 2014/15 antes de se sair livremente para o Manchester City. No verão de 2023 rumou ao Ajax por 14 milhões, antes de ser emprestado ao Wolverhampton. No último mercado, assinou em definitivo pela equipa belga por 8,5 milhões de euros.
Juventus não foi além de uma empate caseiro (1-1) frente aos leões, em jogo a contar para a quarta jornada da competição internacional
05 Nov 2025 | 22:53 |
Luciano Spalletti estreou-se num jogo da Liga dos Campeões ao leme da Juventus. A formação italiana não foi além de uma empate caseiro (1-1) frente ao Sporting, a contar para a quarta jornada da competição, e, no final do encontro, o técnico, que já venceu uma Serie A pelo Nápoles, deixou rasgados elogios aos leões.
L. Spalletti: "Sabem jogar bem futebol"
"Se olharmos para as equipas que já enfrentaram o Sporting, eles tiveram muito mais remates à baliza. Trata-se de um adversário complexo para jogar porque têm muitos jogadores internacionais, que sabem jogar bem futebol. Têm uma mentalidade ofensiva e nota-se que vêm para atacar", começou por dizer, em declarações citadas pelo Tuttosport.
L. Spalletti: "Rui Borges é um treinador jovem, mas revelou ser muito competente"
"Rui Borges é um treinador jovem, mas revelou ser muito competente pela forma como colocou a sua equipa a jogar. É difícil tirar-lhes o controlo de jogo. É certo que tivemos um arranque difícil na partida, mas reagimos e merecemos o empate. Ainda assim, perdemos a bola muitas vezes e, quando a recuperávamos, éramos um pouco displicentes, por vezes", atirou ainda.
Recorde-se que Luciano Spalletti sucedeu ao croata Igor Tudor no comando técnico da 'vecchia signora'. O treinador italiano disputou, para já, dois confrontos como treinador da Juve, tendo alcançado uma vitória - frente à Cremonese (2-1) e um empate.
Com este empate – o segundo em 17 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges somam assim sete pontos na prova e estão no 13.º lugar. O próximo jogo do Sporting na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 26 de novembro, às 20h00, frente aos belgas do Club Brugge, em Alvalade.
Ex vencedor da Bola de Ouro insultado por adeptos do Sporting: "Um parolo é sempre um parolo"
05 Nov 2025 | 22:10
Comentador do Sporting incrédulo com 'caso Veríssimo': "Condicionaram o árbitro premeditadamente"
05 Nov 2025 | 20:30
Depois de golo ao Benfica na Champions, ex Sporting volta a marcar e impede Chelsea de vencer
05 Nov 2025 | 20:07