Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Problemas para Rui Borges! Sporting com baixa de peso para a Liga dos Campeões

Equipa comandada pelo técnico português conseguiu garantir a qualificação no último jog. Na primeira mão dos playoffs, a equipa verde e branca terá uma contrariedade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

30 Jan 2025 | 10:41 |

Icon Comentário0

O Sporting empatou com o Bolonha na oitava e última jornada da Liga dos Campeões e conseguiu garantir um lugar nos playoffs. O jogo foi de emoções fortes, com os leões a estarem fora da prova a certa altura, mas uma das piores notícias foi que o capitão dos leões, Morten Hjulmand, viu um cartão amarelo e vai falhar a primeira mão do play-off.


O sorteio vai realizar-se na próxima sexta-feira, dia 31 de janeiro, e os possíveis adversários do Sporting são o Borussia Dortmund, da Alemanha, e a Atalanta, de Itália, ambos adversários da alta roda do futebol europeu, habituados a boas prestações nas competições europeias. A ausência do capitão verde e branco dificulta, desde já, ainda mais, um desafio que à partida será sempre difícil. 


Recorde-se que a equipa do Sporting ficou em 23.º lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, com 11 pontos, fruto de 3 vitórias, 3 derrotas e 2 empates. Caso passe aos oitavos de final da prova milionária, a equipa comandada por Rui Borges terá pela frente o Lille, de França, ou o Aston Villa, de Inglaterra.


Na presente temporada, Morten Hjulmand, o capitão verde e branco impedido de jogar na próxima partida, soma 32 partidas: 17 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça. No total, o capitão disputou 2.719 minutos, tendo feito três golos e uma assistência.

Morten Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se na, na altura, a segunda contratação mais cara a história do Clube de Alvalade, sendo superado apenas por Viktor Gyokeres (20 milhões, mais 4M por objetivos).



Futebol

Mikel Arteta comenta crise de Gyökeres e 'culpa' Sporting: “Sozinho”

Técnico do Arsenal abordou falta de golos do internacional sueco e, de forma indireta, atirou culpas para cima do Clube de Alvalade

Mikel Arteta defendeu que Viktor Gyökeres estava bastante protegido no Sporting, o que facilitava a sua afirmação
Mikel Arteta defendeu que Viktor Gyökeres estava bastante protegido no Sporting, o que facilitava a sua afirmação

08 Jan 2026 | 14:15 |

Icon Comentário0

Mikel Arteta considera que Viktor Gyökeres estava “bastante protegido” no Sporting. Em declarações à Sky Sports, o técnico do Arsenal abordou a crise do internacional sueco e afirmou que, em Portugal, o contexto era o ideal para o ponta-de-lança brilhar, algo que não acontece, para já, em Londres.


“Gyökeres sentia-se bastante protegido”


"Faço sempre um exercício com os jogadores novos. No caso do Gyokeres foi: vens para um novo país. Falas a língua? Qual é a tua situação familiar? Porque onde estava, sentia-se bastante protegido. Mas quando vem para cá, está exposto, sozinho e precisa de ficar cinco meses num hotel”, começou por referir Mikel Arteta.


Depois vem para cá e o calendário muda. Precisa de jogar a cada três dias na liga mais exigente do mundo, onde nunca jogou. Depois, o sistema é diferente, a metodologia é diferente, os companheiros são diferentes. E um número 9 precisa de sinergia e química com os outros jogadores", acrescentou o técnico do Arsenal.

“Poderia marcar mais golos, mas todos os outros aspetos são extraordinários”


"Depois, é todo um ambiente novo, pressão, expectativas. São muitos fatores. O meu julgamento de um jogador é perceber se ele está a cumprir o seu papel. No caso do Viktor? Está a fazê-lo muito bem. Poderia marcar mais golos, mas todos os outros aspetos são extraordinários", finalizou Mikel Arteta.

Nesta temporada, com a camisola do Arsenal, Viktor Gyökeres – avaliado em 70 milhões de euros – realizou 23 jogos: 18 na Premier League, quatro na Liga dos Campeões e um na EFL League Cup. Nos 1.552 minutos em que esteve em campo, o avançado, que rendeu mais alguns milhões ao Sporting, marcou sete golos.


Futebol

Paulo Andrade comenta rumor sobre Ruben Amorim ao Sporting e avalia Rui Borges

Comentador afeto ao Clube de Alvalade foi questionado sobre as notícias que apontam para um eventual regresso do técnico a Portugal

Paulo Andrade não acredita no regresso de Ruben Amorim ao Sporting e dá nota positiva ao trabalho de Rui Borges
Paulo Andrade não acredita no regresso de Ruben Amorim ao Sporting e dá nota positiva ao trabalho de Rui Borges

08 Jan 2026 | 14:02 |

Icon Comentário0

Paulo Andrade não acredita que Ruben Amorim regresse a Portugal, pelo menos para já. Em declarações na CMTV, o comentador afeto ao Sporting recusou essa possibilidade e fez um balanço positivo do trabalho de Rui Borges nos verdes e brancos, dando mérito ao Porto.


“Não acredito no regresso de Ruben Amorim”


"Não acredito minimamente no regresso de Ruben Amorim, nem para o Sporting, nem para o Benfica”, começou por afirmar Paulo Andrade, não dando grande credibilidade às notícias que surgem de Inglaterra, que ligavam o antigo técnico dos leões ao eterno rival, o Benfica.


No último jogo o Sporting podia ter ganhado facilmente ao Vitória de Guimarães, tem uma quantidade de ocasiões que perde e está a jogar com uma equipa cheia de remendos, sem alguns 10 jogadores principais, tem dois jogadores principais que se lesionam durante o jogo”, lembrou Paulo Andrade.

“O que eu vejo na primeira metade do Campeonato é que o Sporting tem mais um ponto”


O que eu vejo na primeira metade do Campeonato é que o Sporting tem mais um ponto do que tinha o ano passado, em que foi campeão, tem só menos um golo marcado do que o ano passado. Continua a ter de longe o melhor ataque da prova, muito melhor que o do Benfica a léguas e muito melhor que o do Porto”, acrescentou o gestor.

O Sporting sofreu nove golos esta época com os tais quatro defesas que estão sempre a criticar. O ano passado, com três, sofreu 14 no mesmo período. A questão do Porto é completamente diferente. O Porto tem, desde 97/98, a melhor percentagem de pontos obtidos na Liga”, finalizou Paulo Andrade.


Futebol

Há boas novidades sobre Eduardo Quaresma, mas central do Sporting passou por inferno

Intervenção cirúrgica correu melhor do que o esperado e tempo de recuperação será inferior ao cenário inicialmente traçado pelo departamento médico

Eduardo Quaresma, defesa do Sporting, recupera de lesão na face e deve voltar aos relvados no início de fevereiro frente ao AFS
Eduardo Quaresma, defesa do Sporting, recupera de lesão na face e deve voltar aos relvados no início de fevereiro frente ao AFS

08 Jan 2026 | 13:40 |

Icon Comentário0

Eduardo Quaresma foi submetido com sucesso a uma intervenção cirúrgica delicada, que se prolongou por quatro horas, num autêntico martírio para o atleta. O central do Sporting enfrenta agora um período de recuperação estimado em três semanas. Esta é uma atualização muito positiva, visto que o tempo de paragem é consideravelmente inferior ao cenário inicialmente traçado pelo departamento médico.


Eduardo Quaresma regressa com o AFS


O regresso está previsto para o embate diante do AFS, a contar para a Taça de Portugal, agendado para 4 de fevereiro. Até lá, o jovem defesa falha os duelos exigentes contra Casa Pia, PSG, Arouca, Athletic Bilbao e Nacional. A reintegração no plantel será feita de forma progressiva para garantir total aptidão.


O jogador lesionou-se no recente embate diante do Vitória de Guimarães, onde foi titular. Na sequência de um choque violento com Samu, o jovem sofreu um forte traumatismo na face esquerda. O incidente infeliz obrigou à substituição imediata e gerou muita apreensão entre os adeptos leoninos.

Rui Borges com problema central no Sporting


Para o próximo jogo, frente ao Casa Pia, Rui Borges enfrenta grandes dores de cabeça na gestão da equipa. O treinador conta apenas com Gonçalo Inácio e Matheus Reis disponíveis para o eixo defensivo, isto para lá de jovens da equipa B. Ousmane Diomande está no CAN, embora exista a remota possibilidade de regressar mais cedo caso a Costa do Marfim seja eliminada.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Eduardo Quaresma – avaliado em 15 milhões de euros – realizou 15 jogos: seis na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 1.088 minutos em que esteve em campo, o defesa marcou um golo e fez duas assistências.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo preparam-se para 'trair' Sporting e reforçar Benfica com...
Futebol

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo preparam-se para 'trair' Sporting e reforçar Benfica com...

08 Jan 2026 | 12:54

Icon Comentário0
Rui Borges tomou decisão drástica depois do Sporting - Vitória SC
Futebol

Rui Borges tomou decisão drástica depois do Sporting - Vitória SC

08 Jan 2026 | 12:07

Icon Comentário0
Última hora! Conhecida a data para as eleições do Sporting
Futebol

Última hora! Conhecida a data para as eleições do Sporting

08 Jan 2026 | 12:02

Icon Comentário0