Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

"Quem o defende sou eu" - Amorim vira-se aos jornalistas por peça chave do Sporting

Treinador do plantel leonino não mediu as palavras quando questionado sobre declarações anteriores, que têm gerado alguma polémica nos últimos dias

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

26 Set 2024 | 12:39 |

Icon Comentário0

Rúben Amorim voltou a falar sobre Nuno Santos e as polémicas palavras que teceu sobre o jogador após a partida frente ao AVS. Em antevisão ao encontro frente ao Estoril, o técnico deu uma 'achega' aos jornalistas e justificou as declarações.


"Não falo do futuro dos jogadores. Falo abertamente com vocês. Acho engraçado queixarem-se. Querem uma porta aberta. Quando vos damos mais um bocadinho, já é um problema. O Quenda foi uma curiosidade... Perguntaram se estava nervoso. Disse que não. Alguém que adormece é porque dorme descansado e não acorda com o despertador", começou por dizer, em tom de explicação, seguindo para Nuno Santos.


"Quando eu falo do Nuno Santos é pela ligação muito especial que eu tenho com ele. É para ele usufruir. Um dia isto vai acabar e ele vai perceber que andou preocupado com outras coisas sem usufruir o momento. Se ele ficar chateado ou não por jogar, ele dá o máximo. Vocês colocaram essa parte da crítica... Antes disso, que não foi crítica nenhuma, eu disse que era dos jogadores mais importantes. Tinha fome, tinha uma grande intensidade... Isso não foi falado. A minha preocupação é defender, em todos os momentos, o Nuno Santos. Quando vocês criticam o Nuno Santos porque um vidro caiu, quem o defende sou eu. Ele sabe muito bem. Fui eu que o fui buscar. Quando tenho de lhe dizer algumas coisas, digo. Às vezes falo com uma abertura que nem devia falar", atirou Amorim.


O Sporting volta a entrar em campo já esta sexta-feira, dia 27 de setembro, frente ao Estoril, em jogo relativo à sétima jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante do emblema canarinho jogar-se-á às 20h15, no Estádio António Coimbra da Mota.

De momento, os leões ocupam o primeiro lugar da tabela na Liga Portugal Betclic, com 18 pontos, em seis jogos. Porto (15) e Benfica (13) fecham o pódio da prova, com o mesmo número de encontros disputados. O Estoril, adversário desta ronda, é o 13.º classificado, com seis pontos.



Futebol

Mais de 70 milhões! Craque do Sporting é um dos mais valiosos do mundo

Jogador que tem vindo a dar frutos em Alvalade garantiu um lugar de destaque entre os principais ativos do futebol mundial da atualidade

Geovany Quenda, do Sporting, figura entre os 100 jogadores mais valiosos do mundo, segundo lista criada pelo CIES
Geovany Quenda, do Sporting, figura entre os 100 jogadores mais valiosos do mundo, segundo lista criada pelo CIES

07 Jan 2026 | 15:48 |

Icon Comentário0

Geovany Quenda continua a quebrar barreiras e a surpreender os analistas de mercado. De acordo com a mais recente lista do Observatório do Futebol (CIES) sobre o valor de mercado dos jogadores profissionais, o jovem talento formado no Sporting garantiu um lugar entre os 100 futebolistas mais valiosos da atualidade.


O craque de apenas 18 anos encontra-se no 78.º lugar com um valor de mercado de 70,1 milhões de euros. Está à frente de Rodrigo Mora, do Porto, que se encontra nas últimas posições, no 94.º lugar, com uma cotação avaliada em 64,1 milhões.


Neste lote de 100 atletas, destaca-se também Nuno Mendes, que representou o Sporting entre 2019 e 2021, e atualmente é um dos melhores jogadores do mundo, está avaliado em 85,5 milhões de euros, encontrando-se no 44.º lugar. Esta lista é liderada por Lamine Yamal, do Barcelona, com um valor astronómico de 343 milhões.


Este crescimento exponencial de Geovany Quenda reflete não só o rendimento desportivo do extremo ao serviço do Sporting, mas também o impacto da sua transferência para o Chelsea. Embora continue a defender as cores do clube leonino, a operação financeira que selou a sua mudança para Londres, avaliada em cerca de 50 milhões de euros fixos, podendo atingir valores superiores mediante objetivos, catapultou a sua cotação para patamares de elite.

A pérola leonina, na atual temporada, estava a destacar-se na equipa de Rui Borges, com cinco golos e oito assistências num total de 22 jogos disputados. Porém, o atleta não joga desde inícios de dezembro devido a uma fratura no pé, à qual já foi operado, e é um dos vários jogadores indisponíveis nesta altura.



Futebol

José Calado 'pica' Sporting e Frederico Varandas sobre arbitragem: "Encheu o peito"

Leões falharam o acesso à final da Taça da Liga e permanência de Rui Borges é posta em causa nesta fase da temporada desportiva

Frederico Varandas é alvo de críticas de José Calado, comentador desportivo, após a mais recente derrota do Sporting
Frederico Varandas é alvo de críticas de José Calado, comentador desportivo, após a mais recente derrota do Sporting

07 Jan 2026 | 15:16 |

Icon Comentário0

Após a derrota do Sporting diante do Vitória de Guimarães, José Calado, antigo jogador do Benfica e atual comentador desportivo, criticou Frederico Varandas sobre a situação atual dos leões que pode levar ao desgaste do treinador Rui Borges.


Fruto da eliminação dos verdes e brancos da Taça da Liga, começou a surgir a hipótese de Ruben Amorim suceder Rui Borges no cargo de técnico leonino. Calado comentou esta situação, comparando ao que já se passou nos encarnados: “Sei o que aconteceu no Benfica, quando foi o caso Jorge Jesus. Cada vez que as coisas não corriam bem a um treinador no clube, o nome de Jorge Jesus pairava em cima da mesa”.


José Calado considera que o mesmo poderá acontecer a Rui Borges e que poderá levar a um “grande desgaste”. Recordar que o Sporting não vence há dois jogos consecutivos na temporada, série que começou com o empate (1-1) em Barcelos, frente ao Gil Vicente, na 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic.


José Calado: "Varandas encheu o peito"

Além disso, de seguida, o comentador afeto aos encarnados criticou Frederico Varandas, afirmando que o presidente leonino não tem moral nenhuma para comentar alguma coisa sobre arbitragem. “Encheu o peito. Agora não tem moral nenhuma para falar de arbitragens. Mesmo que haja erros, ele não pode dizer nada porque disse que erros são humanos e para deixar os árbitros trabalhar”.


No final, Calado desafiou o Presidente do Sporting a tomar uma decisão sobre Rui Borges. “É altura de chegar-se à frente e para não deixar desestabilizar a sua equipa e o seu treinador, precisa de dizer que aconteça o que acontecer, Rui Borges é o seu treinador até ao final do seu contrato”.


Futebol

Mesmo em má fase, Gyokeres vale novo encaixe aos cofres do Sporting

Internacional sueco foi vendido ao Arsenal no último mercado de verão, por um valor inicial de 65,7 milhões de euros, mas dividendos continuam a chegar

Sporting continua a encher os bolsos com a transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal, desta vez devido a um objetivo no contrato
Sporting continua a encher os bolsos com a transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal, desta vez devido a um objetivo no contrato

07 Jan 2026 | 14:27 |

Icon Comentário0

Menos de seis meses depois de ter sido vendido ao Arsenal por um valor inicial de 65,7 milhões de euros, Viktor Gyokeres continua a render dividendos ao Sporting. No passado fim de semana, chegaram de Inglaterra novidades que agradaram à SAD liderada por Frederico Varandas.


Mikel Arteta voltou a apostar no avançado sueco como titular na vitória dos gunners frente ao Bournemouth (3-2), no Vitality Stadium, substituindo-o aos 66 minutos por Gabriel Jesus. Com essa utilização, Gyokeres atingiu a marca dos 20 jogos oficiais pelo Arsenal em que cumpriu, pelo menos, 45 minutos em campo.


Segundo revelou esta quarta-feira o portal britânico Football.London, este registo ativou o pagamento de mais 1,25 milhões de euros ao Sporting, uma vez que o acordo entre os clubes prevê um prémio desse valor por cada bloco de 20 jogos com tempo mínimo de utilização, até ao limite máximo de 5 milhões de euros.


A próxima tranche poderá ser desbloqueada ainda durante a temporada 2025/26, já que o Arsenal tem garantidos pelo menos mais 23 jogos entre Premier League, Liga dos Campeões, Taça de Inglaterra e Taça da Liga, número que poderá aumentar caso os londrinos avancem nas competições.

Com este novo encaixe, o negócio de Gyokeres já rendeu cerca de 67 milhões de euros ao Sporting, montante que pode chegar aos 76 milhões no cenário mais favorável, caso todos os bónus previstos sejam acionados. O contrato contempla ainda um prémio adicional de 500 mil euros por cada 20 participações diretas em golos (golos ou assistências), até um máximo de um milhão de euros - um objetivo mais exigente, tendo em conta que o sueco soma, para já, sete golos e nenhuma assistência.


Por fim, os leões terão também direito a 1 milhão de euros sempre que o Arsenal garantir o apuramento para a fase de liga da Liga dos Campeões, até um máximo de quatro milhões. Um cenário bastante plausível, tendo em conta que os gunners lideram a Premier League, com seis pontos de vantagem sobre Manchester City e Aston Villa.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Atenção! Jogador do Sporting pode ser operado já...
Futebol

Atenção! Jogador do Sporting pode ser operado já...

07 Jan 2026 | 13:41

Icon Comentário0
Marlon Gomes ou Javi Guerra: Sporting com indecisão no mercado
Futebol

Marlon Gomes ou Javi Guerra: Sporting com indecisão no mercado

07 Jan 2026 | 13:04

Icon Comentário0
Sporting não desiste de 'roubar' colega de Cristiano Ronaldo e existem novos detalhes
Futebol

Sporting não desiste de 'roubar' colega de Cristiano Ronaldo e existem novos detalhes

07 Jan 2026 | 12:42

Icon Comentário0