Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Maxi Araújo está 'preso' à lateral-esquerda do Sporting. Chegado a Alvalade para desempenhar a função de ala no sistema de Ruben Amorim, o canhoto foi obrigado a mudar de posição, fruto da chegada de Rui Borges e das lesões no plantel. No entanto, tem surpreendido a estrutura.
Os responsáveis verde e e brancos estão muito satisfeitos com o rendimento do uruguaio - que ainda não convenceu os adeptos leoninos - a lateral e podem mesmo riscar a possibilidade de reforçar o corredor canhoto. O regresso de Rúben Vinagre era um dos desejos, mas o Legia recusou terminar o empréstimo.
No entanto, os leões estão no mercado em busca de mais um extremo esquerdo. Com a recuperação de Matheus Reis, o bom rendimento atual do 'camisola 20' e um novo reforço que também possa jogar mais recuado, a posição ficará fechada, uma vez que Rui Borges está confiante nas soluções que tem à disposição.
Esta época, Maxi Araújo – avaliado em 14 milhões de euros - disputou 24 jogos com a camisola do Sporting. No total, o canhoto alinhou durante 1.434 minutos, tendo feito dois golos - Estrela da Amadora e Manchester City - e apontando ainda outras tantas assistências.
O futebolista de 24 anos chegou a Alvalade no mercado de verão, oriundo do Toluca. Os leões pagaram ao emblema mexicano uma verba a rondar os 13,6 milhões de euros, tendo acordado ainda um bónus de 50% do valor pago pela FIFA aos verdes e brancos, mediante participação de Maxi Araújo no Mundial de 2026.
Titular da equipa de Rui Borges tem impedimento no jogo frente ao Leipzig, a contar para a sétima jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões
|
0Bruno Fernandes comentou o impedimento de Rui Silva de defrontar o Leipzig devido à sua ausência na lista de inscritos do Clube para a Liga dos Campeões. Durante o programa Record na Hora, transmitido no NOW, o jornalista destacou que guarda-redes do Sporting tem "o sonho de disputar a Liga dos Campeões"
"Já era evidente que algo estava a passar despercebido a muita gente.. Como é que isto acontece? Parece-me que houve aqui uma falha no acompanhamento dos regulamentos por parte da UEFA, especialmente no que diz respeito ao novo formato da Liga dos Campeões. Não estando por dentro dos detalhes regulamentares, fica a ideia de que não houve atenção suficiente às mudanças", afirmou Bruno Fernandes.
O novo formato da competição prolonga a fase de grupos, que anteriormente era composta por seis jogos concluídos em dezembro. Agora, há mais duas jornadas, o que altera significativamente o calendário. No caso do Sporting, a equipa terá ainda um jogo com o Bolonha, seguido de outros dois encontros. “A UEFA devia ter previsto a possibilidade de fazer uma ou duas alterações no plantel durante este período adicional, especialmente tendo em conta as movimentações de mercado de janeiro”, acrescentou.
Esta situação coloca o Sporting numa posição difícil, obrigando a equipa a rever a sua estratégia para a baliza. "É evidente que Rui Silva foi contratado para ser titular. Com apenas uma semana de treinos, já foi lançado a jogo em Vila do Conde. Não restam dúvidas de que teria sido a escolha para a Liga dos Campeões, caso estivesse elegível", apontou Bruno Fernandes.
Por fim, o jornalista relembrou as palavras de Rui Silva na sua apresentação no Sporting, em que revelou ter desejo de jogar a prova milionária da UEFA. O jornalista lamentou que este objetivo fique agora em suspenso, destacando que "seria natural que tivesse essa oportunidade esta época", especialmente porque o Sporting ainda está na luta pela qualificação para os playoffs da competição.
Opções do técnico verde e branco têm sido reduzidas devido às constantes lesões no plantel e há dois jogadores que completaram sempre os 90 minutos
|
0Ousmane Diomande e Morten Hjulmand são totalistas de Rui Borges. Com a saída de Franco Israel e Viktor Gyokeres do onze inicial diante do Rio Ave, o central e o capitão do Sporting apresentam-se como os únicos que disputaram a totalidade dos minutos desde a chegada do técnico a Alvalade.
O médio dinamarquês foi decisivo na partida, marcando o segundo golo do encontro, através da marca de grande penalidade. Na ausencia de Gyokeres, foi o 'camisola 42' quem esteve encarregado de converter o penálti e não tremeu, dobrando a vantagem dos leões.
Já Diomande, central costa-marfinense, esteve imperial, desta vez ao lado de Gonçalo Inácio, que regressou à titularidade após lesão. Juntos, evitaram qualquer perigo que pudesse ser causado pelos vilacondenses à baliza agora defendida pelo reforço Rui Silva.
O meio-campo tem sido algo complicado para o técnico verde e branco, que teve várias ausências nos últimos encontros, sendo até obrigado a utilizar Zeno Debast mais adiantado no terreno. No entanto, Hidemasa Morita e Daniel Bragança estão de volta, o que pode significar mais descanso para Hjulmand.
Na defesa, o regresso de Inácio também abre espaço a uma menor utilização de Diomande. Com Jeremiah St. Juste livre das constantes mazelas que lhe atormentam a carreira, Rui Borges tem maior margem para escolher a dupla de centrais do Sporting, apesar da ausência de Eduardo Quaresma.
Emblema de Alvalade vai enfrentar o Leipzig, na sétima jornada da Liga dos Campeões, e dados não jogam a favor dos comandados de Rui Borges
|
0A história não joga a favor do Sporting nem de Rui Borges quando se trata de jogos na Alemanha. Em 15 partidas disputadas em solo germânico, os leões somaram apenas uma vitória, um empate e sofreram 13 derrotas. O único triunfo remonta a 7 de setembro de 2022, com Ruben Amorim no comando técnico.
Num encontro histórico, em Frankfurt, o Sporting venceu o Eintracht por 3-0, com golos de Marcus Edwards, Francisco Trincão e Nuno Santos. Jogadores como Antonio Adán, Manuel Ugarte e Pedro Porro foram titulares nessa partida, mas já não fazem parte do atual plantel verde e branco.
Rui Borges terá agora a difícil missão de tentar repetir o feito mais de dois anos depois, desta vez frente ao Leipzig, na Red Bull Arena - partida marcada para as 17h45 de quarta-feira, dia 22 de janeiro e que já tem árbitro nomeado. O treinador está ciente das dificuldades que os leões enfrentarão num palco tão exigente. Além disso, importa lembrar que o único outro resultado positivo do Sporting em jogos europeus na Alemanha foi um empate a zero em 2006, na casa do poderoso Bayern Munique.
Atualmente, o Sporting ocupa o 17.º lugar na fase de liga da Champions. A equipa orientada por Rui Borges conseguiu somar 10 pontos em seis jogos, resultado de três vitórias, um empate e duas derrotas. Por outro lado, o Leipzig está fora da competição, encontrando-se no 34.º lugar, sem qualquer ponto conquistado.
Esta nova edição da Liga dos Campeões apresenta um formato diferente, no qual os oito primeiros classificados da fase de liga avançam diretamente para os oitavos-de-final. Já as equipas que terminarem entre o nono e o 24.º lugar terão de disputar uma fase preliminar de playoff para tentarem garantir um lugar na ronda seguinte.