Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Revelado último desejo de Pinto da Costa antes de morrer: Sporting e Varandas metidos ao barulho

Antigo presidente do Porto faleceu no passado dia 15 de fevereiro e fez pedido expresso sobre o líder máximo do Clube de Alvalade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

05 Mar 2025 | 12:32 |

Icon Comentário0

Pinto da Costa morreu no passado dia 15 de fevereiro. O antigo presidente do Porto tinha alguns diferendos com Frederico Varandas e o líder máximo do Sporting terá sido uma das últimas memórias do malogrado dirigente, que pediu à esposa para continuar com o processo de difamação em tribunal.


Segundo informação avançada pelo jornal Record, Pinto da Costa pediu para a queixa contra Varandas continuar de pé e deu luz verde e qualquer avanço. O JN revela que a viúva, Cláudia Campo, ter-se-á constituído como arguida no processo em questão, quatro dias antes do falecimento do marido.


O diário desportivo explica que "de acordo com a lei portuguesa, o facto de ser herdeira de Pinto da Costa permite-lhe assumir este mesmo papel, garantindo assim a continuidade da acusação num crime de natureza particular", revelando que a segunda sessão do julgamento está marcada para a próxima quinta-feira, dia 6 de março, no Tribunal do Bolhão.


Na primeira sessão, ocorrida no passado dia 11 de fevereiro, Frederico Varandas não apresentou qualquer defesa, afirmando que tinha o máximo de respeito pelo "trabalho da Justiça" e garantindo não ter mais "nada a dizer" sobre o caso, que motivou queixa de Pinto da Costa.

Recorde-se que a acusação do falecido tinha como base palavras do Presidente do Sporting, em 2020: "Pode ter um grande sentido de humor, ser uma pessoa culturalmente acima da média, ter um currículo cheio de vitórias, mas um bandido será sempre um bandido. No final será recordado como um bandido."



Futebol

Identificado substituto de Geny Catamo no Sporting; Ala ruma à CAN e desfalca leões

Jogador moçambicano faz parte da lista de 25 jogadores moçambicanos elaborada por Chiquinho Conde para a Taça das Nações Africanas

Geny Catamo deverá falhar entre seis a sete jogos do Sporting por causa da CAN; Clube já identificou substituto
Geny Catamo deverá falhar entre seis a sete jogos do Sporting por causa da CAN; Clube já identificou substituto

08 Dez 2025 | 11:47 |

Icon Comentário0

Geny Catamo faz parte da lista de 25 jogadores moçambicanos elaborada por Chiquinho Conde para a Taça das Nações Africanas (CAN). O ala deverá falhar entre seis a sete jogos do Sporting e, sendo assim, Salvador Blopa será o substituto na ausência do colega.


O jovem de 18 anos entrará no lote de soluções já a partir do duelo de amanhã, na Alemanha, diante do Bayern de Munique, segundo o jornal 'A Bola', e poderá mesmo somar minutos, tal como aconteceu no último jogo da Liga dos Campeões com os belgas do Club Brugge, no qual somou 14.


O contrato de Salvador Blopa, que termina em junho de 2026, vai ser renovado, sendo que os leões o devem prolongar até 2030. O plano pode passar por colocar uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros no jogador, tal como foi feito, no passado, com Fotis Ioannidis, Viktor Gyokeres, Geovany Quenda e Bruno Fernandes.


Ainda assim, a SAD do leonina não descarta avançar para a contratação de um reforço no mercado de janeiro. O Sporting já está no terreno em busca do negócio ideal. Yeremay (Deportivo), Wesley (Al Nassr), Giannis Konstantelias (PAOK), Abde Ezzalzouli (Betis) ou Christos Tzolis (Club Brugge) são alguns dos nomes em cima da mesa.

Esta temporada, Salvador Blopa leva 17 encontros disputados pelo Sporting: 11 na Liga 3 pela equipa B, três pelos sub-19 na UEFA Youth League e três no plantel principal. No total, o ala disputou 1.214 minutos, tendo marcado três golos e feito duas assistências.



Futebol

Rui Borges com surpresa gigantesca no treino do Sporting

Antes da sessão desta manhã, futebolista verde e branco teve de passar pelo famoso 'túnel' e não se livrou de alguns calduços por parte dos colegas

Lesionado foi a grande novidade para Rui Borges no treino do Sporting, esta segunda-feira, dia 8 de dezembro, em Alcochete
Lesionado foi a grande novidade para Rui Borges no treino do Sporting, esta segunda-feira, dia 8 de dezembro, em Alcochete

08 Dez 2025 | 11:25 |

Icon Comentário0

Daniel Bragança foi a grande novidade no treino do Sporting, esta segunda-feira, dia 8 de dezembro, em Alcochete. O médio, que sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo em fevereiro, regressou ao trabalho e foi recebido pelos colegas com boa disposição.


Antes da sessão desta manhã, o médio teve de passar pelo 'túnel' e não se livrou de alguns calduços. Em sentido contrário, Francisco Trincão, Georgios Vagiannidis e Geovany Quenda não estiveram no relvado nos primeiros 15 minutos abertos à comunicação social. Já Zeno Debast e Nuno Santos continuam no boletim clínico dos leões.


Rui Borges chamou Eduardo Felicíssimo, Flávio Gonçalves, Salvador Blopa, Ivanildo Mendes e Daniel Costa, da equipa B, para reforçar as opções no treino. O Sporting viaja para Munique às 15h00 e, ao final da tarde, Rui Borges e João Simões vão falar em conferência de imprensa, para projetar o duelo com o Bayern.


Daniel Bragança - que quer ser 'reforço' de janeiro - encontra-se na fase final do processo de recuperação, algo que implica um novo ganho de massa muscular até que possa volta aos convocados do Sporting. Os responsáveis leoninos acreditam que tal possa acontecer nas primeiras semanas de 2026.

Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Daniel Bragança – avaliado em 12 milhões de euros – realizou 29 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 1.590 minutos disputados, marcou quatro golos e fez nove assistências.



Futebol

Ex Sporting recorda eliminatória (12-1) frente ao Bayern: "Foi o pior momento da minha carreira"

Antigo lateral falou sobre o duelo entre leões e Bávaros, marcado para esta terça-feira, dia 9 de dezembro, e lembrou dois jogos de pesadelo

Ex defesa do Sporting disse compreender a revolta que o resultado frente ao Bayern provocou nos adeptos
Ex defesa do Sporting disse compreender a revolta que o resultado frente ao Bayern provocou nos adeptos

08 Dez 2025 | 10:49 |

Icon Comentário0

Pedro Silva, antigo lateral do Sporting, falou sobre o duelo entre leões e Bayern de Munique, marcado para esta terça-feira, dia 9 de dezembro (e haverá novidades no onze). O ex-leão lembrou a eliminatória em que o Clube de Alvalade perdeu por 12-1 frente aos bávaros nos oitavos de final da competição em 2008/09.


"Sei que é uma eliminatória que ficou na memória dos adeptos pela negativa. Também nós, jogadores, tentamos esquecer, mas é impossível. A primeira mão já tinha sido má (5-0), mas a segunda correu ainda pior. Deu tudo errado", começou por referir ao site 'zerozero'.


O ex-futebolista lembrou o encontro antes da segunda mão: "Imagina o que é perderes a primeira mão por 5-0 e depois ainda teres de preparar o jogo fora. A partir daí é tentar sofrer o menos possível, foi isso que os jogadores conversaram entre si porque não nos queríamos expor muito. Atenção, isto não foi uma mensagem do Paulo Bento, mas algo que os jogadores falaram entre si. Lembro-me que, depois do 3-0, tivemos mesmo uma conversa no relvado numa de 'Vamos tentar não sofrer mais'. Infelizmente não deu e foi ainda pior do que no primeiro jogo", recordou.


Pedro Silva: "Foi o pior momento da minha carreira"

Ainda assim, Pedro Silva disse compreender a revolta que o resultado provocou nos adeptos: "Lembro-me que, quando fomos agradecer o apoio dos adeptos no fim do jogo, alguns disseram-nos para voltarmos para trás, para não irmos lá agradecer. Percebemos a frustração, ainda para mais tendo eles ido de propósito à Alemanha apoiar-nos. Dentro do balneário estava um clima desesperante, foi a maior goleada que sofri. Foi o pior momento da minha carreira a nível desportivo e é algo que fica marcado, foi inadmissível. Quando vou a Portugal ainda me abordam por causa desse jogo".


Pedro Silva: "No jogo seguinte, todos os jogadores foram assobiados. Se eu fosse adepto, faria o mesmo"

O antigo jogador lembrou que a equipa foi mal recebida no jogo seguinte: "Depois dessa eliminatória tivemos duas/três reuniões de equipa para tentar perceber o que tinha acontecido e toda a gente assumiu os seus erros. Quando chegámos havia adeptos à entrada do centro de treinos. Não houve qualquer tipo de violência e acho que essa cobrança foi totalmente válida. A direção e a imprensa também nos cobraram, mas sabemos que é algo normal. O que pudemos fazer depois foi trabalhar. Lembro-me que, no jogo a seguir, quando o onze foi apresentado, todos os jogadores foram assobiados. Se eu fosse adepto, faria o mesmo", terminou.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Morten Hjulmand pode ser suspenso e não ir a jogo no Sporting - PSG
Futebol

Morten Hjulmand pode ser suspenso e não ir a jogo no Sporting - PSG

08 Dez 2025 | 10:25

Icon Comentário0
Dois jovens de 18 anos vão ser lançados por Rui Borges no Bayern - Sporting
Futebol

Dois jovens de 18 anos vão ser lançados por Rui Borges no Bayern - Sporting

08 Dez 2025 | 10:04

Icon Comentário0
Emprestado pelo Sporting marca ao Estoril e Rui Borges já faz planos para 2026/27
Futebol

Emprestado pelo Sporting marca ao Estoril e Rui Borges já faz planos para 2026/27

08 Dez 2025 | 09:46

Icon Comentário0