
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting vai enfrentar o Gil Vicente, na Taça de Portugal. Rui Borges terá de repensar estratégias para a deslocação a Barcelos, uma vez que não tem centrais disponíveis para a partida, além de Gonçalo Inácio e Zeno Debast, e a situação causa irrequietação ao técnico leonino.
Depois de nova lesão de Eduardo Quaresma e da expulsão de Ousmane Diomande na Vila das Aves, o lote de jogadores para a posição diminuiu drasticamente, trazendo problemas a Rui Borges. Inácio vai, ao que tudo indica, ser titular, mas Debast tem jogado a meio-campo, face às ausências de Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Daniel Bragança, João Simões e Pedro Gonçalves.
O belga poderá recuar para o eixo da defesa, juntando-se ao 'camisola 25' do Sporting e abrindo uma vaga a meio-campo. Diante do AVS, Alexandre Brito foi titular e deverá manter-se no onze inicial. Manuel Mendonça e Eduardo Felicíssimo são opções, sendo que até Ricardo Esgaio poderá cumprir a posição.
Certo é que Rui Borges está obrigado a fazer mudanças, situação que tem sido recorrente desde que chegou a Alvalade. O técnico ainda não conseguiu trabalhar com todos os jogadores do plantel, mas, ainda assim, está na liderança do campeonato nacional e poderá atingir as 'meias' da prova rainha.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Taça de Portugal. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 27 de fevereiro, frente ao Gil Vicente, em jogo dos quartos-de-final da prova rainha. O encontro diante da turma liderada, neste momento, por José Pedro Pinto, jogar-se-á às 20h45, em Barcelos.
Jogador viveu momento complicado com a Listada verde e branca e acabou por dirigir-se a todos os companheiros e à equipa técnica dos leões
|
Ousmane Diomande foi do 'céu ao inferno' na Vila das Aves. O central do Sporting abriu o marcador, mas cometeu uma grande penalidade e foi expulso, numa partida que acabou empatada (2-2) - veja AQUI o resumo. No final do jogo, terá feito 'mea culpa' e lamentou-se junto de todo o plantel.
Segundo o jornal A Bola, o costa-marfinense pediu a palavra aquando do término do encontro, dirigindo-se aos companheiros de equipa, e a todos os membros do staff e comissão técnica, pedindo desculpa pelo ato irrefletido que acabou por, de forma direta, custar pontos ao Sporting e retirar o jovem do próximo encontro.
A mesma fonte garante que todo o plantel e equipa técnica de Rui Borges recebeu o pedido de desculpas de forma aberta e sem quaisquer semblantes de irritação, apesar de pairar no ar um certo desagrado pelo mau resultado obtido na deslocação à Vila das Aves.
Na presente temporada, Ousmane Diomande - avaliado em 40 milhões de euros - foi utilizado em 34 partidas: 21 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. O jovem de 21 anos disputou 2.688 minutos e marcou dois golos, não somando qualquer assistência na conta pessoal.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Taça de Portugal. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 27 de fevereiro, frente ao Gil Vicente, em jogo dos quartos-de-final da prova rainha. O encontro diante da turma liderada, neste momento, por José Pedro Pinto, jogar-se-á às 20h45, em Barcelos.
Rui Borges perde futebolista muito importante nas aspirações leoninas e terá de adaptar estratégias dos verdes e brancos nos próximos encontros
|
Daniel Bragança foi operado ao joelho. O médio do Sporting contraiu uma rotura do ligamento cruzado anterior diante do Arouca, no passado dia 15 de fevereiro, mas só agora foi submetido a uma cirurgia, uma vez que é um procedimento que não se pode realizar 'a quente'.
A realizar a melhor época da carreira em termos individuais, Bragança vê-se obrigado a parar até ao final de 2025, na melhor das hipóteses, podendo regressar apenas em 2026. Certo é que o 'camisola 23' é baixa prolongada para Rui Borges e vai falhar toda a presente temporada e a pré-época da próxima.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, a intervenção cirúrgica correu da melhor forma e sem qualquer contratempo para o internacional jovem português, que vai agora iniciar um longo e demorado período de recuperação de uma lesão que não é simpática.
Atualmente, Daniel Bragança não é a única baixa no plantel de Sporting. Rui Borges continua sem poder contar com Geny Catamo, João Simões, St. Juste, Morten Hjulmand, Nuno Santos e Pote, com Eduardo Quaresma a ser a mais recente adição ao lote de indisponíveis.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Daniel Bragança – avaliado em 14 milhões de euros – realizou 29 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 1.590 minutos disputados, marcou quatro golos e fez nove assistência
Antigo Presidente da Câmara de Santarém avalia os principais episódios da turma agora comandada por Rui Borges, mas que já teve outros dois treinadores na época
|
Francisco Moita Flores falou em exclusivo ao Leonino e analisou as principais incidências da época do Sporting. O antigo presidente da câmara de Santarém considera que as recentes exibições da equipa verde e branca não têm sido as melhores: "São muito irregulares. Ficou sem aquela estrela de campeão que tinha, são exibições que variam entre o oito e o oitenta", começou por referir.
Continuando o seu argumento, Moita Flores é claro: "O resultado de ontem (domingo) deve-se à própria equipa, nós achamos sempre que o arbitro é sempre o pior da festa, mas claro que não! O Sporting devia ter jogado para dar quatro ou cinco, tem equipa para isso", mencionou, em Exclusivo Leonino.
Francisco Moita Flores considera que a onda de lesões tem prejudicado as exibições dos leões, mas não entra na tese de que é a única culpada: "Tem contribuído para isso, mas definitivamente o que contribui para esta notória quebra de rendimento foi a saída do treinador, desde aí a equipa tem andado aos solavancos", considerando que a saída de Ruben Amorim rumo ao Manchester United foi o principal fator para essa perda de rendimento.
Apesar dos maus resultados, Moita Flores ainda acredita que o Sporting é o principal candidato ao título: "Os outros também estão a jogar muito mal, o Benfica este ano está muito irregular e o Porto também está a jogar muito mal". O antigo autarca mencionou ainda que o campeonato português esta temporada está nivelado "muito por baixo mesmo, se olhar para as outras equipas que vão longe nas competições europeias, a gente não tem nenhuma, isto acontece porque é o patamar do país, somos um país pobre. Há aqui uma analogia entre ao nível do futebol e ao nível do país", rematou.
Francisco Moita Flores não deixou ainda passar em branco a situação de Ousmane Diomande, que tem estado debaixo de fogo dos adeptos Sportinguistas devido às duas expulsões num curto espaço de tempo, defendendo totalmente o internacional costa-marfinense: "Claro que tem lugar, não faço juízos precipitados sobre jogadores que têm um ou outro erro, claro que tem, ele é um atleta de categoria", rematou, defendendo o defesa central do Sporting.