
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting recebe, este domingo o Gil Vicente, num jogo a contar para a 32ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões querem vencer os gilistas para se manterem na liderança da tabela classificativa do campeonato. No que diz respeito às opções iniciais de Rui Borges, destaque para a forte possibilidade de Hidemasa Morita e Zeno Debast formarem uma dupla titular inédita na zona central do meio campo.
O médio internacional japonês – que regressou à competição no jogo passado frente ao Boavista, após lesão – deve voltar a assumir a titularidade no setor intermédio dos verdes e brancos, o que já não acontece desde a vitória frente ao Famalicão (3-1), em Alvalade, no passado dia 15 de março. Quanto ao internacional belga, nos últimos encontros dos leões, tem atuado como médio-centro, apesar de ser defesa-central de raiz. E, na partida frente ao Gil Vicente, deve voltar a jogar no meio campo.
Apesar de já terem coincidido num total de 25 jogos na equipa do Sporting, na presente temporada, Morita e Debast nunca foram titulares, em simultâneo, no setor intermédio da formação leonina. Nas ocasiões em que foram ambos titulares, o jogador belga atuou como defesa-central e o atleta japonês no meio campo.
Em 2024/25, Morita – que tem sofrido diversos problemas físicos - soma 31 jogos com a camisola do Clube de Alvalade, tendo assinado dois golos e três assistências. Por sua vez, Debast já participou em 44 partidas da equipa verde e branca, nas quais conseguiu dois remates certeiros e quatro passes para golo.
Vale lembrar que, para o encontro frente ao Gil Vicente, Rui Borges não poderá contar com os lesionados João Simões, Nuno Santos e Daniel Bragança. Ousmane Diomande também é baixa, devido a castigo. O apito inicial da partida está agendado para as 20h30, no Estádio José Alvalade, e o jogo será arbitrado por Tiago Martins, da Associação de Futebol de Lisboa.
Recorde uma grande assistência de Debast de trivela:
Antigo central do emblema verde e branco explica que reforço dos leões é um bom jogador e que é precisa dar tempo ao pupilo de Rui Borges
|
André Cruz saiu em defesa de Biel. O ex defesa central do Clube de Alvalade explica que o reforço dos leões tem enfrentado problemas de adaptação, mas está confiante de que o extremo de 24 anos ainda pode ser uma peça útil para Rui Borges num futuro próximo.
"É preciso ter paciência e dar tempo”
“É bom jogador, mas poderá estar a sofrer com a questão da adaptação. Mudou de clube, de país... Isso pode estar a ter peso na sua adaptação. É preciso ter paciência e dar tempo”, afirmou André Cruz, em declarações do jornal O Jogo, sobre o atleta que assinou contrato com o Sporting até 2029, tendo sido fixada uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Desde que chegou a Alvalade, Biel ainda não conseguiu impor-se entre as primeiras opções de Rui Borges. O extremo brasileiro participou em seis jogos ao serviço da equipa leonina. Foi titular apenas numa ocasião – no duelo frente ao Borussia Dortmund, na Alemanha, a contar para a segunda mão do play-off da Liga dos Campeões, tendo sido substituído aos 56 minutos.
De resto, foi suplente não-utilizado em 10 encontros, não tendo ainda assinado nenhum golo ou assistência, num total de 104 minutos de competição. Vale lembrar que, segundo a imprensa desportiva nacional, o Sporting estará a planear emprestar Biel, no próximo mercado de verão. Os responsáveis dos leões acreditam no potencial do jogador e querem continuar a monitorizar a sua evolução, num plantel onde consiga ter mais minutos de jogo.
A equipa do Sporting volta a entrar em campo, este domingo, no duelo frente ao Gil Vicente. O jogo referente à 32ª jornada da Liga Portugal Betclic tem apito inicial marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade. A equipa de arbitragem será chefiada por Tiago Martins, da Associação de Futebol de Lisboa.
A jogar com mais uma unidade desde os nove minutos, turma secundária verde e branca soma triunfo vital em casa e está mais próximo da subida
|
A equipa B do Sporting venceu o Varzim por 2-0, este domingo, dia 4 de maio, em partida a contar para a 12.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3. Os leões regressam assim aos triunfos, depois de dois empates consecutivos, o último dos quais frente ao 1.º de Dezembro.
Numa partida disputado no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, a missão dos leões ficou facilitada logo aos nove minutos, depois de uma entrada muito perigosa de Miguel Rebelo, que viu o cartão vermelho direto, ao elevar o pé à cara de David Moreira, que teve de ser assistido.
Ainda assim, apesar da vantagem numérica, o Sporting só viria a chegar aos golos da vitória na segunda parte. Aos 75 minutos, na sequência de um canto, João Muniz acertou no poste de cabeça e, na recarga, inaugurou o marcador. O 2-0 apareceu aos 90+1. Gabriel Silva apareceu isolado e assistiu Luís Gomes para selar as contas da partida.
Com esta vitória – a 14.º em 35 jogos na presente temporada – os agora comandados de João Gião - estão no segundo lugar da tabela classificativa, com 20 pontos amealhados. O Lusitânia é primeiro com 26 pontos. Já a turma poveira é terceira classificada com 15 pontos. Os leões voltam a entrar em campo no próximo sábado, dia 10 de maio, às 16h00, diante do Fafe, no Minho.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida foi composto por: Diego Callai (Guarda-redes), David Moreira, José Silva, João Muniz, Rodrigo Dias, Alexandre Brito, Manuel Mendonça, Mauro Couto, Salvador Blopa, Afonso Moreira e Rafael Nel.
Veja o golo de João Muniz:
Treinador dos encarnados esteve muito nervoso durante todo o encontro frente ao Estoril, no Estádio António Coimbra da Mota
|
O Benfica venceu o Estoril por 2-1, no Estádio António Coimbra da Mota. Bruno Lage esteve muito nervoso durante todo o encontro e, no final da partida, questionado sobre o dérbi frente ao Sporting, o técnico das águias sabia que só a vitória diante dos 'canarinhos' deixaria os encarnados mais 'tranquilos' na tabela classificativa.
Na conferência de imprensa, após a vitória do Benfica no reduto do Estoril, por 2-1, este sábado, o técnico de 48 anos afirmou: “Agora é decisivo. Com a mesma tranquilidade de sempre. Recuperar, conhecer o adversário, preparar bem a nossa estratégia, jogar assim e uma vez mais com o apoio dos nossos adeptos do primeiro ao último minuto”.
O dérbi da 33ª e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic - marcado para as 18h do próximo sábado – será o terceiro duelo entre Sporting e Benfica, na presente temporada. Na primeira volta do campeonato, no final de dezembro, os leões venceram por 1-0, no Estádio José Alvalade. Em janeiro, houve novo confronto referente à final da Taça da Liga, em Leiria, que terminou com vitória dos encarnados, no desempate por grandes penalidades, depois do empate 1-1, no final do tempo regulamentar.
Vale lembrar que, para o encontro no Estádio da Luz, o treinador do Sporting, Rui Borges, não poderá contar com os lesionados Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões, que não voltam a jogar em 2024/25. Em termos disciplinares, Matheus Reis e Morten Hjulmand estão em risco de falhar a partida, devido à acumulação de cartões amarelos no campeonato – somam oito admoestações e serão castigados quando atingirem as nove.
Antes do dérbi, a equipa do Sporting foca atenções na receção ao Gil Vicente. O duelo frente aos gilistas é referente à 32ª jornada da Liga Portugal Betclic e joga-se às 20h30 deste domingo, no Estádio José Alvalade, com arbitragem de Tiago Martins, da Associação de Futebol de Lisboa. Na primeira volta, os verdes e brancos empataram 0-0, em Barcelos.