Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting recebeu em Alvalade o Nacional, no passado sábado, dia 25 de janeiro. Os leões venceram por 2-0 frente aos madeirenses e atingiram a fasquia dos 47 pontos no campeonato. Há indicações positivas em relação à vantagem dos leões, que são mais líderes com Rui Borges do que o que eram com Ruben Amorim em 2023/24.
A comparação é simples: à passagem da jornada 19 da Liga Portugal Betclic, com o agora técnico do Manchester United, o Sporting tinha um ponto de vantagem sobre o Benfica, que ocupava a segunda posição, e cinco sobre o Porto, que estava em terceiro lugar. Os leões acabaram por vencer o título nessa época.
Este ano, no mesmo momento do campeonato, os verdes e brancos gozam de maior folga em relação aos rivais: devido à derrota do Benfica frente ao Casa Pia, as águias ficam a seis pontos do Sporting. O Porto, ainda com um jogo em atraso, ficará, na melhor das hipóteses, a quatro pontos do Clube de Alvalade.
O Sporting - que vai lutando para trazer reforços - chega a esta situação apesar de uma época com muitos altos e baixos, uma vez que o plantel já vai no seu terceiro treinador esta temporada, e que com João Pereira viveu um período bastante negativo, até Rui Borges restabelecer alguns dos índices que vinham sendo apresentados pela equipa com Ruben Amorim.
Na época transata, à 19ª jornada, o Sporting vencia o Casa Pia, em casa, por estrondosos 8-0. Na classificação, os leões até somavam maior número de pontos - levavam 49 - mas eram seguidos de perto pelo Benfica, que tinha 48. Em relação à diferença de golos, os comandados de Rui Borges levam vantagem, uma vez que têm uma diferença positiva de 39 golos, enquanto o ano passado, por esta altura, a distância entre golos marcados e sofridos era de 33.
Presidente dos leões mandou colocar mecanismo de CCTV no Estádio, mas resposta de rebelião foi dada imediatamente num dos setores do reduto verde e branco
|
0O Sporting recebeu o Nacional em Alvalade, para partida da 19ª. jornada da Liga Portugal Betclic. No reduto dos leões, havia uma alteração à espera dos adeptos, nomeadamente no setor A14, ocupado pela Juve Leo: é que os responsáveis verdes e brancos montaram um circuito de câmaras CCTV na Curva Sul.
É presumível que tal medida tenha sido acionada em resposta às contantes acusações de mau comportamento dos adeptos leoninos, seja por parte da UEFA - que até já castigou os leões ao fechar parte do Estádio de Alvalade para o próximo jogo da Champions - ou da Liga Portugal, que tem, recorrentemente, multado o Clube em vários milhares de euros.
No entanto, esta medida da Direção leonina já teve resposta dos adeptos Sportinguistas: durante a partida contra o Nacional - a primeira onde eram visíveis as camaras, cabos, e restantes aparelhos ligados ao sistema CCTV - os adeptos do setor A14 vandalizaram os aparelhos e deixaram-nos inoperáveis.
Esta é mais uma situação do diferendo entre a Direção de Frederico Varandas, e os grupos de apoio organizado ao Sporting - neste caso, com especial atenção para a Juventude Leonina, que costuma ocupar o setor A14 do Estádio José Alvalade.
Relembre-se que o Sporting tem sido recorrentemente multado, e a UEFA interditou até o reduto verde e branco para o próximo jogo da Liga dos Campeões, sendo que o Clube até já comunicou com os adeptos, pedindo para que as situações não se repitam. De resto, existe ainda o problema em relação às sedes das claques, que está a ser resolvido pela justiça neste momento.
Avançado dos leões voltou a ser titular na partida entre verde e brancos e madeirenses, mas deixou indicações que estão a preocupar adeptos
|
0O Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 25 de janeiro, para enfrentar o Nacional em jogo a contar para a 19ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Viktor Gyokeres voltou ao onze inicial, após dois jogos a começar no banco de suplentes, mas acabou por deixar um sinal preocupante: não marcou pela primeira vez em 2025 e poderá ter sentido o peso da lesão.
Foi ao sexto encontro do ano civil que o avançado sueco dos leões não conseguiu deixar o seu nome no registo de marcadores. Depois de sete tentos em cinco partidas, contra Vitória de Guimarães (três), Benfica (um), Porto (um), Rio Ave (um), e Leipzig (um), o sueco não conseguiu faturar contra os insulares.
No entanto, o ponta de lança verde e branco não deixou de aparecer na ficha de jogo. A menção chega em virtude da assistência feita para Francisco Trincão, no primeiro golo do Sporting: foi o sueco que recebeu a bola junto à linha lateral e passou ao extremo português, que desferiu um incrível remate de fora da área.
Este passe para golo deixa Viktor Gyokeres com um registo invejável no presente ano, mesmo tendo ficado em branco na última partida. São já sete golos e uma assistência em apenas seis jogos. Para encontrar uma partida em que o Viking de Alvalade ficou totalmente em branco, é preciso recuar a 22 de dezembro de 2024, no empate a zero frente ao Gil Vicente.
Relembrar que Viktor Gyokeres - avaliado em 75 milhões de euros - mantém o grande nível na época 24/25, apesar de já ter sido orientado por três treinadores esta temporada. O avançado do Sporting leva, em 33 partidas, 34 golos marcados e sete assistências realizadas, uma produção tremenda do ponta de lança sueco.
Jornalista português crê que utilização de futebolista no onze inicial de Rui Borges não poderá ser contínua e dá solução ao técnico leonino
|
0O Sporting venceu o Nacional, por 2-0, e cimentou a liderança da Liga Portugal Betclic após derrota do Benfica com o Casa Pia. Luís Pedro Sousa, chefe de redação do jornal Record, não ficou convencido com a exibição dos leões e garante que Iván Fresneda não tem qualidade para ser titular.
"A exibição foi fraca mas o resultado justo, pelo que não se pode aplicar esse velho chavão. O Sporting foi claramente superior, numa partida monótona, que só teve um ponto alto, precisamente o do pontapé monumental de Trincão, que esteve na base do triunfo leonino", começou por dizer, ao diário desportivo.
Sobre a entrada de Daniel Bragança para uma zona mais adiantada do terreno, atrás de Viktor Gyokeres, Luís Pedro Sousa crê ser "uma forma de Rui Borges adaptar os jogadores ao seu sistema, fazendo, digamos, uma ligeira concessão", explicando que "Bragança jogou mais avançado do que as suas características aconselham" e que "independentemente do resultado" não foi mais do que "um remendo".
Por fim, o jornalista admite que Iván Fresneda não tem qualidade para ser titular na lateral-direita dos verdes e brancos e dá a solução a Rui Borges: "Ou se adapta Catamo e Eduardo Quaresma ou o Sporting terá mesmo de ir ao mercado".
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Liga dos Campeões. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 29 de janeiro, frente ao Bolonha, em jogo da oitava e última jornada da prova milionária. O encontro diante da turma liderada por Vincenzo Italiano jogar-se-á às 20h00, em Alvalade.