Futebol
Alisson Santos de regresso ao Sporting? Extremo escreve mensagem... estranha
25 Mai 2026 | 16:06
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Mar 2025 | 23:14 |
O Sporting venceu (3-1) diante do Famalicão. No final do encontro, Rui Borges, entre vários temas abordados, diz ter ficado feliz com o triunfo alcançado pelo emblema verde e branco e deixou rasgados elogios a Geovany Quenda, referindo que o jovem de 17 anos ainda vai evoluir bastante ao longo da carreira.
"É mérito dele, não só comigo mas com o míster Ruben também. A qualidade individual não lhe chega e ele tem essa noção, que precisa de ser comprometido. Se jogasse nos sub-17 era bola no pé e o Quenda resolve. Aqui resolve na mesma, mas tem de estar ligado na mesma, aos momentos e comportamentos defensivos. É um miúdo que gosta de aprender, que está a evoluir e que está muito feliz", começou por referir à SportTV.
Momentos antes, o técnico analisou o triunfo e reconhece que foi uma vitória difícil por parte do Clube de Alvalade: "Sim, uma primeira parte em que entrámos bem, encostámos o Famalicão para o meio-campo defensivo deles, depois dos primeiros 15 minutos, faltou-nos perceber como pressionar o portador da bola, baixámos muito cedo e deixámos o Famalicão ganhar um pouco de confiança. Depois há o lance do penálti que coloca o Famalicão no jogo. No final da primeira parte tivemos novamente uma energia muito boa. Na segunda parte melhorámos nesse aspeto, de saltar mais à frente, de sermos mais agressivos nos duelos e não deixámos o Famalicão crescer no jogo. Podíamos ter feito mais golos e o 3-1 muito mais cedo. A equipa teve uma atitude fantástica após a expulsão. Alvalade também foi fenomenal, os adeptos têm sido fundamentais no nosso caminho, quero deixar um abraço e um agradecimento ao público", começou por dizer o técnico dos leões.
Rui Borges referiu ainda o que pediu aos seus jogadores durante o intervalo, altura em que o marcador estava empatado (1-1): "Ao intervalo não mudámos nada em termos defensivos, melhorámos sim os timings de saltar à frente, fomos mais comprometidos, pressionámos muito mais alto. A substituição de Fresneda? Precisávamos de alguém que tivesse mais no um para um que o Iván. O Geny melhorou muito depois da vinda para a direita", justificou.
O treinador fala em "competência" por parte do Sporting e agradece o apoio dos adeptos ao longo dos 90 minutos: "É um Sporting que está a ser muito competente, que está com uma ambição enorme, que não olha para trás e só apenas para as vitórias. Agora alguma malta vai para as seleções, mas acredito que vão voltar com uma ambição enorme para continuarmos o nosso caminho. Fomos superiores em quase todo o jogo, tirando ali uns 15 minutos, tal como eu disse. O próximo jogo será difícil, mas certamente que teremos uma vez mais o apoio dos nossos adeptos", completou.
Futebolista pode não fazer parte das contas do plantel orientado por Rui Borges na próxima temporada desportiva e cedência é o plano da SAD
26 Mai 2026 | 08:30 |
Georgios Vagiannidis pode estar de saída do Sporting apenas um ano depois de ter chegado a Alvalade. A SAD leonina admite a possibilidade de ceder o lateral-direito na próxima temporada, numa tentativa de permitir ao jogador ganhar mais minutos, confiança e evolução competitiva.
Contratado ao Panathinaikos por 12,5 milhões de euros, o internacional grego de 24 anos ficou aquém das expectativas em 2025/26. Apesar de alguns sinais positivos ao longo da época, nunca conseguiu afirmar-se de forma consistente na equipa orientada por Rui Borges.
Ainda assim, em Alvalade continua a existir a convicção de que Vagiannidis possui características interessantes e margem de crescimento, revela o jornal A Bola. Por esse motivo, uma saída definitiva não é, para já, o cenário prioritário da estrutura do Sporting, que prefere equacionar uma cedência para potenciar o desenvolvimento do jogador.
O contexto competitivo no lado direito da defesa também pesa nesta reflexão interna. Iván Fresneda continua a ser visto como a principal opção para a posição, apesar de ter terminado a temporada condicionado por problemas físicos que o afastaram dos últimos nove jogos dos leões. O espanhol tem mercado, sobretudo em Inglaterra, mas a lesão recente poderá travar uma eventual saída neste verão.
Além disso, Salvador Blopa deverá integrar de forma mais regular o plantel principal em 2026/27, aumentando ainda mais a concorrência no corredor direito da defesa leonina. Apesar de preferir continuar em Alvalade, Georgios Vagiannidis já recebeu algumas sondagens consideradas interessantes e o cenário de empréstimo ganha força nos bastidores, numa altura em que o Sporting continua a definir os últimos detalhes do plantel para a próxima temporada.
Conhecido adepto do Clube de Alvalade foi impiedoso nas críticas ao lateral direito, que foi titular na final da Taça de Portugal contra o Torreense
26 Mai 2026 | 03:00 |
Manuel Moura dos Santos quer ver Georgios Vagiannidis na porta de saída do Sporting. Neste Exclusivo Leonino, além das fortes críticas ao lateral direito grego, o conhecido adepto do Clube de Alvalade também falou acerca da exibição do Clube na final da Taça de Portugal contra o Torreense, comentou a renovação de Rui Borges e abordou as mudanças que têm de acontecer na próxima época.
M. Moura dos Santos: "Se o finalista fosse o AFS SAD ou o Tondela, também tinham ganho a Taça de Portugal"
"Houve mérito do Torreense, como é óbvio, soube aproveitar as circunstâncias do jogo. Mas houve muito demérito do Sporting. O Sporting que jogou ontem já vi jogar com o AFS SAD e com o Tondela. Se o finalista fosse o AFS SAD ou o Tondela, também tinham ganho a Taça de Portugal. O primeiro golo sofrido foi uma infantilidade e, no geral, foi uma exibição muito pobre", começou por dizer ao nosso jornal.
Questionado sobre que jogador não tem condições para continuar no Clube, o adepto leonino foi bastante crítico com Vagiannidis, tendo dito que o helénico não tem condições de vestir o leão ao peito. "Vagiannidis foi uma nódoa. Ele vai agora de férias e devia de ficar lá", afirmou.
M. M. dos Santos: "Nunca achei que Rui Borges fosse treinador para o Sporting"
Rui Borges renovou recentemente contrato, mas Manuel Moura dos Santos declarou que não gostou desta decisão, tendo afirmado que nunca achou que o técnico mirandelense tivesse condições para ocupar o lugar de técnico em Alvalade. "Nunca achei que fosse, disse isso publicamente mais que uma vez. Mas é o que é. Eles (direção) se calhar sabem coisas que eu não sei", falou.
Para finalizar, comentador deixou avaliações negativas sobre algumas movimentações de mercado do Clube nos últimos tempos. "Reforços? Só conheço o Zalazar. Espero que sejam jogadores que o Sporting precisa e que estejam à altura de representar o Clube... Não podemos ter jogadores que estão seis meses sem jogar e que não se sabe nada sobre eles , como é o caso do Ioannidis, e não se pode falhar em contratações como foi a do Faye. Deixou-se sair o Afonso Moreira, que hoje está muito valorizado, vendemo-lo por tuta e meia. Isso é que eu não entendo", concluiu.
Derrota do Clube de Alvalade na final da Taça de Portugal contra o Torreense continua a provocar fortes reações no universo leonino
25 Mai 2026 | 17:50 |
A temporada sem títulos do Sporting continua a gerar enorme contestação no universo leonino e Frederico Varandas voltou a ser um dos principais alvos das críticas após a derrota frente ao Torreense na final da Taça de Portugal. Nuno Sousa, antigo candidato à presidência do Clube de Alvalade, analisou o momento dos verdes e brancos e deixou duras palavras para a liderança dos leões, comparando Frederico Varandas a Pinto da Costa.
N. Sousa: "Vemos é que o Frederico Varandas copia muito Pinto da Costa"
"Vemos é que o Frederico Varandas copia muito Pinto da Costa: os timings, aquilo que passa cá para fora, mas não tem, de longe, a experiência e cultura que ele tinha. Aquela fina ironia é muito difícil de fazer. E a renovação de Rui Borges foi um pouco isso: "ah não ganhamos? Então vou renovar"... como um bad boy", afirmou ao jornal Record.
O antigo candidato considera mesmo que a atitude de Varandas acabou por prejudicar o Sporting ao longo da época. "Sinto que tem havido aqui alguma sobranceria do presidente em relação aos adversários... quase a picá-los e, quando assim é, nunca dá bons resultados. Mesmo que seja campeão, é preciso ser humilde", apontou.
N. Sousa: "Rui Borges olha para o banco e tem de espremer sempre os mesmos"
Nuno Sousa também deixou críticas muito fortes à gestão física e médica do plantel verde e branco. "Foi tudo pago ali: a gestão médica e física do plantel. Quando vi que íamos a prolongamento ainda achei que se iria superiorizar, mas não. Não consigo criticar totalmente o treinador perante aquilo que aconteceu esta época. A direção não deu os melhores reforços e, se calhar, Rui Borges olha para o banco e tem de espremer sempre os mesmos", explicou.
As críticas estenderam-se ainda ao departamento médico e às contratações feitas pelo Sporting durante a temporada. "Por mais que se diga que o Sporting tem o melhor departamento médico... a verdade é que não vemos nada disso. É propaganda. Depois de terem uma lesão, os jogadores demoram muito tempo a recuperar: o Pote é logo o exemplo acabado. Começa a época e chega a dezembro e parece que está nas últimas. E depois estas contratações que não se percebe muito bem o fio condutor", referiu.
Alisson Santos de regresso ao Sporting? Extremo escreve mensagem... estranha
25 Mai 2026 | 16:06
Ex dirigente do Sporting exige saída imediata de Varandas e Rui Borges: "Fazem mal ao Clube"
25 Mai 2026 | 15:21
Titular do Sporting abatido com desastre na final da Taça: "Torreense quis ganhar mais do que nós"
25 Mai 2026 | 13:43