Futebol
Atenção, Sporting! Casa Pia com problemas antes da deslocação a Alvalade
13 Jan 2026 | 14:44
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Jan 2026 | 17:31 |
Chucho Ramírez, avançado do Nacional, recordou a passagem por Guimarães e deixou palavras marcantes sobre Rui Borges, treinador que hoje orienta o Sporting. Em declarações após o hat-trick frente ao Santa Clara, o internacional venezuelano assumiu que a saída do técnico teve um impacto direto no seu rendimento e confiança.
“Quando o Rui Borges foi embora, foi uma montanha russa”
“Quando o Rui Borges foi embora, foi uma montanha-russa. Entrava sempre na segunda parte, com os jogos já difíceis, só a trabalhar e não senti a mesma confiança”, confessou o avançado, sublinhando a importância da relação com o treinador para o desempenho dentro de campo durante a sua passagem pelo Minho.
Depois de uma época irregular ao serviço do Vitória de Guimarães, marcada por utilização intermitente e uma lesão que travou a afirmação, Chucho explicou que se sentia valorizado enquanto trabalhou com Rui Borges. A mudança no banco acabou por alterar esse cenário e tornou o seu percurso mais instável.
Chucho parece que voltou a ganhar confiança com as exibições recentes no Nacional, e a referência de Rui Borges pode ter tido influência no seu percurso recente. A equipa madeirense que defrontou o Sporting na 1ª volta do campeonato, e perdeu numa exibição enorme de Pote.
Na presente temporada, Jesús Ramírez - avaliado em 2 milhões de euros - soma 18 jogos: 17 para a Liga Portugal e um para a Taça de Portugal. Durante os 1.569 minutos em que foi utilizado, o avançado do Nacional já apontou 13 golos.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente aos gansos, no Estádio José Alvalade
13 Jan 2026 | 17:23 |
Ousmane Diomande foi o reforço de peso dos trabalhos orientados por Rui Borges nesta terça-feira, dia 13 de janeiro, que marcou o início da preparação do Sporting para o embate frente ao Casa Pia, válido para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
O regresso do defesa dos verdes e brancos após a participação na Taça das Nações Africanas - onde a Costa do Marfim acabou eliminada pelo Egito -, foi o grande destaque da sessão de treinos dos leões, mas o técnico não ficou por aqui.
De acordo com a informação divulgada pelo Sporting, numa nota partilhada através do seu site oficial, três jovens da formação também foram integrados por Rui Borges, são eles João Muniz, Zaïd Bafdili e Flávio Gonçalves - este último que continua a ser aposta firme da estrutura leonina.
De fora continuam Zeno Debast, Eduardo Quaresma, Pote, Ricardo Mangas, Geovany Quenda, Fotis Ioannids, Salvador Blopa e Nuno Santos. Os leões regressam aos trabalhos amanhã, novamente na Academia Cristiano Ronaldo.
O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Álvaro Pacheco, jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Regresso do central costa-marfinense surge num momento-chave, numa fase em que os leões procuram maior estabilidade defensiva
13 Jan 2026 | 16:11 |
O Sporting prepara a receção ao Casa Pia com uma boa notícia no setor defensivo, numa altura em que Rui Borges tem lidado com várias ausências no plantel. Depois da eliminação na Allianz Cup e de um microciclo mais longo de trabalho, o técnico leonino poderá voltar a contar com Ousmane Diomande, central que regressa às opções e aponta à titularidade no arranque da segunda volta da Liga.
O internacional costa-marfinense está integrado para a partida frente aos gansos e deverá formar dupla com Gonçalo Inácio, que também regressa ao onze após cumprir castigo. Mesmo com algum défice competitivo, Diomande apresenta-se fisicamente mais fresco, tendo somado apenas 91 minutos em dois jogos na fase final do CAN, campanha que terminou frente ao Egito.
A importância do 'camisola 26' torna-se ainda mais evidente quando se analisam os resultados recentes. Desde a sua ausência, o Sporting sofreu golos em quatro dos últimos cinco encontros oficiais, sinal de uma menor solidez defensiva. O regresso de Diomande poderá ser valioso para Rui Borges.
Os números confirmam esse impacto. De acordo com dados estatísticos, quando Diomande não está em campo, o Sporting permite em média 9,2 remates por jogo aos adversários, valor que desce para 7,7 quando o central atua. A percentagem de posse de bola também cai de forma significativa, passando de 66,7% com o defesa disponível para 59,2% sem ele, evidenciando a influência do costa-marfinense na construção desde trás.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou 12 encontros pelo Sporting: seis na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 947 minutos.
Regresso do extremo após a prova surge num momento estratégico para os leões, que já traçam um plano claro para os próximos meses
13 Jan 2026 | 15:27 |
20 milhões de euros euros: é este o preço que o Sporting definiu para libertar Geny Catamo no mercado de transferências de verão. De acordo com informações avançadas pelo jornal A Bola, a estrutura dos verdes e brancos está disponível para negociar o internacional por Moçambique por um valor bastante apetecível.
O Sporting volta a contar com Geny Catamo depois da participação na Taça das Nações Africanas, competição que retirou o extremo moçambicano dos últimos cinco jogos dos leões. Rui Borges encara o camisola 10 como um verdadeiro reforço de inverno, contando com o jogador até final da época, numa fase decisiva da luta pelo tricampeonato.
Antes de partir para o Campeonato Africano das Nações (CAN), Catamo estava pronto para renovar contrato, processo que chegou a estar bem encaminhado, mas que acabou por perder urgência. A SAD leonina entende que o dossiê pode ser fechado mais tarde, até porque o atual vínculo só termina em junho de 2028. Paralelamente, o mercado começa a olhar novamente para o internacional moçambicano.
Na última janela de transferências de verão, Fenerbahçe e Aston Villa demonstraram interesse no extremo, mas as abordagens não convenceram o Sporting. Ainda assim, os responsáveis de Alvalade admitem negociar , no início da época 2026/2027, o seu passe por 20 milhões de euros para abrir conversações.
Em cima da mesa está também uma renovação até 2030, com aumento salarial e subida da cláusula de rescisão dos atuais 60 para 80 milhões de euros. No entanto, a possibilidade de saída no verão é real, sobretudo após a valorização alcançada na CAN, onde Catamo marcou dois golos e fez uma assistência, contribuindo para a histórica qualificação de Moçambique para os quartos de final da prova.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma 20 partidas. Nos 1.094 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto, que tem contrato até junho de 2028, conta com três golos e assistiu os companheiros de equipa em outras três ocasiões.
Confira o golo de Geny Catamo diante do Marselha visto das bancadas do Estádio José Alvalade:
Atenção, Sporting! Casa Pia com problemas antes da deslocação a Alvalade
13 Jan 2026 | 14:44
Questão que está a atrasar chegada de Faye ao Sporting vem... da China
13 Jan 2026 | 14:54
Saída? Excedentário do Sporting gera nova polémica com publicação nas redes sociais
13 Jan 2026 | 13:48