
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Borges chegou ao Sporting em dezembro do ano passado, vindo do Vitória SC, e, desde então, a adaptação do treinador ao Clube e aos jogadores tem sido feita em ritmo altamente acelerado e tendo em conta os vários problemas físicos que têm afetado o plantel. Para tentar contornar tudo isto, o também ex-jogador optou por alterar rotinas já antigas e algumas delas criadas, até, por Ruben Amorim.
Com tempo reduzido para passar os seus conceitos durante os chamados treinos aquisitivos, Rui Borges, de acordo com o jornal Record, tem centrado esforços no reforço da coesão do grupo, introduzindo alterações a certas rotinas que vinham desde o início da temporada, como por exemplo a possibilidade dos jogadores poderem desfrutar de folgas nas vésperas dos jogos em Alvalade.
Nesse tempo de descanso, os atletas aproveitavam para estarem com as famílias antes de se apresentarem na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, no próprio dia da partida. A partir de agora, quer o jogo seja em casa ou fora, o técnico quererá que a concentração aconteça com 24 horas de antecedência.
Ainda esta sexta-feira, os jogadores reuniram-se no Estádio José Alvalade, onde deixaram os carros, e seguiram de autocarro para o centro de treinos do Sporting. Aí, jantaram em conjunto e passaram a noite. Esta manhã, irão partilhar o pequeno-almoço, com este a ser seguido da habitual palestra na qual, habitualmente, o técnico revela o onze inicial. Haverá, ainda, tempo reservado para descanso antes do início da viagem.
Vale lembrar que o Sporting tem, este sábado, 29 de março, uma importante deslocação ao reduto do Estrela da Amadora, em jogo válido para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, isto depois de um novo triunfo do Benfica, frente ao Gil Vicente, que acicatou as contas pelo título. O Estádio José Gomes irá estar lotado na receção aos verdes e brancos.
Recorde, abaixo, as imagens do primeiro treino que Rui Borges orientou no Sporting:
Jogador que é escolha recorrente do treinador do Clube de Alvalade tomou uma decisão surpreendente que foi conhecida horas antes do próximo jogo
|
Diomande aproveitou o facto de se ter apresentado ao serviço da Costa do Marfim - equipa pela qual foi titular, assistindo de perto à frente à Gâmbia, por 1-0 - para fazer uma viagem ao passado e para assim visitar as suas origens.
Nesse sentido, o defesa-central do Sporting passou pelas instalações do Footbol Clube Olympique Sport d'Abobo, clube onde deu os primeiros passos na carreira, sendo que a visita serviu, também, para que o jogador desse uma preciosa ajuda a quem também o ajudou no início do seu percurso. Tudo isto aconteceu apesar de Rui Borges ter alterado as dinâmicas do Clube de Alvalade.
Diomande ofereceu diversos equipamentos do Sporting a este emblema costa-marfinense, sendo que os mesmos passarão, agora, a ser utilizados pelos jovens atletas da academia. No total, foram entregues 23 kits, gesto que já mereceu, entretanto, elogios por parte do presidente, Amza Gamal.
"Em nome do clube, estou ao grato ao Ousmane Diomande pela consideração que mostrou, e só posso desejar-lhe os maiores êxitos nas próximas aventuras no seu clube e na seleção", fez notar, em declarações citadas pela imprensa internacional.
Esta temporada, vale notar, Ousmane Diomande - avaliado em 40 milhões de euros - leva 37 partidas: 24 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.962 minutos em que esteve em campo, o defesa-central apontou dois golos (Farense e AVS).
Médio dinamarquês tem estado em grande plano esta época e, com o verão a aproximar-se, começam a surgir clubes interessados
|
Ruben Amorim está focado em tentar salvar a temporada do Manchester United, tarefa que não tem sido nada fácil, e, enquanto isso, já vai pensando no futuro. Ao seu lado, na próxima época, o antigo treinador do Sporting quer os melhores e isso implica contratar... um titular dos leões.
Morten Hjulmand é, de acordo com o portal StrettyNews, o novo desejo do atual técnico do emblema de Old Trafford, isto depois de se já ter ficado a saber que também existe interesse em Samu Aghehowa, avançado que atua no Porto.
O médio dinamarquês, capitão do Sporting e um dos jogadores mais importantes do plantel, está protegido com uma cláusula de 80 milhões de euros, ainda que o portal em causa refira que os red devils estão a pensar em avançar com uma oferta entre os 50 e os 60 milhões.
Hjulmand, recorde-se, está avaliado em 40 milhões de euros e chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se na, na altura, a segunda contratação mais cara a história do Clube de Alvalade.
Na presente temporada, 2024/25, o médio - avaliado em 45 milhões de euros - soma 38 partidas: 22 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.160 minutos, tendo feito três golos e duas assistência.
Clube de Alvalade começou a tratar deste dossiê com tempo e acredita que grego será contratado com sucesso já no próximo mercado
|
O Sporting já se movimenta no sentido de preparar as contratações da próxima época e um dos dossiês que mais trabalho está a dar é o reforço para o corredor direito, com o de Georgios Vagiannidis a surgir, para já, como a principal prioridade.
Os responsáveis do Clube de Alvalade - que estão a pedir 8 milhões de euros por St. Juste - planeiam abordar este processo apenas numa fase mais avançada do calendário e só com o encerramento da presente temporada irão dar tudo pelo lateral, de 23 anos, que atua no Panathinaikos e que, segundo se sabe, já está referenciado há alguns meses.
O jornal Record deu conta, nas últimas horas, de viagens levadas a cabo por Flávio Costa, antigo chief scout dos verdes e brancos, até Atenas, na época transata de forma a poder observar Vagiannidis. Este acompanhamento mantém-se e, segundo se sabe, novos olheiros do Sporting irão marcar presença no próximo duelo grego entre Panathinaikos e Olympiacos.
Durante esse embate de alta intensidade, agendado para este domingo, dia 30 de março, os scouts Leoninos estarão especialmente atentos à prestação do alvo de Varandas e companhia, atleta que é uma das grandes revelações do futebol grego e que é conhecido não só pelo seu talento, mas também pela maturidade que demonstra em cada jogo.
Esta temporada, Georgios Vagiannidis - avaliado em 7 milhões de euros - soma um golo e uma assistência em 33 jogos realizados. No total, o defesa disputou 2.470 minutos. O lateral tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028 e já conta com quatro internacionalizações pela seleção grega, sendo uma das grandes esperanças dos helénicos.