![Francisco Gavazzo: Um dos homens que fizeram nascer o Sporting](/storage/media-items/images/2025/02/francisco-gavazzo_20250210103613.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Silva tem mais de 300 jogos na carreira, mas nunca disputou a Liga dos Campeões. Com a passagem do Sporting ao playoff da prova milionária da UEFA, o guardião já foi inscrito pelo Clube de Alvalade e fará a estreia na maior competição de clubes da Europa, tendo titularidade 'assegurada' frente ao Dortmund.
Desde que chegou a Alvalade, oriundo do Bétis, o português vem sendo a escolha principal do técnico leonino, à exceção da Champions, uma vez que não estava inscrito. Agora, prepara-se para fazer o primeiro encontro de sempre nos grandes palcos do futebol europeu, uma vez que, até à data, só tinha disputado a Liga Europa e a Conference.
Jogar a Liga dos Campeões é um sonho pessoal de Rui Silva, que irá poder cumprir o desejo antigo com a camisola do Sporting. Muito atento está Roberto Martínez, que já convocou o guardião por quatro ocasiões. Boas exibições em Alvalade e na Champions poderão catapultar o 'camisola 24' novamente para a seleção nacional.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Rui Silva - avaliado em 5 milhões de euros - já disputou quatro encontros (todos no campeonato nacional), tendo sido utilizado ao longo de 360 minutos. No total, o guardião sofreu dois golos, mas tem dado boas indicações aos adeptos verdes e brancos, que parecem ter aprovado a contratação.
A formação comandada por Rui Borges volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 11 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 20h00, no Estádio José Alvalade e já se conhece a equipa de arbitragem destacada para a partida.
Contrato do 'camisola 2' de Rui Borges termina no final da próxima temporada e Direção verde e branca já chegou a consenso acerca do que se segue
|
A renovação de Matheus Reis é um dos assuntos prioritários da Direção do Sporting. Neste Exclusivo Leonino, o nosso Jornal revela a intensão dos verdes e brancos em prolongar o vínculo que liga o 'camisola 2' ao Clube, uma vez que Rui Borges também já deu parecer positivo para tal.
O jogador é tido como um exemplo de trabalho no balneário, sendo também um dos mais velhos, a par de Rui Silva, Ricardo Esgaio, Nuno Santos e Hidemasa Morita. Numa equipa tão jovem como a do Sporting - que apresentou o onze mais novo da temporada no Clássico com o Porto - a experiência do jogador é tida em boa conta.
Frederico Varandas e a restante estrutura têm a decisão tomada, faltando apenas luz verde por parte dos representantes do atleta. Com contrato até junho de 2026, o objetivo é que o defesa do Sporting fique com vinculado ao Clube de Alvalade por, pelo menos, mais uma temporada, até ao verão de 2027.
Esta temporada, Matheus Reis - avaliado em 7 milhões de euros - soma 28 partidas, tendo disputado 1.359 minutos e feito duas assistências para os companheiros de equipa. Apesar do pouco tempo que passou dentro de campo este ano, o brasileiro foi o nono mais utilizado pelos leões em 2023/24, o quinto em 2022/23 e o sexto em 2021/22.
Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 184 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez nove assistências. Na caminhada com a Listada verde e branca, o defesa brasileiro conquistou quatro troféus: uma Taça da Liga, uma Supertaça e dois Campeonatos Nacionais.
Futebolista vai ter nova aventura no Médio Oriente, depois de ter impressionado os responsáveis árabes nesta primeira metade da época
|
É oficial! Matteus Oliveira é reforço do Al Nasr, dos Emirados Árabes Unidos. O antigo médio do Sporting continua a aventura no Médio Oriente - à semelhança de Cristiano Ronaldo que vai renovar na Arábia Saudita - , depois de ter assinado com o Khorfakkan no mercado de verão. As boas exibições catapultaram-no para um clube de maior dimensão dentro do mesmo campeonato.
A oficialização foi feita nas redes sociais do emblema do Dubai, sem revelar qualquer duração de contrato ou detalhes do negócio. Imediatamente após assinar o vínculo, o médio estreou-se na equipa comandada por Alfred Schreuder num empate diante do Baniyas (0-0).
Vale recordar que, durante o mercado de verão, Mattheus abordou o tempo no Sporting, admitindo que "estava preparado e muito motivado para jogar, sentia que poderia acrescentar algo com o meu futebol. Infelizmente, essa oportunidade não surgiu. Mas as coisas são como são, não fico magoado, muito pelo contrário", assumiu.
O jogador chegou a Alvalade em 2017/18, mas não vingou no Sporting, tendo feito apenas quatro jogos, em quatro épocas de ligação aos leões. Marcou um golo com a Listada verde e branca numa partida frente ao Oleiros, a contar para a Taça de Portugal (4-2). Foi emprestado por duas vezes ao Vitória de Guimarães (2017/18 e 2018/19) e ao Coritiba (2020), antes de se desvincular em definitivo do Clube de Alvalade.
Esta temporada, com a camisola do Khorfakkan, Mattheus Oliveira - avaliado em 1 milhão de euros - soma 17 partidas. No total, o filho de Bebeto, lenda da seleção do Brasil, foi utilizado ao longo de 1.397 minutos, nos quais fez o gosto ao pé por três ocasiões e assistiu os companheiros de equipa por quatro vezes.
Confira a publicação:
Guerra acesa entre os antigos treinador e diretor desportivo do Clube de Alvalade deixa adeptos preocupados com eventual saída do plantel
|
Geovany Quenda continua a encantar os grandes tubarões europeus, que observaram o jovem no Clássico com o Porto. O ala do Sporting é muito cobiçado e António Bernardino admite possibilidade de uma 'guerra' entre o Manchester United de Ruben Amorim e o City de Hugo Viana pela contratação do 'camisola 57' dos leões.
"Com apenas 17 anos já se revela um jogador muito importante na estratégia de um Clube como o Sporting. Só por aí já se vê o nível de maturidade para um jovem muito acima da média. Neste momento leva dois golos e cinco assistências, sendo fundamental na estratégia do Sporting. Já o era com Ruben Amorim, continua a ser com Rui Borges e foi também com João Pereira", começou por dizer, ao Record na Hora.
"Em jogos grandes não revela qualquer dificuldade, muito pelo contrário, é aí que sobressai a sua personalidade. Fê-lo com o Porto, Benfica, Liga dos Campeões... é natural que grandes clubes do panorama europeu sigam atentamente o Quenda e parece-me que está mais do que preparado para dar o salto", acrescentou.
No entanto, António Bernardino deixa o seu parecer quanto a uma possível mudança, garantindo que "a estabilidade ajuda a consolidar o processo de desenvolvimento do jogador". Ainda assim, admite que o ala "está mais que preparado" para assinar com o tubarão europeu e que haverá "uma rivalidade interessante em Manchester na luta para garantir o Quenda", visto que "Ruben Amorim e Hugo Viana conhecem perfeitamente" o jogador e será "um mercado interessante".
Esta época, a primeira no plantel principal do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 36 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 2.536 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, cinco assistências para os companheiros de equipa e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.
Assista às declarações de António Bernardino: