Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Fev 2025 | 22:54 |
O Sporting apostou em vários guarda-redes ao longo da sua história e a recém-chegada de Rui Silva, que esteve em destaque no último jogo dos leões frente ao Arouca, a Alvalade leva-nos a recordar os guardiões mais altos da história do Clube. Aqui estão os 15 guardiões que integram a lista:
1.º - Vladimir Stojkovic - 1.96m
O sérvio chegou ao Sporting em 2007, mas nunca se impôs como titular indiscutível, tendo realizado apenas 15 partidas. Depois de três empréstimos, acabou por sair em 2010, sem conquistar títulos.
2.º - Zoran Lemajić - 1.96m
O montenegrino chegou ao Sporting em 1993/1994, mas teve poucas oportunidades. Permaneceu duas épocas em Alvalade e venceu uma Taça de Portugal, antes de rumar ao Marítimo.
3.º - Bela Katzirz - 1.94m
O húngaro representou o Sporting entre 1983 e 1986. Conquistou a Taça de Honra de leão ao peito em 1984/1985
4.º - Diogo Pinto - 1.94m
Guarda-redes das camadas jovens, teve apenas três oportunidades na equipa principal na época de 2023/2024, em que o Sporting se sagrou campeão nacional.
5.º - Peter Schmeichel - 1.93m
O lendário dinamarquês chegou ao Sporting em 1999 e conquistou um campeonato nacional em 1999/2000 e uma Supertaça em 2000/2001, sendo uma peça fundamental na equipa em 69 jogos disputados com a camisola verde e branca.
6.º - Renan Ribeiro - 1.93m
Chegou em 2018 emprestado pelo Estoril Praia e teve um início promissor, conquistando a Taça de Portugal e a Taça da Liga, mas perdeu espaço e saiu em 2021.
7.º - Vladan Kovačević - 1.92m
O sérvio chegou no início da presente época, mas só realizou 10 jogos e acabou por ser emprestado ao Legia Varsóvia, em janeiro de 2025
8.º - João Virgínia - 1.92m
Chegou por empréstimo do Everton na época 2021/22, mas foi suplente na maioria dos jogos, com apenas oito partidas somadas.
9.º - Rui Silva - 1.91m
Chegou do Real Bétis no mercado de inverno de 2025 e tem sido o novo titular da baliza dos leões.
10.º - Marcelo Boeck - 1.91m
Esteve no Sporting entre 2011 e 2016, sendo suplente na maior parte do tempo. Conquistou a Taça de Portugal em 2014/15.
11.º - Franco Israel - 1.90m
Chegou ao Sporting em 2022, vindo dos sub-23 da Juventus. Suplente de Adán, conseguiu afirmar-se na baliza leonina, mas, com a chegada de Rui Silva, tem tido menos minutos.
12.º - Rui Patrício - 1.90m
Ícone do Sporting, esteve na equipa principal do clube entre 2006 e 2018, conquistando uma Taça da Liga, duas Taças de Portugal e duas Supertaças.
13.º - Antonio Adán - 1.90m
Chegou ao Sporting em 2020 e foi peça chave na conquista do campeonato de 2020/21 e depois no de 2023/2024, além de vencer duas Taças da Liga e uma Supertaça.
14.º - Luís Maximiano - 1.90m
Formado no Sporting, foi titular em 2019/20, somando 31 jogos pela equipa principal, mas acabou por sair para o Granada, em 2021, com uma Taça da Liga e um Campeonato Nacional em seu nome.
15.º - Tomislav Ivković - 1.89m
Foi titular indiscutível no Sporting durante quatro épocas, entre 1989 e 1993, realizando 157 jogos oficiais na baliza da equipa principal do Clube.
Pouco tempo antes de ser conhecida a convocatória de Roberto Martínez, o capitão das Quinas foi enaltecido por um grande jogador da atualidade
19 Mai 2026 | 17:59 |
Vitinha acredita que Portugal tem “tudo o que é preciso para alcançar grandes feitos”. Em declarações à FIFA, o médio afirmou estar “muito entusiasmado” por jogar um Mundial pela segunda vez na sua carreira. “Vejo-me agora com um papel mais ativo, um pouco mais importante do que antes. Estou a gostar dessa responsabilidade e a tentar dar o meu melhor para corresponder às expectativas”, garantiu.
Abordando das expectativas que os adeptos possam ter para Portugal, Vitinha espera que as pessoas assistam a partidas de “muita qualidade” da equipa das quinas, “mas, acima de tudo, que vejam o trabalho árduo e a determinação”, já que, defende, que a qualidade surge “naturalmente”, enquanto que “a vontade e o trabalho árduo são aspetos nos quais os jogadores têm de investir”.
Vitinha: "É preciso um pouco de sorte"
O médio português apontou, ainda, ao principal objetivo da equipa: A conquista inédita do Campeonato do Mundo. Vitinha afirmou, que “às vezes, tudo se resume aos detalhes” e que “também é preciso um pouco de sorte”, referindo que também há outros fatores que podem influenciar.
“Temos tudo o que é preciso para alcançar grandes feitos. Estamos a trabalhar arduamente para que, quando chegar a altura, possamos ter essa pitada de sorte e chegar perto de conquistar o Mundial”, destacou.
Vitinha: "Espero que possamos ganhar o Mundial com ele e também por ele”
No que toca a ser colega de Cristiano Ronaldo, Vitinha não tem dúvidas: “É fantástico”. “Ele é um dos melhores jogadores da história. Sinto-me muito orgulhoso por partilhar o balneário com ele, aprender e testemunhar o seu profissionalismo. Espero que possamos ganhar o Mundial com ele e também por ele”, atirou.
“A forma como ele encara o futebol: com extremo profissionalismo e seriedade. Não deixa nada ao acaso. Entra em campo sabendo que está 100% preparado e que fez tudo o que estava ao seu alcance pela equipa.”, respondeu Vitinha, dizendo que esta foi a maior lição que aprendeu com o capitão das quinas.
A convocatória de Roberto Martínez será anunciada esta terça-feira. Na fase de grupos do Campeonato do Mundo, Portugal está inserido no Grupo K, onde vai jogar com a República Democrática do Congo, dia 17 de junho, com o Uzbequistão, dia 23 e com a Colômbia, dia 28.
Antigo jogador verde e branco mostrou aquilo que pensa quanto à final da Taça de Portugal, que será disputada este domingo
19 Mai 2026 | 17:31 |
Pedro Nuno da Silva Canoa, nascido a 14 de setembro de 1977, em Torres Vedras, no seio de uma família benfiquista, escolheu o Sporting para cumprir a sua formação depois de ter começado a dar os seus primeiros passos no Lourinhanense.
Nos anos 90, as oportunidades para os jogadores da formação dos leões alcançarem a equipa principal não se equiparavam às de agora, tendo-se vindo a afirmar como sénior ao serviço do Torreense. Nas vésperas da final da Taça de Portugal, partida que o deixa de coração dividido, mas, no entanto, em declarações a A Bola, revela quem gostaria de ver subir as escadarias do Jamor.
Canoa: "Gostava de ver o Torreense ganhar no Jamor"
“Passei dez anos no Sporting e 14 no Torreense. É difícil, são dois clubes que me dizem muito, em diferentes alturas da carreira, mas, sinceramente, gostava de ver o Torreense ganhar no Jamor, seria uma mudança de paradigma do futebol português, que as equipas de ligas inferiores podem chegar a uma final e até ganhar, como acontece em Inglaterra. Sabemos que os recursos são diferentes nos vários níveis competitivos, mas acho que era uma imagem boa para Portugal, o Torreense, da Liga 2, ganhar a Taça de Portugal”, começou por dizer.
Recuando no tempo, recorda a chegada ao Sporting, com apenas 13 anos: “Fui várias vezes observado pelo senhor Aurélio Pereira no Lourinhanense, estava um bocado escondido no limite do distrito de Lisboa, também tinha um convite do Benfica, mas optei pelo Sporting, pelos valores do clube e pela forma como foi tratado todo o processo. Cumpri lá a formação, fui campeão nacional de iniciados logo no primeiro ano e fui internacional jovem até aos sub-18".
"Nunca conseguiu chegar à equipa principal, onde tinha como referências Figo, Peixe, Paulo Torres, Filipe, Marinho, Oceano, Paulo Sousa, mas o Sporting marcou uma parte importante do seu crescimento: “Quando cheguei o treinador da equipa sénior era o Marinho Peres, não havia tanto espaço para jovens da formação, eram mais valorizados os jogadores com experiência do que propriamente um jogador de 18 anos com qualidade. Além de que não havia tanto esta vertente negocial, apenas existiam dois empresários, o Manuel Barbosa e o José Veiga, o Jorge Mendes veio depois", contou ainda.
Canoa: "O Sporting já tem muitas taças"
Tendo atingido o pico da sua carreira de sénior no Torreense, agora, não esconde a emoção de ver, 70 anos depois, a equipa azul-grená repetir a presença na final da Taça de Portugal: "No fundo, gostava que o Torreense fizesse história, o Sporting já tem muitas taças (risos), seria interessante até a nível de mentalidade de que são sempre os grandes é que ganham e que estão nos grandes momentos e nos grandes palcos", finalizou.
Sporting e Torreense defrontam-se este domingo, dia 24 de maio, no Estádio do Jamor. Com partida marcada para as 17h15, o Clube de Alvalade procura conquistar um troféu esta temporada, enquanto que a equipa de Torres Vedras procura fazer história na prova.
Leões e conjunto de Torres Vedras medem forças este domingo, dia 24 de maio, em jogo da final da Taça de Portugal, no Estádio Nacional do Jamor
19 Mai 2026 | 17:27 |
O Sporting iniciou esta terça-feira a preparação para a final da Taça de Portugal frente ao Torreense, numa sessão realizada no Estádio Nacional, palco da decisão marcada para o próximo domingo. Um dos momentos que mais chamou a atenção acabou por envolver Ousmane Diomande, que foi dos últimos jogadores a juntar-se aos trabalhos orientados por Rui Borges.
O central chegou ao relvado depois dos restantes companheiros, mas não entrou imediatamente nos exercícios. Já no gramado do Jamor, Diomande fez uma breve pausa para rezar antes de se integrar no treino, situação que acabou por motivar a ‘demora’ do internacional costa-marfinense na sessão aberta à comunicação social.
O treino contou ainda com a presença de Frederico Varandas e ficou marcado por quatro ausências. Fotis Ioannidis, Morten Hjulmand, Iván Fresneda e Nuno Santos não subiram ao relvado com o restante grupo. No caso do capitão leonino, a permanência na Academia Cristiano Ronaldo aconteceu por precaução, depois do recente regresso à competição diante do Gil Vicente. Pote esteve presente com uma proteção na perna esquerda.
Desta forma, o Sporting procura terminar a temporada 2025/26 com um troféu, depois de assegurar o segundo lugar da Liga Portugal Betclic e o consequente regresso à Liga dos Campeões. A vitória diante do Torreense garantirá ainda presença na Supertaça frente ao Porto.
A equipa verde e branca volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 24 de maio, diante do Torreense. O encontro, válido para a final da Taça de Portugal diante da turma orientada por Luís Tralhão, tem início marcado para as 17h15, no Jamor.