
Modalidades
Gordo leva tareia do Sporting e leões vão enfrentar Barcelona na final
30 Ago 2025 | 17:45
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
07 Fev 2021 | 10:26 |
A equipa principal de andebol do Sporting CP defronta, este domingo, 7 de fevereiro, pelas 17h00, o HT Tatran Prešov. Na antevisão ao jogo relativo à fase de grupos da EHF European League, Rui Silva, técnico dos leões, considerou que a turma de Alvalade é favorita e disse que o objetivo dos seus comandados é passar à próxima fase da competição. “Temos atletas muito experientes, que já atuaram em muitos desafios deste género. O Sporting CP é favorito porque joga em casa e quer passar a fase de grupos. Sabemos que se ganharmos os jogos em casa na EHF European League damos um passo enorme para passarmos à próxima fase, que é o nosso grande objetivo. Estamos concentrados nisso”, começou por referir Rui Silva. Sobre o adversário, o treinador verde e branco destacou a qualidade defensiva dos eslovenos: “O HT Tatran Prešov conta com vários jogadores internacionais no plantel. Apesar de não estar a fazer uma campanha europeia muito boa, como tem sido habitual nos últimos anos, é o campeão eslovaco e tem como arma uma defesa alta e forte. Tenta investir, sempre que pode, nas transições, e em termos ofensivos prima por algum trabalho coletivo, tentando por vezes criar desequilíbrios no um contra um através dos atacantes brasileiros”. Por tudo isto, Rui Silva não tem dúvidas de que a chave para a vitória estará na defesa e em transições rápidas: “Passa muito por tentar montar uma defesa forte e sólida, e tentar fazer um bom jogo nas transições ofensivas. Se conseguirmos fazer isso, acredito que o encontro poderá ser resolvido – não digo com facilidade porque não há jogos fáceis na EHF European League –, mas com mais tranquilidade da nossa parte”. A finalizar, o técnico defendeu que a paragem das competições devido ao Campeonato do Mundo da modalidade foi positiva para os leões: “Temos tido mais tempo para treinar, algo que no final de 2020 não tivemos. Jogávamos a cada dois ou três dias e é difícil construir algo assim, porque estamos sempre a preparar as partidas, a jogar e a recuperar. Este mês foi importante para podermos crescer enquanto grupo, agora temos de replicar o que melhorámos. Acredito que fevereiro vai ser um bom mês para nós, o mais importante é passar à próxima fase da EHF European League”. O Sporting CP está, atualmente, no quarto lugar do grupo B da EHF European League, com quatro pontos. Lembre-se que, nesta fase da competição, qualificam-se os quatro primeiros classificados.
Fotografia de Sporting CP
Leões bateram a formação insular sem grandes dificuldades e viram agora atenções para a estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões
04 Set 2025 | 08:17 |
A equipa de andebol do Sporting venceu o Marítimo por 36-29, na primeira jornada do Campeonato Placard. Os leões entraram com tudo para defender o bicampeonato, procurando conquistar a prova pela terceira vez consecutiva e fazer história.
Num duelo disputado no reduto adversário, os comandados de Ricardo Costa dominaram a partida desde cedo, nesta que foi a primeira disputa depois da derrota diante do Barcelona, na Supertaça Ibérica. Ao intervalo, o Sporting vencia por 18-15.
Na etapa complementar, os verdes e brancos não tiraram o pé do acelerador e acabaram por aumentar a distância para com a formação insular, que terminou a edição passada da liga na quarta posição, com 33 pontos, menos 17 que o Sporting (50).
Kiko Costa foi o homem do jogo, com 10 golos apontados. Salvador Salvador, capitão de equipa, com sete e Martim Costa (seis) estiveram igualmente em bom plano. Os reforços Carlos Álvarez (quatro) e Víctor Romero (um), também inscreveram o nome na lista de marcadores.
Com esta vitória - a terceira em quatro jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa somam três pontos e são lideres da prova. O próximo encontro dos leões está marcado para quarta-feira, dia 10 de setembro, às 17h45, frente ao Dínamo Bucareste, em jogo da primeira jornada do grupo A Liga dos Campeões.
Clube de Alvalade esteve muito perto de bater turma catalã, mas decisão polémica no final da partida alterou rumo dos acontecimentos
31 Ago 2025 | 18:36 |
A equipa de andebol do Sporting perdeu a final da Supertaça Ibérica frente ao Barcelona por 35-34, na marcação dos livres de sete metros, este domingo, dia 31 de agosto. O Clube de Alvalade lutou pelo triunfo, mas uma decisão polémica de arbitragem em cima do minuto 60 alterou o rumo dos acontecimentos. Veja AQUI como decorreu a partida.
Num duelo disputado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, depois de vitória nas meias-finais frente ao Ademar León (42-27), a turma verde e branca foi superior ao campeão e vencedor da Taça do Rei de Espanha e, ao intervalo, levava uma vantagem de dois golos (15-13).
Na etapa complementar, o placard teve várias reviravoltas no marcador com ambas as formações a querer chegar ao triunfo. O lance polémico aconteceu no final, quando Luís Frade não estava a três metros da bola no momento do remate de Francisco Costa, o que daria lugar a sanção disciplinar ao jogador e à consequente marcação de livre de 7 metros, que poderia dar a vitória aos leões. O marcador estava em 31-31 a um segundo do fim, mas os árbitros nada assinalaram após visualizarem as imagens.
Com esta derrota - a primeira em três jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa veem o Barcelona voltar a conquistar a prova pela quarta vez. O próximo encontro dos leões está marcado para quarta-feira, dia 3 de setembro, às 18h30, frente ao Marítimo, em jogo da primeira jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
Terminou assim a quarta edição da Supertaça Ibérica, um formato que opõe os vencedores dos campeonatos nacionais e das taças nacionais de Portugal e Espanha. Ademar León e Porto participam na prova já que foram finalistas vencidos das provas rainhas de ambos os países. Na disputa pelo terceiro lugar, os dragões derrotaram os espanhóis por 28-23.
Acompanhe aqui todas as emoções do encontro decisivo do torneio, que coloca frente a frente conjunto espanhol e verdes e brancos
31 Ago 2025 | 15:50 |
FINAL DO JOGO: BARCELONA 35-34 SPORTING
- Falha o Sporting (35-34).
- Marca o Barcelona.
- Não falha o Sporting (34-34).
- Marca o Barcelona.
- Marca Kiko Costa. Tudo empatado (33-33).
- Marca o Barcelona
- Marca o Sporting (32-32).
- Marca o Barcelona
- Falha o Sporting
- Falha o Barcelona
FINAL DOS 60 MINUTOS: BARCELONA 31-31 SPORTING
60' - Barcelona empata a 30 segundos do fim (31-31).
58' - Martim Costa não perdoa (29-31).
57' - Tudo empatado novamente (29-29).
52' - Sporting na frente (27-28).
49' - Cartão vermelho para Gassama (26-25).
44' - Empata Kiko Costa (23-23).
44' - Luís Frade volta a faturar para o Barcelona (23-21).
39' - Marcam os catalães (18-19).
34' - Turma de Ricardo Costa com dois golos de vantagem (16-18).
31' - Arranca a segunda parte.
INTERVALO: BARCELONA 13-15 SPORTING
24' - Leões em vantagem. Marca Carlos Álvarez (10-12).
19' - Barcelona passa para a frente do placard (10-9).
11' - Salvador Salvador não desperdiça (6-8).
8' - Marca Martim Costa (6-6).
5' - Cinco golos para cada lado.
2' - 2-2 no marcador.
1' - Arranca a partida. ACREDITA, SPORTING!!!
0' - Sporting e Barcelona já se defrontaram em cinco ocasiões: os leões nunca alcançaram a vitória.
0' - A Supertaça Ibérica vai para a sua quarta edição. A turma catalã venceu sempre.
0' - A equipa espanhola também venceu o campeonato e a Taça do Rei.
0' - O conjunto de Ricardo Costa entra na condição de Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal.
0' - O Barcelona venceu o Porto por 28-25.
0' - A turma de Alvalade parte em busca da primeira conquista deste troféu, depois de ter eliminado os espanhóis do Ademar León por 42-27 nas meias-finais.
0' - O Leonino leva até si todas as emoções da final da Supertaça Ibérica de Andebol 2025/26.
0' - O Sporting defronta o Barcelona, este domingo, dia 31 de agosto, às 16h30, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.