Modalidades
Sporting destrói Benfica na última jornada e atira águias para o terceiro lugar
23 Mai 2026 | 16:09
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
17 Out 2020 | 11:46 |
A equipa principal de andebol do Sporting CP venceu, esta sexta-feira, 16 de outubro, o Boa-Hora FC, por 30-21 (LER AQUI). No rescaldo da partida, Rui Silva não estava satisfeito com o desempenho dos seus comandados na primeira parte.
“Demos os primeiros 30 minutos ao Boa-Hora FC, não estivemos em campo. Uma equipa que chega ao intervalo a perder por um golo e depois vence por nove de diferença, claramente não estava em campo. A verdade é que o Boa-Hora FC usou a arma que tinha. Fez ataques muito longos, usou o jogo passivo e os árbitros permitiram isso. (…) Pura e simplesmente não jogámos nos primeiros 30 minutos, não se trata de atitude, deixámo-nos adormecer pelo ritmo de jogo. Depois quisemos acelerar na transição, perdemos algumas bolas e cometemos erros que não são normais”, começou por referir Rui Silva.
No entanto, no segundo tempo, os leões melhoraram e acabaram por triunfar, tal como analisou o técnico: “De certa forma, retificámos a defesa. Tínhamos preparado o jogo, sabíamos os pontos fortes do Boa-Hora FC, conhecíamos a não tão boa relação com o pivô, sabíamos os jogadores que gostam de tentar o um para um e quem poderia atirar e ser perigoso de fora. A verdade é que começámos o jogo e não ligámos a isso. (…) Ou seja, começámos um pouco apáticos e desatentos, mas isso foi corrigido na segunda parte. A verdade é que o Aljosa Cudic também ajudou um pouco mais na baliza do que o Manuel Gaspar e a diferença são dez golos de vantagem na segunda parte”.
Quanto ao duelo da próxima terça-feira, diante do CS Dinamu Bucuresti, para a EHF European League, Rui Silva afirmou que a equipa tem de subir o nível: “Eu diria que tem de ser um Sporting CP um bocadinho melhor do que o da segunda parte. (…) Já tive oportunidade de dizer que, na minha opinião, este grupo é mais forte do que os últimos dois grupos da EHF Champions League em que o Sporting CP esteve. Ou seja, este grupo pode ser o céu ou o inferno, dependendo da forma como o encararmos. Se tivermos estes maus momentos no jogo, vai ser muito difícil superar os adversários”.
O conjunto de Rui Silva assume, assim, a liderança, à condição, do Campeonato Nacional, com 21 pontos, ficando à espera do que venham a fazer FC Porto e SL Benfica.
Na próxima terça-feira, pelas 17h45, os leões defrontam o CS Dinamu Bucuresti, em jogo referente à primeira jornada da fase de grupos da EHF European League.
Treinador fez ainda questão de agradecer o acompanhamento clínico e o apoio recebido no hospital, destacando o cuidado prestado
24 Mai 2026 | 15:11 |
Cândida Mota, mulher de Ricardo Costa, e mãe dos jogadores Martim e Francisco Costa, sofreu um AVC. A notícia foi partilhada através de uma mensagem nas redes sociais, divulgada poucas horas depois do dérbi frente ao Benfica, encontro em que o técnico esteve no banco mas sem assumir a orientação direta da equipa.
Na publicação, o treinador leonino começou por agradecer o apoio recebido, sublinhando a onda de solidariedade em torno da família: “Quero agradecer, do fundo do coração, todas as mensagens de força e preocupação que temos recebido nos últimos dias. É difícil responder a tanta gente. Sentimos o vosso carinho e preocupação, e é apenas por isso que venho aqui deixar uma breve mensagem”, escreveu.
O técnico do Sporting atualizou também o estado de saúde da esposa, transmitindo alguma tranquilidade aos seguidores: “A nossa Cândida sofreu um AVC, mas encontra-se bem, com o seu lindo sorriso e a força que sempre a caracterizou".
Ricardo Costa fez ainda questão de agradecer o acompanhamento clínico e o apoio recebido no hospital, destacando o cuidado prestado: “Temos sido tratados com um enorme cuidado por todos os profissionais de saúde, pelo que estamos profundamente gratos por todo o apoio e dedicação”.
A mensagem termina com uma nota de esperança sobre o futuro próximo, deixando uma garantia otimista quanto à recuperação: “Em breve, estará de volta a casa, ainda mais forte. Obrigado a todos pela amizade”, conclui a publicação assinada em nome do treinador, da esposa e dos dois filhos.
Veja a publicação:
Organização da competição decidiu eleger jovem lateral do emblema verde e branco como jogador mais valioso da temporada desportiva
24 Mai 2026 | 13:28 |
O Campeonato de andebol chegou ao fim e ficou marcado não só pelo domínio coletivo do Sporting, mas também pela distinção individual atribuída a Francisco Costa. A organização da competição decidiu eleger o jovem lateral direito como o jogador mais valioso da época.
Com apenas 21 anos, o internacional português foi uma das grandes figuras, assinando uma época de enorme consistência e qualidade. Em 21 jogos realizados, apontou 123 golos, números que ajudaram de forma determinante a equipa orientada por Ricardo Costa a alcançar os seus objetivos.
O percurso dos leões foi, de resto, avassalador, com 28 vitórias em 28 jogos disputados, um registo perfeito. Francisco Costa não integrou a ficha de jogo no encontro diante do Benfica, devido a uma questão familiar delicada, mas o seu contributo ao longo da época já tinha deixado marca suficiente.
No plano individual, o lateral direito cumpre a quinta temporada consecutiva ao serviço do Sporting, depois de ter deixado o Porto em 2021/2022. Desde então, afirmou-se no contexto sénior e confirmou as expetativas que sempre recaíram sobre si.
Francisco Costa poderá permanecer mais uma temporada no Sporting antes de rumar ao estrangeiro. O Flensburg-Handewitt, da Alemanha, surge como destino provável em 2027, num negócio que poderá atingir cerca de 1 milhão de euros.
Golaço de Kiko ao Benfica:
Triunfo frente ao Benfica, por 34-22, no encerramento do Campeonato Placard de andebol, ficou marcado por um ambiente de forte emoção
24 Mai 2026 | 11:25 |
O triunfo do Sporting frente ao Benfica, por 34-22, no encerramento do Campeonato Placard de andebol, ficou inevitavelmente marcado por um ambiente de forte emoção devido à situação delicada vivida pela família de Ricardo Costa. Apesar da vitória, todas as atenções acabaram centradas no estado de saúde de Cândida Mota.
A esposa de Ricardo Costa e mãe dos jogadores Martim Costa e Francisco Costa sofreu um AVC durante a última semana, encontrando-se atualmente internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O estado clínico é considerado estável, embora a situação tenha naturalmente abalado toda a estrutura ligada ao andebol.
Martim e Kiko não integraram as opções para a partida. Também Ricardo Costa viveu a partida de forma particularmente difícil, permanecendo no banco, ainda que grande parte das indicações técnicas tenha sido assumida pelo adjunto Ricardo Candeias.
Dentro de campo, o Sporting conseguiu fechar uma temporada histórica, alcançando um registo absolutamente imaculado no campeonato, algo que os leões não conseguiam há várias décadas e para o qual nem existem registos absolutamente confirmados no historial do Clube.
No final, apesar da dimensão desportiva do resultado e da conquista alcançada pelo Sporting, o sentimento dominante foi de solidariedade para com a família Costa. O ambiente no Pavilhão ficou marcado pela emoção e pelas várias demonstrações de apoio dirigidas a Cândida Mota.
Sporting destrói Benfica na última jornada e atira águias para o terceiro lugar
23 Mai 2026 | 16:09
Sporting perde na Dinamarca e falha acesso às meias finais da Liga dos Campeões de andebol
06 Mai 2026 | 21:06
Treinador do Sporting quer vencer e aponta à Champions: "É o sonho de uma vida"
05 Mai 2026 | 11:19