Futebol
Titularidade para esquecer de Pote: Emprestado do Sporting fica ligado a dois golos na derrota
19 Out 2026 | 10:15
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Out 2026 | 14:37 |
A folha salarial da Liga reserva algumas surpresas no que toca ao Sporting. Maxi Araújo surge como o jogador leonino mais bem pago, ocupando o 11.º lugar entre todos os futebolistas do campeonato, com um salário bruto anual de 4,04 milhões de euros.
Logo depois aparecem dois reforços contratados no último mercado. Rodrigo Zalazar e Sergi Altimira recebem ambos cerca de 3,6 milhões de euros brutos por temporada, ocupando, respetivamente, a 18.ª e a 19.ª posições da tabela salarial.
O dado mais surpreendente dos valores apresentados pelo jornal A Bola prende-se, contudo, com Geny Catamo. Apesar de ser uma das principais referências ofensivas do Sporting e de apresentar elevado rendimento desportivo, o internacional moçambicano não figura sequer entre os 50 jogadores mais bem pagos da Liga.
No topo da hierarquia nacional estão três futebolistas emprestados. Seko Fofana e Santiago Gimenez, ambos ao serviço do Porto, recebem 6,25 milhões de euros brutos por ano, enquanto Jhon Durán, do Benfica, surge logo atrás com 6,01 milhões.
Os valores resultam do cruzamento de informação entre Capology, Salary Sport e Footy Stats e dizem respeito a salários brutos, ou seja, ao custo suportado pelos clubes. Entre os 50 mais bem pagos do campeonato, 48 representam Sporting, Porto ou Benfica, com apenas dois jogadores do Braga a furarem o domínio dos três grandes.
Antigo capitão do Sporting não se encontra a passar pelo arranque mais positivo na temporada 2026/27 e tema tem sido recorrentemente debatido
19 Out 2026 | 14:00 |
Bruno Fernandes atravessa um momento bem diferente daquele que viveu na última temporada. O antigo jogador do Sporting, eleito melhor futebolista da Premier League em 2025/26, leva agora seis encontros consecutivos sem marcar ou assistir pelo Manchester United.
O internacional português tinha terminado a época passada com 21 assistências, recorde numa só edição da Premier League, mas em 2026/27 soma apenas três golos e uma assistência pelo clube. O United também atravessa uma fase complicada, com apenas duas vitórias nos primeiros 10 jogos.
Gary Neville: "Acho que o Bruno não está completamente satisfeito"
A utilização de Bruno Fernandes numa posição diferente começou entretanto a levantar dúvidas. Frente ao Leeds, Michael Carrick colocou o capitão como falso nove, embora o português tenha surgido muitas vezes aberto sobre os corredores. “Não é ideal, acho que o Bruno não está completamente satisfeito com esta posição. Quando se coloca o melhor jogador da equipa, o melhor jogador do campeonato do ano passado, numa posição mais aberta, é porque a equipa está com dificuldades”, afirmou Gary Neville.
Jamie Carragher: "O Bruno não vai ficar contente a jogar numa posição mais aberta"
Jamie Carragher partilhou a mesma leitura. “O Bruno não vai ficar contente a jogar numa posição mais aberta. Porque o Leeds está num bloco baixo e é forte na transição. Agora o United está a tentar evoluir, a tentar ser uma equipa melhor no ataque e a tentar fazer todas estas rotações na equipa, mas ainda não aconteceu nada com essas mudanças".
A dependência do Manchester United relativamente ao antigo médio do Sporting continua evidente. Na época passada, os red devils perderam apenas três encontros em que Bruno marcou ou assistiu. Agora, com o português menos produtivo, a equipa também perdeu rendimento, numa altura em que terá pela frente Como, na Liga dos Campeões, e Bournemouth, na Premier League.
Treinador dos verdes e brancos prepara algumas alterações para a receção ao LASK Linz, marcada para esta quarta-feira, dia 21 de outubro
19 Out 2026 | 12:51 |
Flávio Gonçalves pode apresentar-se numa função diferente na receção do Sporting ao LASK Linz. Rui Borges estuda utilizar o jogador de 19 anos a titular como médio interior no 4x3x3, deixando para trás, pelo menos neste encontro, a posição de extremo onde tem sido utilizado com maior frequência.
Segundo o jornal A Bola, a possível mudança está também relacionada com a gestão de João Simões, recentemente regressado de uma lesão prolongada. Flávio poderá, assim, juntar-se a Sergi Altimira e Issa Doumbia no meio-campo leonino, permitindo ao 'camisola 8' controlar a carga física nesta fase.
A utilização em zonas interiores não é propriamente novidade para o jovem. Apesar de ter feito grande parte do percurso como extremo, Flávio Gonçalves também desempenhou funções de médio ofensivo e segundo avançado na formação do Sporting, características que Rui Borges tem procurado recuperar e desenvolver.
O treinador leonino tem trabalhado sobretudo a componente tática e defensiva do jogador para que este possa atuar num meio-campo a três sem comprometer o equilíbrio da equipa. A capacidade para pressionar alto, aparecer entre linhas e chegar a zonas de finalização são argumentos que podem tornar Flávio numa alternativa diferente para a posição.
A aposta surge ainda numa altura em que o Sporting trabalha na renovação do internacional sub-21 português. A SAD pretende prolongar o vínculo, melhorar as condições salariais e aumentar a cláusula de rescisão dos atuais 60 para 100 milhões de euros, blindando um dos jovens em quem mais deposita confiança para o futuro.
Verdes e brancos ainda têm esperança de contar com o jogador na partida válida para a 3:º jornada da Liga dos Campeões, esta quarta-feira
19 Out 2026 | 12:14 |
Zeno Debast continua a correr contra o tempo para tentar estar disponível na receção do Sporting ao LASK Linz. O central belga permanece a trabalhar à margem devido a um problema muscular, mas ainda não está definitivamente descartado para o encontro da Liga dos Campeões.
No treino realizado este domingo na Academia, Debast voltou a não marcar presença sequer no relvado. Ainda assim, ao contrário de Rodrigo Zalazar e Nuno Santos, o internacional belga mantém esperança de recuperar a tempo de dar o seu contributo diante dos austríacos.
O dia desta segunda-feira, 19 de outubro, poderá ser decisivo. O 'camisola 6' será reavaliado pelo departamento médico do Sporting, numa altura em que Rui Borges aguarda para perceber se poderá recuperar mais uma opção para o eixo defensivo.
Zalazar e Nuno Santos continuam também entregues aos respetivos processos de recuperação, mas estão fora das contas para o próximo compromisso europeu. Desta forma, Debast é o único dos três lesionados que ainda conserva alguma possibilidade de integrar as escolhas do treinador.
O plantel do Sporting volta a trabalhar esta segunda-feira de manhã, numa sessão realizada à porta fechada. Na terça-feira, véspera do encontro com o LASK Linz, os primeiros 15 minutos do treino serão abertos à comunicação social.
Titularidade para esquecer de Pote: Emprestado do Sporting fica ligado a dois golos na derrota
19 Out 2026 | 10:15
Supercomputador coloca Sporting entre os nove favoritos a ganhar a Champions
19 Out 2026 | 09:59
Já é conhecido o árbitro do Sporting - LASK Linz: Leões não têm boa experiência
19 Out 2026 | 10:34