SALGADO ZENHA DEIXA FARPA A BRUNO DE CARVALHO: "SPORTING HERDOU UMA SITUAÇÃO FINANCEIRA MUITO DIFÍCIL"
Vice-presidente dos leões esteve presente no Thinking Football Summit
Redação Leonino
Texto
20 de Novembro 2022, 09:54

Francisco Salgado Zenha, vice-presidente do Sporting, marcou presença no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, onde está a decorrer o Thinking Football Summit.

O dirigente leonino fez parte de um painel dedicado às componentes financeiras do futebol, destacando o trabalho realizado pelas sociedades desportivas.

“O negócio do futebol tem especialmente dois tipos de investimento: a associação, que temos na maioria dos clubes em Portugal, e que não tem fins lucrativos; e depois temos o tipo de investidores como Abramovich e outro tipo de oligarcas, que compram quase tudo por lazer e com objetivos também políticos”, começou por referir.

Ainda no mesmo tema, o responsável leonino acabou por deixar uma farpa a Bruno de Carvalho, sobre a “herança difícil” que deixou no Clube de Alvalade.

“Isso faz com que um clube/empresa não tenha os mesmos objetivos e depois temos situações, e falo particularmente do Sporting, em que herdamos situações financeiras muito difíceis porque ao longo dos anos não houve um equilíbrio financeiro associado ao objetivo de sucesso desportivo”, ressalvou, lembrando que é fundamental que o “sucesso desportivo ande de mão dada com o sucesso financeiro, só desta forma os clubes são sustentáveis”.

O braço direito de Frederico Varandas ainda recordou a importância de os clubes conseguirem assegurar a sustentabilidade: “Vamos ter três novas regras. O Sporting não tem capitais próprios positivos, o Benfica tem até 109 positivos, mas o Porto, se não estou erro, tem 170 milhões de capital próprio negativo. Isto significa que hoje os clubes não estão preparados para responder a estas medidas que estão a ser pedidas”, terminou.

  Comentários