
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting tem Samuel Lino bem referenciado desde os tempos do Gil Vicente. Apesar de ser muito utilizado por Diego Simeone, o brasileiro vai sair do Atlético de Madrid no próximo mercado de verão e os verdes e brancos poderão estar atentos aos passos do extremo.
A informação está a ser avançada pelo jornal Marca, com os espanhóis a garantirem que o 'camisola 12' dos colchoneros está na lista de transferências. Recentemente, foi revelado que o futuro do jogador poderá passar pela Premier League, com alguns clubes interessados.
Samuel Lino destacou-se em Portugal, com a camisola do Gil Vicente, o que lhe valeu uma mudança para o Atlético de Madrid, com os minhotos a garantirem 20% do passe do extremo, que foi recuado por Diego Simeone para o papel de ala, numa defesa com três centrais.
As boas exibições em Portugal despertaram cobiça dos responsáveis do Sporting e Hugo Viana - que está atento a outro jogador referenciado no Clube de Alvalade -, tentou contratar Samuel Lino. No entanto, o emblema da capital espanhola antecipou-se e fechou o jogador.
Esta temporada, com a camisola do Atlético de Madrid, Samuel Lino - avaliado em 25 milhões de euros - foi utilizado por Diego Simeone em 43 das 53 paridas oficiais dos colchoneros. No total, o brasileiro disputou 2.093 minutos, somando quatro golos e sete assistências.
Jogador que chegou a Alvalade no verão de 2024, e que custou vários milhões aos cofres dos leões, abriu o livro em entrevista recente
|
Maxi Araújo - destaque num estudo recente do CIES - tem sido um jogador em crescendo esta temporada. Chegou aos leões no verão de 2024, mas admite que teve algumas dificuldades de adaptação antes de encontrar o seu lugar no plantel verde e branco.
"Temos de perceber que às vezes um jogador tem de estar preparado para não jogar, porque é difícil chegar vindo de outro futebol muito diferente e logo com muitas competições. Sabia para o desafio que vinha, mas pensei sempre de forma positiva e consegui ter sucesso", disse, ao programa En Ultimo el Arco.
Maxi espera conseguir "garantir estes dois objetivo, tanto em termos pessoais como a nível de Clube, e ganhar tanto a Liga como a Taça", admitindo estar "muito feliz" nesta sua primeira temporada em Portugal: "Aqui é um futebol em que encontras jogadores com mais qualidade, é um futebol em que jogas mais num bloco, os espaços são muito curtos e não estava tão habituado a isso. Enfrentas jogadores incríveis, não só nas competições internacionais, como a Champions, mas também na Liga".
Questionado sobre o dérbi, o 'camisola 20' do Sporting admitiu ter sido "incrível": "Joguei o primeiro jogo contra eles na final da Taça da Liga e perdemos nos penáltis. Aí havia uma distribuição igual de adeptos no estádio. Também vivi antes no nosso Estádio, em que vencemos essa partida. Agora, tivemos um empate em casa deles, num ambiente muito lindo e f*****. A verdade é que desfrutei muito do jogo, porque esses clássicos são muito lindos de disputar e desfrutamos de tudo o que se passa dentro de campo".
"Poder conseguir o objetivo de ser campeões, logo na minha primeira época, é muito lindo. Portanto, temos de nos preparar e chegar da melhor forma ao jogo. Tem sido incrível. Há sempre gente do Sporting a apoiar. Mas, na última semana, vemos as pessoas ainda mais juntas e toda a gente só fala de sábado, sábado, sábado. Oxalá que consigamos cumprir o objetivo. Vitória de Guimarães? Estamos a trabalhar e a preparar a semana para chegarmos da melhor maneira ao jogo. Sabemos que dependemos de nós próprios, que é o mais importante. Jogamos em casa, com a nossa gente, e pode ser um dia histórico para o clube. Há muitíssimos anos que não se consegue um bicampeonato", terminou.
Jovem defesa central das camadas de formação dos leões vinha a integrar os treinos da equipa principal, mas situação alterou-se
|
Volte face na convocatória de Rui Borges para o Sporting - Guimarães. João Muniz e Eduardo Felicíssimo vinham a integrar os treinos da equipa principal na última semana, e tudo indicava que fossem os dois chamados pelo treinador verde e branco. O transmontano mudou de ideias, e deixou o jovem central de fora da ficha de jogo.
A equipa B do Sporting tem também um jogo decisivo, diante do Amarante, valendo a subida à Liga 2. Desta forma e visto que os leões não têm quaisquer problemas com os principais centrais, Muniz irá representar o escalão secundário dos verdes e brancos.
Já Eduardo Felicíssimo regressa às opções de Rui Borges, após ficar fora dos convocados no dérbi com o Benfica. A falta de opções para o meio-campo obriga o treinador verde e branco a recorrer novamente à formação para preencher lacunas.
Durante o desenrolar da temporada, o técnico do Sporting utilizou vários jovens que se destacaram na Academia Cristiano Ronaldo: João Simões - que acabou por se lesionar -, Alexandre Brito e Eduardo Felicíssimo já foram titulares, enquanto Henrique Arreiol e Kauã Oliveira disputaram alguns minutos.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no este sábado, dia 17 de maio, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a 34.ª jornada e última jornada da Liga Portugal Betclic - confira aqui a classificação completa -, diante da turma liderada por Luís Freire, tem pontapé de saída agendado para as 18h00, no Estádio José Alvalade.
Presidente dos verdes e brancos entrou em contacto com a Câmara Municipal de Lisboa e a PSP, tentando reverter situação muito polémica
|
Frederico Varandas ouviu a revolta dos adeptos do Sporting, após a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a PSP ordenaram que vários estabelecimentos junto do Estádio José Alvalade encerrassem a partir das 13h00 deste sábado. O Presidente leonino entrou em contacto com as autoridades e conseguiu estender o período de abertura até às 16h00.
Alvalade Plaza, Centro Comercial Stromp, Bago de arroz, Greenland, Tipe Tope, Cantinho do Sá, Pastelaria Ti Margarida, Supermercado Trust, Restaurante Alameda, Indian / O Magriço, Minimercado - Cherry Angel, O Difícil, Cervejaria Belmar, Café Lelena, Sua Cafetaria e Supermercado, Pastelaria Dourado, Pastelaria Sol do Lumiar, foram os estabelecimentos afetados.
Leonel Henriques, um dos proprietários d'O Difícil, garantiu ao jornal Record ter "mais de 70 reservas" marcadas para a hora de almoço deste sábado. A afluência dos adeptos do Sporting é bastante elevada, visto que, em caso de os leões conseguirem igual ou melhor resultado do que o Benfica em Braga, o bicampeonato fica em Alvalade.
A medida da autarquia de Carlos Moedas em conjunto com a PSP gerou imensa revolta na tarde da última sexta-feira e Frederico Varandas rapidamente entrou em contacto com as entidades responsáveis, de forma a tentar amenizar a situação.
O Presidente do Sporting conseguiu então alargar o período de abertura ao público até às 16h00, permitindo não cancelar grande parte das reservas e prejudicar os estabelecimentos, que poderão voltar a funcionar sem transtornos a partir das 07h00 de domingo, dia 18 de maio.