Futebol
Oficial! Varandas agarra estrela do Sporting por dois anos e admite: "Época passada não foi boa"
02 Out 2026 | 15:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
02 Out 2026 | 11:48 |
Nestory Irankunda continua a recolher elogios na Austrália e, desta vez, foi Mark Schwarzer, jogador mais internacional de sempre pelos ‘socceroos’, a destacar o extremo do Sporting. O antigo guarda-redes mostrou-se rendido às características do jovem e sublinhou o impacto positivo da chegada a Alvalade.
Schwarzer: "É o preço a pagar quando se tem um jogador imprevisível"
Num texto publicado no portal ‘football360’, Schwarzer começou por realçar precisamente a imprevisibilidade do jogador leonino. “Nem sempre as coisas lhe correm bem, mas é o preço a pagar quando se tem um jogador imprevisível e com esse nível de qualidade. Conduz a bola em altíssima velocidade e toma decisões em frações de segundo”.
O antigo internacional australiano aprofundou depois a análise às qualidades de Irankunda. “Consegue adaptar-se, driblar e encontrar caminhos para superar os adversários conforme o jogo se desenrola”, afirmou, considerando também que o extremo apresenta maior conforto quando parte do corredor esquerdo.
Schwarzer: "A transferência para o Sporting é fantástica"
Schwarzer destacou igualmente a influência que o Sporting tem tido nesta fase da carreira do jogador. “Ele vive um grande momento e chega confiante vindo do Sporting. A transferência para o Sporting é fantástica. Vê-lo com uma oportunidade num clube tão grande como o Sporting é realmente empolgante".
Na opinião do antigo guarda-redes, o contexto encontrado em Alvalade também favorece as características de Irankunda. “Acredito que o clube lhe dê essa confiança para jogar da maneira que ele gosta: com liberdade e a procurar a bola”, acrescentou.
O golaço de livre direto apontado diante do Brasil também mereceu elogios. “A cobrança do livre foi sublime, de nível mundial. Uma coisa é querer fazer isso. Outra, bem diferente, é executar a jogada naquele palco e contra um adversário de elite, o que é realmente impressionante”, escreveu Schwarzer.
Na Índia, ao serviço da seleção uruguaia, a dupla dos verdes e brancos irá cumprir o último encontro desta pausa na próxima terça-feira, dia 6 de outubro
02 Out 2026 | 17:01 |
Num mundo do futebol cada vez mais focado com a recuperação dos jogadores, uma das novidades parecem ser uns óculos especiais, no caso com lente amarela, de modo a potenciar a recuperação entre cada jogo e até treinos. Ao que parece, Maxi Araújo e Rodrigo Zalazar renderam-se à moda e surpreenderam a imprensa local.
Esta quinta-feira, a comitiva do conjunto sul-americano aterrou na Índia, num momento em que saltou à vista o facto de jogadores como os Sportinguistas e ainda Darwin Núñez, Ronald Araújo, Santiago Mele, Fiermarín e Facundo Bernal recorrerem a este adereço.
Relativamente aos óculos, sabe-se que as lentes amarelas permitem uma menor fadiga a nível da visão e ajudam à recuperação física dos jogadores no pós-treinos. Dado as evidências científicas, a utilização destes óculos alivia a fadiga muscular e permite aumentar a produção de melatonina.
Ressaltar que, no Clube de Alvalade, Maxi Araújo já é um confesso seguidor desta moda. Inclusive, aquando da deslocação dos verdes e brancos ao terreno do Athletic Bilbao, a contar para a Champions League, Maxi Araújo chegou a brincar que, caso ganhassem a partida, iria distribuir óculos do mesmo género pelos companheiros de plantel. O certo é que o Sporting acabou por vencer o encontro por 3-2.
Nesta pausa de seleções, os dois jogadores dos verdes e brancos seguem focados nos compromissos da celeste. Já em Calcutá, o conjunto de Diego Forlán já tem a vista o duelo com a seleção da Índia, na próxima terça-feira, dia 6 de outubro. Este será o último jogo particular dos sul-americanos nesta pausa, antes de Maxi e Zalazar - que poderão não ser os únicos em risco para a partida - se juntarem em contrarrelógio ao Sporting que se irá deslocar a Braga, para disputar mais uma jornada da Liga, dia 9 de outubro, às 20h15.
Apesar da temporada desportiva se ter iniciado há poucos meses, a estrutura leonina chamou os associados a marcar presença em mais um momento de votação
02 Out 2026 | 16:54 |
O Sporting irá convocar os seus associados para uma Assembleia Geral, marcada para dia 11 de outubro, com o objetivo de analisar e deliberar o relatório de gestão e contas e o respetivo parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar, relativas ao exercício económico entre 1 de julho de 2025 e 30 de junho de 2026.
Esta reunião irá decorrer no piso 3 do edifício Multidesportivo do Complexo do Estádio José Alvalade e tem o início agendado para as 13h30. No entanto, e caso não se verifique a presença da maioria absoluta dos sócios com direito de voto à hora marcada, a Assembleia terá início meia hora mais tarde, às 14h00.
Como também já foi anunciado pelos meios oficiais do Clube, o segundo ponto da ordem de trabalhos destina-se a votar o recurso interposto pelo sócio Tiago João do Carmo Vila Nova, relativo à sanção disciplinar de suspensão aplicada pelo Conselho Fiscal e Disciplinar.
Para os sócios que desejem analisar a saúde económica dos verdes e brancos, o Clube já esclareceu que irá disponibilizar os documentos relativos às contas do exercício de 2025/2026 para consulta na receção do edifício Multidesportivo, a partir desta sexta-feira.
Os trabalhos começam com a apresentação do relatório e contas por parte do Conselho Diretivo liderado por Frederico Varandas - que tem tido um início de temporada rodeado de contestação. Posteriormente, irá seguir-se a leitura do parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar e a introdução do segundo ponto da ordem de trabalhos. No seguimento, haverá um espaço reservado a pedidos de esclarecimento por parte dos associados e às respetivas respostas dos órgãos sociais, que se estenderá até às 16h00. O processo de votação decorrerá em paralelo, estando as urnas abertas desde o início da reunião até às 19h00.
Futebolista participou apenas em dois encontros oficiais pelos leões, somando somente seis minutos dentro das quatro linhas
02 Out 2026 | 16:44 |
Pedro Lima pretende conquistar um papel mais relevante no Sporting, depois de uma primeira fase da temporada em que teve poucas oportunidades. O médio brasileiro chegou a Alvalade no último mercado de transferências, proveniente do AVS SAD, onde tinha conseguido destacar-se.
O Clube leonino investiu 4 milhões de euros na contratação do jogador de 23 anos, mas, até ao momento, a concorrência no meio-campo tem limitado a sua utilização. O atleta participou apenas em dois encontros oficiais, somando somente seis minutos dentro das quatro linhas.
Rui Borges tem apostado sobretudo em Sergi Altimira e Issa Doumbia para formar o duplo pivô, enquanto Silas Andersen tem sido uma das alternativas utilizadas a partir do banco. João Simões também voltou recentemente a estar disponível, depois de ultrapassar a lesão que o afastou da competição.
Durante a mais recente pausa para os compromissos das seleções, Pedro Lima permaneceu integrado nos treinos e aproveitou para ganhar ritmo. O médio foi, inclusivamente, lançado de início no encontro particular frente ao Atlético, procurando aproveitar essas oportunidades para convencer o treinador.
O jogador tem contrato até 2031 e está protegido por uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros. Agora, depois de uma primeira parte da época com reduzida utilização, pretende aproveitar as próximas semanas para conquistar mais minutos e afirmar-se nas opções leoninas.