Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

"Sem abrangência e ocupação de espaço" - Técnico aborda elogios a Bragança, médio do Sporting

'Camisola 23' dos leões marcou frente ao Casa Pia, somando agora três encontros consecutivos em que fez o gosto ao pé

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

07 Out 2024 | 08:03 |

Icon Comentário0

Rui Duarte, que treinou Daniel Bragança no Farense, em 2018/19, falou sobre o arranque de temporada do médio do Sporting e sobre as mais recentes declarações de Rúben Amorim acerca do seu 'camisola 23', após a partida frente ao Casa Pia. No caso, o técnico deu razão ao timoneiro dos leões e abordou escolha em relação a Hidemasa Morita.


"Concordo com Rúben Amorim. Porque no início reconhecia-se grande qualidade ao Daniel mas sem a abrangência e sem esta ocupação do espaço. Tem agora um raio de ação muito grande, não perde uma bola e passou para um nível completamente diferente", começou por dizer, em declarações ao jornal A Bola.


"O Morita também tem um raio de ação grande, chega muitas vezes também às zonas de finalização, também não perde uma bola", atirou ainda, antes de responder sobre qual dos jogadores deveria ser titular nos próximos jogos: "Isso já é uma questão mais, provavelmente, de estratégia, até. Acredito que poderá passar por esta rotatividade. Vai depender um bocado daquilo que será o próximo adversário, aquilo que o Rúben identificar no que cada um deles pode oferecer à equipa de forma diferente", concluiu.


Em 2024/25, Daniel Bragançaavaliado em 8 milhões de euros – soma 11 encontros disputados. Ao longo dos 575 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio verde e branco conta com quatro golos e três assistências, sendo uma peça muito importante para a equipa leonina.

Ao todo, com a Listada verde e branca, Daniel Bragança leva 119 duelos, onze finalizações certeiras, nove assistências e quatro títulos conquistados: dois Campeonato Nacionais (2020/21 e 2023/24) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22). O médio tem contrato com os leões até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.



Futebol

Rio Ferdinand faz revelação bombástica sobre decisão do United acerca de Amorim

Antigo treinador do Sporting voltou a vencer para a Premier League, mas histórico futebolista deixou claras as pretensões do emblema de Old Trafford

Rio Ferdinand mostrou-se preocupado com o Manchester United e revelou que Ruben Amorim seria despedido se não vencesse o Sunderland
Rio Ferdinand mostrou-se preocupado com o Manchester United e revelou que Ruben Amorim seria despedido se não vencesse o Sunderland

08 Out 2025 | 09:51 |

Icon Comentário0

Rio Ferdinand voltou a comentar a situação de Ruben Amorim no Manchester United, deixando claro que não acredita que o antigo treinador do Sporting mantivesse o seu cargo em Old Trafford caso não tivesse vencido o Sunderland (2-0) no último sábado.


"Penso que existiriam conversas muito sérias se eles não tivessem vencido o Sunderland. Eu não queria dizer isto antes do jogo", começou por dizer no seu podcast, citado pelo Manchester Evening News, mostrando-se ainda preocupado com o atual estado do clube da Premier League.


"Com o resultado da semana anterior, se tivessem perdido com o Sunderland, haveria lugar a uma conversa complicada para eles considerarem em cessar as funções dele [Ruben Amorim]. Ele tem agora de viver outro dia e temos é aquilo que temos falado: 'Pode conseguir resultados? Pode encontrar consistência?' Num mundo ideal as exibições serão a chave, mas acho que não estamos em posição de nos preocuparmos com as exibições. Precisas de ter pontos no quadro, conseguir dar ritmo à equipa e subir lugares nas Liga", atirou Ferdinand.


A equipa de Old Trafford encontra-se na décima posição da Premier League, com 10 pontos conquistados em sete partidas disputadas, nas quais soma três vitórias, um empate e outras três derrotas. Enquanto isso, Amorim continua a ser alvo de críticas.

O próximo jogo do Manchester United de Ruben Amorim será contra o Liverpool. O clássico do futebol inglês está marcado para o próximo domingo, dia 19 de outubro, às 16h30. O encontro será disputado em Old Trafford e terá em vista a oitava jornada da Premier League.



Futebol

Explicado o motivo para Quenda ter demorado a 'acertar' no Sporting

'Camisola 7' dos verdes e brancos regressou à titularidade da equipa de Rui Borges depois de período mais instável no arranque da temporada

Geovany Quenda já voltou a agarrar a titularidade no Sporting depois de fase de adaptação, graças a época esgotante
Geovany Quenda já voltou a agarrar a titularidade no Sporting depois de fase de adaptação, graças a época esgotante

08 Out 2025 | 09:26 |

Icon Comentário0

Geovany Quenda demorou a 'carborar' neste arranque de temporada do Sporting, mas já parece ter regressado à forma a que tinha habituado os adeptos verdes e brancos. Ficam agora claros os motivos para este tempo de adaptação que o jogador acabou por utilizar.


Este aparecimento tardio do novo 'camisola 7' dos leões está ainda relacionado com a época passada, que o jogador terminou física e emocionalmente esgotado e com pouco tempo para recuperar, uma vez que, depois de terminar a temporada no Sporting, Quenda ainda foi chamado a representar a seleção nacional de sub-21 no Campeonato da Europa, apresentando-se a Rui Borges a 14 de julho, mas com muitos sinais de desgaste. Contas feitas, o atleta realizou 60 partidas em 2024/25.


O treinador do Sporting mostrou-se compreensivo com o seu pupilo e acabou por colocá-lo no banco de suplentes numa fase inicial, mas a lesão de Geny Catamo marcou o regresso do jovem dos verdes e brancos à titularidade, de onde não saiu até agora.


Vale lembrar que Quenda está em Alvalade por empréstimo do Chelsea, que comprou o jovem por 50,78 milhões de euros, em março. Os blues, por seu turno, vão estando atentos ao jogador - têm visto os jogos do 'camisola 7' ao vivo e também têm tido acesso a dados analíticos dos treinos.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em onze partidas, cinco na condição de suplente utilizado e seis a titular. Nos 658 minutos somados, o prodígio do Clube de Alvalade soma já um golo e quatro assistências.



Futebol

Perda de espaço de Palhinha na Seleção Nacional? Ex Sporting aponta 'culpado'

Jogador formado no Clube de Alvalade foi o porta-voz da equipa de Roberto Martínez na concentração lusa e não poupou nas declarações

João Palhinha, ex Sporting, abordou o facto de ter perdido a titularidade na Seleção Nacional por consequência da passagem no Bayern Munique
João Palhinha, ex Sporting, abordou o facto de ter perdido a titularidade na Seleção Nacional por consequência da passagem no Bayern Munique

08 Out 2025 | 09:07 |

Icon Comentário0

João Palhinha encontra-se na Seleção Nacional e foi o primeiro porta-voz da turma lusa nesta concentração, na qual acabou por abordar o momento da sua carreira. O jogador formado no Sporting abordou a passagem complicada pelo Bayern Munique e a consequente perda de espaço na equipa de Roberto Martínez - cuja convocatória conta com quatro leões -, na qual não é titular há um ano.


"Talvez tivesse a ver com a situação no Bayern, não há que estar com rodeios. Acho que o nosso momento dentro da seleção, normalmente, vive muito daquilo que fazemos nos nossos clubes, a verdade é essa. A época passada não foi fácil para mim, especialmente quando tive a lesão aqui na seleção. Parei mais tempo do que estava à espera, depois também não tive as oportunidades que acho que merecia ter tido depois de já ter recuperado dessa mesma lesão deveria ter tido depois de recuperar dessa lesão. Talvez isso tivesse tido impacto também aqui na seleção. Quando estamos a jogar e estamos bem nos nossos clubes, está tudo bem nos nossos clubes, é sempre mais fácil depois termos minutos aqui na seleção. São fases, as nossas carreiras futebolísticas vivem de fases. Agora estou a atravessa ruma fase muito feliz na minha vida, novo clube, novo projeto, numa liga em estou novamente a desfrutar. É como digo, o futebol e a vida em geral é muito o momentâneo. Resta-me a mim tentar aproveitar estes momentos e usufruir ao máximo", começou por dizer, em conferência de imprensa.


"Acho que simplesmente tenho tido as oportunidades que se calhar não tive no passado. Sinto também confiança total das pessoas que me quiseram levar para o Tottenham, neste caso o treinador. Quando sentimos essa confiança, de sermos desejados num sítio, acho que é onde devemos estar. Tomei esta decisão muito facilmente, não só por ser a Premier League, mas também por sentir a vontade do outro lado em trabalhar comigo. Foram essas oportunidades que me levaram a demonstrar aquilo que sou capaz de atingir. Portanto, estou muito feliz, muito contente com este novo desafio na minha vida. Só quero desfrutar ao máximo a Premier League e neste espaço da seleção, aproveitar todos os minutos que aqui tiver", atirou ainda.


Quando questionado sobre se poderia regressar à titularidade frente à Irlanda, Palhinha atirou: "Acredito sempre que posso começar de início, o meu trabalho na seleção, independentemente de jogar mais ou menos, é estar sempre preparado para quando for chamado, dou sempre o meu máximo nos treinos. Toda a gente que está comigo, e me conhece bem, sabe a minha dedicação. Espero sempre ser chamado, mas estou sempre preparado, seja chamado ou não. Obviamente, enquanto jogador, quero sempre jogar, quero sempre ter oportunidades. Vamos ver, cabe ao mister escolher quem está mais bem preparado para começar o jogo. Resta-me a mim demonstrar nos treinos que estou preparado".

João Palhinha chegou ao Bayern no verão de 2024, proveniente do Fulham, onde esteve duas épocas após sair do Sporting em 2022. Os bávaros pagaram perto de 50 milhões de euros aos londrinos mas, apesar do elevado investimento, o médio cumpriu apenas dez jogos (de um total de 25) como titular, sendo emprestado ao Tottenham neste verão. Em 2025/26, soma três golos em nove encontros.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Carlos Valderrama mostra-se rendido a titular do Sporting: "Depois chegou..."
Futebol

Carlos Valderrama mostra-se rendido a titular do Sporting: "Depois chegou..."

08 Out 2025 | 08:44

Icon Comentário0
Revelado dado importante no contrato de Rui Silva com o Sporting
Futebol

Revelado dado importante no contrato de Rui Silva com o Sporting

08 Out 2025 | 08:28

Icon Comentário0
Nuno Santos apto? Já se sabe do que espera o craque do Sporting para voltar às opções
Futebol

Nuno Santos apto? Já se sabe do que espera o craque do Sporting para voltar às opções

08 Out 2025 | 07:52

Icon Comentário0