
Futebol
Nuno Santos abre o coração depois de muito tempo sem poder ajudar o Sporting: "É muito pior"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting teve, esta quinta-feira, novo treino de preparação para o duelo da 15.ª jornada entre o Portimonense e o Clube de Alvalade que irá disputar-se no próximo sábado, 30 de dezembro, pelas 20h30, no reduto dos algarvios.
Com as ausências de Coates, St. Juste e Fresneda por lesão e Daniel Bragança que se encontra com uma síndrome gripal, Rúben Amorim voltou a chamar o trio de jovens da sessão da passada quarta-feira, Diogo Travassos (lateral), Miguel Menino (médio) e Francisco Silva (guarda-redes).
Os leões terão nova sessão de trabalhos na manhã da próxima sexta-feira, 29 de dezembro, na Academia Cristiano Ronaldo que será à porta fechada. Rúben Amorim, treinador dos verdes e brancos, fará a conferência de antevisão para o duelo frente ao Portimonense pelas 12h15, em Alcochete.
Recorde-se que a turma de Alvalade catapultou, na passada ronda, para a liderança isolada da prova, depois de ter derrotado o Porto, por 2-0 e irá agora entrar em campo com a expetativa de acabar 2023 no primeiro posto da competição.
O Clube de Alvalade defrontará, no próximo sábado, 30 de dezembro, o Portimonense com algumas baixas na equipa. Para além dos futebolistas entregues ao departamento médico, Rúben Amorim também terá a ausência de Gonçalo Inácio e Morten Hjulmand, defesa e médio, respetivamente, por conta de acumulação de amarelos.
Jogador que tem sido o grande destaque da turma verde e branca nos últimos anos pode estar prestes a agarrar um dos prémios mais desejados
|
Viktor Gyokeres voltou a brilhar. O avançado sueco do Sporting sagrou-se bicampeão no último sábado, dia 17 de maio, e rematou uma performance incrível na Liga Portugal Betclic com mais um golo. Em boa posição para conseguir a Bota de Ouro, vai ter de esperar pelos últimos jogos dos rivais.
Começar por recordar o tremendo registo de Viktor Gyokeres. Foram 39 golos marcados nas 34 jornadas da Liga Portugal Betclic, uma média superior a um golo por jogo. Tendo em conta que cada golo apontado na primeira divisão portuguesa vale 1,5 pontos para a Bota de Ouro, o sueco soma 58,5 pontos, e está no primeiro lugar.
No entanto, Viktor Gyokeres terminou a temporada no último sábado - ainda falta disputar a final da Taça de Portugal, que não entra nestas contas. Mas o avançado sueco vai ter de esperar pelo término das épocas de Salah e Mbappé, dois dos maiores nomes do futebol mundial, que ocupam a segunda e terceira posição deste ranking.
O egípcio e o francês estão, de resto, igualados em segundo lugar, sendo que cada um tem 28 golos apontados na sua competição doméstica. Apesar de serem menos 11 tentos que Viktor Gyokeres, tanto Salah como Mbappé jogam em campeonatos onde cada golo vale dois pontos. Sendo assim, somam, cada um, 56 pontos.
Para além desta vantagem a nível pontual, o duo também disputa mais jogos que Viktor Gyokeres, uma vez que a Premier League e a La Liga têm 38 jornadas. A duas do fim de ambos os campeonatos, o sueco tem um golo de margem sobre os dois astros, e vai torcer para que esta distância se mantenha nos próximos dias.
Jovem jogador foi um dos grandes destaques da temporada dos leões, e já confirmou a sua saída para Inglaterra no final da próxima época
|
Depois de os leões confirmarem o bicampeonato, fruto da vitória por 2-0 no Sporting - Guimarães, foi a altura dos jogadores serem protagonistas. Durante os festejos no relvado, vários falaram com os jornalistas e deixaram o seu testemunho acerca de uma época que terminou com glória para a turma verde e branca. Maxi Araújo e Geovany Quenda foram dois deles.
Geovany Quenda começou por relembrar a conquista em 23/24, quando ainda não fazia parte do plantel: "Na festa do ano passado estava na piscina e agora sou eu... Vou estar a viver o sonho. Chelsea? Agora estou aqui e o mais importante é desfrutar", começou por dizer.
Depois, uma palavra especial para os adeptos ddo Sporting por todo o apoio que têm dado ao adolescente de Alcochete: "Quero agradecer às pessoas que estão connosco desde o primeiro jogo com o Rio Ave", atirou Geovany Quenda.
Maxi Araújo também contou aos jornalistas o que sentia depois da vitória: "Estou muito feliz, desde que cheguei aqui sabia que podíamos ganhar. Perdemos a Taça da Liga nos penáltis, mas sabíamos que a Liga era nossa e assim foi", começou por explicar, sem esquecer uma das derrotas mais duras da época.
Prosseguiu: "Para mim foi muito difícil chegar de outro lado para uma Liga tão competitiva, com uma qualidade incrível. Estou muito feliz pelo ano que tive e pelo meu primeiro título. Agora a final da Taça será muito dura, mas será um jogo incrível", acrescentou o ala natural do Uruguai.
Decisão tomada por antigo líder máximo do Clube de Alvalade voltou a ser lembrada nas redes sociais e foram apontadas duras críticas ao seu legado
|
A equipa B do Sporting garantiu a subida à Segunda Liga, após a última jornada da Liga 3, de forma direta ao vencer o Amarante (2-0). Os leões voltam ao segundo escalão sete anos depois da descida em 2017/18 e após Bruno de Carvalho ter extinguido a turma secundária. Francisco Guimarães, comentador da SportTV, deixou duras críticas ao ex presidente.
"A borrada de Bruno Carvalho foi desfeita. Felizmente para o Sporting", escreveu na rede social 'X', após o encontro. Bruno de Carvalho tomou a decisão de terminar com a equipa B no final dessa temporada. A SAD verde e branca deixou a Segunda Liga e avançou com a criação da equipa sub-23.
Os responsáveis leoninos, que foram grandes impulsionadores do que seria o novo formato competitivo, acreditavam que o campeonato sub-23 iria tornar-se no segundo campeonato mais importante do futebol português, logo a seguir à Liga e à frente da Segunda Liga.
Certo é que a vitória do Sporting B começou a ser escrita aos 34 minutos, quando Rafael Besugo respondeu a umcruzamento de Salvador Blopa e inaugurou o marcador em Alcochete. O segundo e último golo da partida surgiu dos pés de Afonso Moreira, que aproveitou um erro do adversário para dilatar a vantagem.
Os comandados de João Gião ficaram no segundo lugar da tabela classificativa, com 26 pontos amealhados. O Lusitânia de Lourosa fica no primeiro posto com 30 pontos. O Belenenses fica no terceiro lugar (22) e vai disputar o playoff de subida contra o Paços de Ferreira.
Veja a publicação de Francisco Guimarães: