Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Sporting acredita que pode seguir na Champions, mas números deixam alerta a Rui Borges

Treinador do Sporting recebe mais uma péssima notícia depois da derrota por 3-0 com o Dortmund, a contar para a Liga dos Campeões

Sporting e Dortmund voltam a encontrar-se na Alemanha, na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, com os leões a irem à procura de inverter o resultado
Sporting e Dortmund voltam a encontrar-se na Alemanha, na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, com os leões a irem à procura de inverter o resultado

  |

Icon Comentário0

O Sporting foi derrotado pelo Borussia Dortmund esta terça feira, dia 11 de fevereiro, por 3-0, em jogo a contar para a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, em Alvalade, e só uma exibição imaculada pode ajudar os leões a inverterem a situação, ainda que a estatística não seja nada favorável.


Em toda a história das competições europeias, só por duas ocasiões uma equipa perdeu por três golos em casa na primeira mão e conseguiu, no segundo jogo, sobrepor-se a este resultado. O primeiro caso remonta à época 2009/10, no Dínamo Bucareste - Slovan Liberec, para a Liga Europa, em que o Comité de Controlo e Disciplina da UEFA castigou o emblema romeno devido a uma invasão de campo protagonizada por adeptos em casa, atribuindo assim uma derrota por 0-3. A mesma foi, no entanto, anulada depois por este mesmo clube no encontro fora, ao ganhar também por 0-3, levando o jogo penáltis, onde foi superior.


O segundo e último caso foi entre o Olympiacos e o Maccabi Tel Aviv, para a Liga Conferência Europa, na temporada 2023/24. O conjunto grego foi derrotado em casa por 0-3, mas a jogar fora, e com ajuda do ex-Sporting Daniel Podence, que marcou um dos golos, venceu por 1-6, garantindo a permanência na prova.


Assim sendo, e tendo a história em conta, não será fácil para o Sporting apontar no mínimo três golos no Signal Iduna Park para seguir em frente, ainda que Daniel Bragança, Matheus Reis e Eduardo Quaresma se tenham mostrado confiantes nesse sentido.

Sporting e Dortmund voltam a encontrar-se na Alemanha, na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro. Uma vantagem de três golos empurrará a decisão para o prolongamento e, no caso de tudo continuar igual, para as grandes penalidades.



Futebol

Derrota do Sporting frente ao Dortmund? Histórico diante de equipas alemãs era aviso à navegação

Leões perderam, por 3-0, frente à turma de Niko Kovač e passado recente dava pistas de que as coisas podiam não correr bem

Desaire caseiro do Sporting com o Dortmund, por 3-0, foi apenas mais um de histórico nada positivo diante de equipas alemãs. Fotografia de One Football
Desaire caseiro do Sporting com o Dortmund, por 3-0, foi apenas mais um de histórico nada positivo diante de equipas alemãs. Fotografia de One Football

  |

Icon Comentário0

O Sporting foi, na passada terça-feira, derrotado, por 3-0, diante do Borussia Dortmund. A verdade é que, apesar das esperanças dos adeptos leoninos antes da partida da Liga dos Campeões, o histórico recente diante de equipas alemãs apontava precisamente para o desfecho que acabou mesmo por acontecer. 


Em 32 partidas disputadas diante de equipas alemãs, o Sporting venceu apenas em quatro ocasiões. Nos outros 28 embates, os verdes e brancos registaram seis empates e 22 desaires. No que diz respeito aos golos marcados, o Clube de Alvalade contabiliza um total de 28 finalizações certeiras, que contrastam com os 61 golos sofridos.


A equipa alemã que mais vezes defrontou o Sporting foi o Bayer Leverkusen. Nos seis embates entre estes dois conjuntos, os verdes e brancos não somaram qualquer triunfo, tendo empatado uma vez e perdido nas outras seis ocasiões. Dortmund (cinco vezes), Bayern Munique (quatro) completam o pódio de emblemas alemães com os quais o Clube de Alvalade mais vezes mediu forças. 


Quatro vitórias do Sporting frente a equipas alemãs: Dortmund, Eintracht Frankfurt, Schalke 04 e Hertha de Berlim

Relativamente aos maiores triunfos do Sporting diante de equipas alemãs, dois deles aconteceram recentemente. O primeiro data de 24 de novembro de 2021, diante do Dortmund, no Estádio José Alvalade, com a turma de Ruben Amorim a vencer por 3-1, com golos de Pote (2) e Pedro Porro, num triunfo que haveria de ditar a qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Um ano depois, a 7 de setembro de 2022, o Clube de Alvalade triunfou, pela primeira vez na história, em solo alemão, batendo o Eintracht Frankfurt, por 3-0, com tentos de Marcus Edwards, Francisco Trincão e Nuno Santos.


As outras duas vitórias do Sporting perante equipas alemãs aconteceram frente ao Schalke 04 - 4-2, com golos de Naby Sarr, Jefferson, Nani e Islam Slimani, no Estádio José Alvalade, em jogo da Liga dos Campeões - e diante do Hertha de Berlim, na Alemanha, por 1-0, com finalização certeira de Adrien Silva, em partida da Liga Europa.

Maiores derrotas do Sporting diante de equipas alemãs: Bayern Munique é terror dos leões

Por sua vez, no que diz respeito a desaires diante das equipas alemãs, o maior pesadelo do Sporting acaba mesmo por ser o Bayern Munique. As duas maiores derrotas aconteceram perante o histórico germânico, nomeadamente com as goleadas por 7-1, na Alemanha, e 5-0, no Estádio José Alvalade, sendo as duas na temporada 2008/09.

Todavia, se olharmos apenas para o número de desaires, o Bayer Leverkusen é a equipa alemã que mais vezes triunfa diante do Sporting. Em seis jogos frente aos leões, o conjunto da baviera venceu cinco e empatou apenas um, tendo marcado um total de 13 golos e sofrido apenas quatro. 


Futebol

João Pereira volta a 'assombrar' o Sporting... mas também não se fica a rir

Técnico da equipa B foi escolhido por Frederico Varandas para suceder a Ruben Amorim, que deixou Alvalade para treinar o Manchester United

João Pereira foi promovido por Frederico Varandas da equipa B para a equipa principal, após a saída de Ruben Amorim
João Pereira foi promovido por Frederico Varandas da equipa B para a equipa principal, após a saída de Ruben Amorim

  |

Icon Comentário0

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou, esta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, que o Sporting foi multado em 12.750 euros pela falta de habilitações do anterior treinador da equipa principal, João Pereira.


A queixa feita pela Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF) produziu efeitos e o atual técnico da equipa B dos leões também terá de pagar 1.224 euros, o mesmo valor de multa aplicado ao adjunto Tiago Teixeira, que esteve em pé no banco de suplentes em vários jogos e que falou nas entrevistas rápidas aos diversos canais de televisão.


João Pereira, recorde-se, foi promovido por Frederico Varandas da equipa B para a equipa principal após a saída de Ruben Amorim para o Manchester United, em novembro, mas este foi depois afastado do cargo pelo Presidente leonino e substituído por Rui Borges, técnico contratado ao Vitória SC.


Pereira deixou o Clube ao cabo de oito jogos (quatro derrotas, um empate e apenas três vitórias), não resistindo aos maus resultados obtidos. Mais tarde, o Sporting anunciaria que o treinador voltaria a assumir as funções na equipa B, função que desempenha atualmente.

A equipa principal do Sporting, agora sob o comando de Rui Borges, leva cinco vitórias, duas derrotas e quatro empates em 11 jogos. O campeão nacional em título segue na primeira posição da Primeira Liga, com 51 pontos, mais quatro do que o Benfica, segundo classificado.



Futebol

Resultado não abalou Alvalade e esta foi a reação dos adeptos depois do Sporting - Dortmund

Equipa de Alvalade defrontou, esta terça feira, o Borussia Dortmund, no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões

Sporting foi derrotado, com estrondo, na primeira mão do play-off de acesso da Champions League, frente ao Dortmund
Sporting foi derrotado, com estrondo, na primeira mão do play-off de acesso da Champions League, frente ao Dortmund

  |

Icon Comentário0

O Sporting entrou em campo com o Borussia Dortmund, esta terça feira, dia 11 de fevereiro, no Estádio de Alvalade, em jogo a contar para a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões e, apesar de derrotado por 3-0, nunca deixou de contar com o apoio dos adeptos nas bancadas.


Assim que o árbitro apitou para o fim do encontro, os Sportinguistas presentes nas bancadas aumentaram, ainda mais, o volume do apoio, mostrando precisamente que continuam ao lado dos jogadores e da equipa técnica e que o resultado diante do clube alemão em nada abalou este sentimento.


A primeira parte, recorde-se, foi marcada por um grande equilíbrio. A posse de bola foi muito dividida, tal como as oportunidades de golo. Nenhuma das equipas desbloqueou, no entanto, o nulo no marcador, com o empate a manter-se intacto ao intervalo.


O segundo tempo foi muito diferente. Aos 60 minutos, Guirassy abriu o ativo, assistido por Brandt, e mais tarde foi ele a entregar o 0-2 a Gross. Aos 82 minutos, Adeyemi apontou o 0-3 e o Sporting, apesar de várias tentativas, não conseguiu reduzir a desvantagem.


Os alemães ficam, então, por cima nesta eliminatória, com uma diferença de três golos. A segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões jogar-se-á no dia 19 de fevereiro, às 17h45, em Dortmund.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Miguel Sousa Tavares defende João Pinheiro e atira-se aos adeptos do Sporting: "Como se..."
Futebol

Miguel Sousa Tavares defende João Pinheiro e atira-se aos adeptos do Sporting: "Como se..."

 

Icon Comentário0
Rui Borges pode ter mais uma baixa no meio-campo do Sporting e culpa é de... Fernando Gomes
Futebol

Rui Borges pode ter mais uma baixa no meio-campo do Sporting e culpa é de... Fernando Gomes

 

Icon Comentário0
Recorde as 5 maiores derrotas caseiras do Sporting na Liga dos Campeões
Futebol

Recorde as 5 maiores derrotas caseiras do Sporting na Liga dos Campeões

 

Icon Comentário0