Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting esteve muito ativo no mercado de transferências de inverno, terminando a janela com dois reforços para o que resta da temporada: Rui Silva, guarda redes português que veio do Bétis de Sevilha, e Gabriel Teixeira - Biel, como é conhecido no mundo do futebol - extremo brasileiro que chegou do Bahia. Estas entradas vão ter efeitos práticos na lista que os leões vão enviar à UEFA para registar os jogadores que podem representar os verdes e brancos na Liga dos Campeões.
O Sporting vai mesmo fazer alterações à sua lista da Liga dos Campeões, já antes do embate do play-off de acesso aos oitavos de final da prova, frente ao Borussia Dortmund. A primeira mudança passa pela inscrição de Rui Silva, o guardião que chegou em janeiro aos leões, e que esteve de fora nos últimos dois jogos da fase liga da prova milionária.
A mesma situação se aplica a Biel. Gabriel Teixeira, extremo brasileiro que chegou do Bahia a troco de um valor que pode ascender aos oito milhões de euros, também vai merecer a confiança da Direção leonina, e fará parte da próxima lista que os verdes e brancos vão enviar à UEFA para a Champions League.
Outro ponto importante é a situação de Geny Catamo depois da lesão que sofreu na partida do Sporting frente ao Farense. Os responsáveis verdes e brancos acreditam que, apesar de não estar disponível para a eliminatória do play-off, o moçambicano ainda poderá ser útil à equipa numa fase mais avançada da temporada, e também vão inscrever o ala leonino na Liga dos Campeões.
Relembrar que o Sporting conseguiu o apuramento para o play-off da Liga dos Campeões após terminar a fase Liga da prova na 23ª. posição, penúltimo lugar que dava acesso à fase seguinte da competição. Vão defrontar o Borussia Dortmund, com a primeira mão do embate a estar marcado para dia 11 de fevereiro, pela 20h00, em Alvalade.
Atleta muito importante para os verdes e brancos falha Clássico da 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, no Estádio do Dragão
|
0Pote vai falhar o Porto – Sporting, agendado para a próxima sexta-feira, às 20h15, no Estádio do Dragão. Contudo, nem tudo são más notícias e o internacional português deve regressar aos relvados no início do mês de março, sendo uma arma de peso para a reta final da temporada, nomeadamente na luta pelo título.
O último jogo de Pote pelo Sporting data de 11 de outubro, na épica vitória em Braga, por 4-2, com golos de Hidemasa Morita, Morten Hjulmand e Conrad Harder (2). Naquele que foi o último jogo de Ruben Amorim ao comando dos leões, o médio acabou mesmo por sair lesionado ainda na primeira parte da contenta.
Após bastante tempo parado, Pote parecia muito perto de voltar ao ativo. Contudo, numa fase em que o médio do Sporting até já pisava o relvado, acabou por ter uma recaída, adiando o seu regresso à competição para desgosto de Rui Borges, que ainda não contou com o atleta de 26 anos desde que é treinador dos leões.
Em sentido contrário, e segundo as últimas informações, Hidemasa Morita e Viktor Gyokeres deverão estar disponíveis para o Porto – Sporting. O médio e o avançado falharam os últimos dois embates (Bolonha e Farense), mas podem ser opção de Rui Borges para o Clássico da 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – leva 12 encontros disputados: oito na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 884 minutos disputados, o internacional português marcou cinco golos e fez seis assistências.
Especialistas em arbitragem analisaram todos os lances capitais da partida e foram perentórios nas suas opiniões, não dando razão de queixa aos azuis e brancos
|
0O Porto entrou em campo, na passada segunda feira, dia 3 de fevereiro, para defrontar o Rio Ave. O jogo, que decorreu em Vila do Conde, contou para a 20ª. jornada da Liga Portugal Betclic, e terminou com empate a duas bolas. No final da partida, os dragões tiveram muitas queixas para com a equipa de arbitragem, mas os especialistas em arbitragem não anotaram falhas nas análises aos lances capitais.
Marco Ferreira e Jorge Faustino analisaram, no jornal 'Record', a exibição do juiz da partida, Gustavo Correira, com destaque para as duas grandes penalidades reclamadas pelo Porto. Sobre a possível falta sobre Rodrigo Mora na área do Rio Ave, Marco Ferreira escreveu o seguinte:
"Lance na área do Rio Ave com Rodrigo Mora a se desequilibrar e a cair após sentir um ligeiro contato do adversário num movimento normal. Boa decisão", explicou o especialista em arbitragem, afirmando que os dragões não tinham qualquer razão de queixa no lance.
Ao minuto 53, novo momento de queixa, depois de um cabeceamento de um jogador do Porto bater no braço de um jogador do Rio Ave. Os dois analistas foram claros: não havia lugar à marcação de grande penalidade. Marco Ferreira escreveu que o "lance na área do Rio Ave com a bola a bater no braço de Tiknaz sem infração, defesa está de costas e é surpreendido pela cabeceamento do adversário sendo uma bola inesperada" concluindo que o árbitro tomou uma "Boa decisão".
Jorge Faustino complementa esta ideia: "Djaló cabeceou a bola para o solo tendo esta subido de forma inesperada para o braço de Tiknaz que estava de costas e não pôde evitar o contato. Sem pontapé de penálti. Boa decisão", explicou o especialista em arbitragem. Relembrar que o Sporting joga com o Porto já na próxima sexta feira, dia 7 de fevereiro.
Leões deslocam-se ao reduto dos dragões na próxima sexta-feira, às 20h15, em jogo a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
0Hidemasa Morita e Viktor Gyokeres caminham a passos largos para a recuperação e podem vir a ser opção de Rui Borges no Porto – Sporting, encontro agendado para a próxima sexta-feira, às 20h15, no Estádio do Dragõa, em jogo a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Depois de terem falhado a receção ao Bolonha e também ao Farense, Hidemasa Morita e Viktor Gyokeres encontram-se de olhos postos no embate frente ao Porto, que pode vir a ser decisivo nas contas finais da Liga Portugal Betclic. Um triunfo da turma de Rui Borges colocaria o Porto a 11 pontos dos verdes e brancos e serviria para manter o Benfica à distância.
Apesar da importância do encontro, a estrutura do Sporting não quer repetir os erros do passado e apressar a recuperação de qualquer um dos atletas, isto para evitar recaídas, como aconteceu com Hidemasa Morita e Viktor Gyokeres. Posto isto, a dupla de Rui Borges só vai a jogar se estiver a 100%.
No que diz respeito ao Porto, Otávio Ataíde viu o quinto cartão amarelo no empate frente ao Rio Ave e vai falhar o Clássico diante do Sporting. A opção mais natural será a inclusão de Zé Pedro no 11 inicial do Porto para a partida frente ao Sporting, dado que o técnico dos azuis e brancos não tem muito mais opções à sua disposição.
Com 20 jornadas disputadas, o Sporting é líder da Liga Portugal Betclic, com 50 pontos em 20 encontros (16 vitórias, dois empates e duas derrotas). O Benfica é segundo, com 44 pontos em 20 partidas (14 triunfos, dois empates e quatro desaires), e o Porto terceiro, com 42 pontos em 20 jogos (13 vitórias, três empates e quatro desaires).