Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Fev 2025 | 13:56 |
O Sporting entra em campo no próximo sábado, dia 15 de fevereiro, para defrontar o Arouca, no Estádio José Alvalade, em partida a contar para a 22.ª jornada do campeonato nacional, isto depois da dura derrota por 3-0 diante do Borussia Dortmund, em casa.
Diante do conjunto alemão, Rui Borges apostou em Rui Silva, Iván Fresneda, Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande, Matheus Reis, Geovany Quenda, Zeno Debast, João Simões, Maxi Araújo, Francisco Trincão e Conrad Harder, sendo que se esperam alterações já no encontro de amanhã.
Assim sendo, o onze para o duelo do Sporting com o Arouca poderá apresentar algumas alterações em relação ao último, até porque Ousmane Diomande foi expulso contra o Porto, na última jornada. Rui Silva, Iván Fresneda, Jeremiah St. Juste, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Francisco Trincão, Morten Hjulmand, João Simões, Geovany Quenda, Daniel Bragança e Viktor Gyokeres poderão compor a formação verde e branca.
Recorde-se que, para este jogo, o timoneiro dos leões não poderá contar com Pedro Gonçalves, Geny Catamo, Nuno Santos e Morita, por lesão, e Diomande por castigo. Biel Teixeira estará, por outro lado, em condições de fazer a sua estreia no campeonato.
Importa sublinhar que, depois da receção ao Arouca, o Sporting de Rui Borges tem encontro marcado com o Dortmund, na Alemanha, para a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. O jogo acontecerá no dia 19 deste mês, no Signal Iduna Park.
Transmissão: Sport TV 1
Informações: Sábado - 15 de fevereiro - 20h30 - Estádio José Alvalade
Ausências: Geny Catamo, Pedro Gonçalves, Matheus Reis e Nuno Santos (lesão) e Ousmane Diomande (castigo)
Equipa de Arbitragem: Árbitro: Miguel Nogueira; Assistentes: Paulo Brás e Nuno Pires como assistentes; 4.º árbitro: José Rodrigues; VAR: Fábio Melo; AVAR: Sérgio Jesus
'Camisola 2' dos verdes e brancos foi titular na partida diante do Bayern Munique, o que lhe garantiu um novo máximo pela turma leonina
10 Dez 2025 | 07:17 |
Apesar de não ter saído da Alemanha com um resultado favorável - graças à derrota, por 3-1 -, Matheus Reis foi titular pelo Sporting diante do Bayern Munique, o que fez com que a partida se tornasse histórica para o jogador. O 'camisola 2' é um dos leões com mais partidas na Liga dos Campeões.
Uma vez que Rui Borges optou por lançar o brasileiro no lugar de Gonçalo Inácio frente aos bávaros - visto que o internacional português era uma das dúvidas para o encontro -, Matheus Reis acabou por igualar Rui Patrício como um dos jogadores no topo dos que mais alinharam pelo Sporting na prova milionária, com 26 jogos.
Apesar de contarem com o mesmo número de partidas, a verdade é que o ainda jogador do Sporting demorou muito menos tempo a consegui-lo. Matheus Reis chegou a este patamar à passagem pela sua sexta época em Alvalade, enquanto o antigo guarda-redes dos leões apenas o conseguiu em 12.
Vale lembrar que a estreia do jogador canarinho na Champions League não foi das melhores. Esta remonta à época 2021/22, numa derrota pesada do Sporting em casa, diante do Ajax. Os leões acabaram por perder por 5-1, tendo Matheus Reis saltado do banco ao intervalo para o lugar de Rúben Vinagre - figura dessa partida pelos piores motivos.
Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 212 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez 10 assistências. O atleta é ainda um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.
Confira a publicação:
Avançado colombiano analisou o resultado dos leões frente ao Bayern Munique, em partida válida para a sexta jornada da Liga dos Campeões
10 Dez 2025 | 06:54 |
Luis Suárez foi um dos jogadores do Sporting chamados a prestar declarações no rescaldo da derrota, por 3-1, diante do Bayern Munique. O internacional colombiano acabou por lamentar o resultado, que na sua opinião se decidiu nas bolas paradas.
Luis Suárez: "Acho que o jogo se decidiu nos pequenos detalhes"
"Sabíamos que tínhamos de estar muito fortes na defesa. Na primeira parte, acho que eles criaram poucas oportunidades para o talento que têm. No segundo tempo, entrámos com a mesma mentalidade. Sabíamos que num contra-ataque podíamos marcar, assim o fizemos. Acho que o jogo se decidiu nos pequenos detalhes, isso custou-nos o primeiro golo. Depois disso, eles tomaram conta do jogo", começou por dizer, em declarações à Sport TV.
Quando questionado sobre as jogadas em questão, Luis Suárez não hesitou: "Sim, trabalhámos muito esses lances. No início da temporada também sofremos alguns golos de bola parada. Entretanto, melhorámos, mas hoje voltámos a facilitar nos pequenos detalhes e isso custou-nos o jogo".
Luis Suárez: "Somos uma equipa difícil tanto para o PSG, como para o Bayern Munique"
A terminar, o avançado do Sporting apontou mira ao duelo frente ao PSG, que é o próximo adversário dos leões no 'cardápio' da Liga dos Campeões: "Acho que somos uma equipa difícil tanto para o PSG, como para o Bayern Munique. Temos é de saber de que forma abordar cada jogo. Apesar da derrota, temos de ter a cabeça levantada devido ao trabalho que fizemos. Estivemos na frente do marcador, estivemos perto de alcançar algo bonito. Em casa, junto dos nossos adeptos, podemos conseguir algo muito melhor".
Com esta derrota – a quarta em 23 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges continuam com 10 pontos na prova e podem cair na tabela até ao final desta ronda. O próximo jogo na competição internacional está marcado para terça-feira, dia 20 de janeiro de 2026, às 20h00, frente aos franceses do PSG, no reduto do Sporting.
'Camisola 25' é habitualmente titular indiscutível para Rui Borges, mas acabou por ficar no banco de suplentes de onde não saiu durante a partida
10 Dez 2025 | 06:42 |
Gonçalo Inácio foi o único dos jogadores 'em dúvida' que acabou mesmo por não ser utilizado por Rui Borges no Bayern Munique - Sporting, do qual os verdes e brancos saíram com uma derrota, por 3-1, à passagem pela sexta jornada da Liga dos Campeões.
Geny Catamo acabou por ser titular, enquanto Georgios Vagiannidis foi chamado a ajudar o Clube de Alvalade já na fase final do encontro. O internacional grego entrou à passagem pelo minuto 80, para o lugar de Eduardo Quaresma, enquanto o moçambicano saiu exatamente nessa altura, por troca com Fotis Ioannidis.
Desta forma, Gonçalo Inácio acabou mesmo por ser o único 'poupado' a 100% frente ao Bayern Munique. No entanto, Rui Borges acabou por justificar esta decisão, garantindo que apenas não quis agravar a lesão traumática que o central sofreu frente ao Benfica.
“Fazemos um trabalho excepcional na gestão de cargas e a gerir cansaço extra. Por exemplo, hoje o Inácio ficou de fora por uma pancada no jogo da Luz e, como já vamos perder o Ousmane, decidimos não arriscar", ressalvou o treinador do Sporting, lembrando também a convocatória de Diomande pela Costa do Marfim.
Nesta temporada desportiva de 2025/26, Gonçalo Inácio - avaliado em 45 milhões de euros - é um dos pilares do Sporting. O defesa central verde e branco soma, até ao momento, 1.710 minutos em 19 jogos, nos quais já conseguiu fazer duas assistências para golo.